Inbound Commerce - O Maior Blog de Inbound para E-commerce

Aprenda as melhores estratégias para atrair um público mais segmentado, converter mais e vender muito mais. Tudo isso usando a metodologia do Inbound Marketing para E-commerce.

e-commerce, ferramentas, métricas

5 Painéis do Analytics (Dashboards) Customizados para E-commerce

Para acompanhar o desempenho do seu e-commerce você tem inúmeras ferramentas ao seu dispor. Se você é como eu, se encontra na sala de espera do dentista checando os resultados pelo aplicativo do analytics no smartphone. Nós estamos nesse mercado online porque adoramos acompanhar os números e só vamos continuar nesse mercado por muito tempo se conseguirmos transformar essas informações em ações.

 

Decidi então compartilhar uma das táticas que eu mais uso para o acompanhamento de resultados e interpretação de dados: os painéis (dashboards) personalizados do Google analytics.

 

Os painéis customizados dentro do analytics permitem que você visualize de uma vez só as métricas mais importantes do seu e-commerce, de forma rápida e prática. Muitos de nós passam anos sem nunca nem clicar em “Personalização” ali no menu esquerdo do analytics. Alguns de nós já até deram uma olhada, mas não enxergaram o valor ou acharam muito difícil de criar painéis do zero. E alguns de nós usam essa ferramenta todo dia, mesmo sem saber muito sobre como cruzar métricas e dimensões de dados dentro do analytics.

Esse é um exemplo de um painel que cruza todos os dados de visitas e vendas orgânicas:

 

painel customizado analytics e-commerce

Agora vem a parte boa: você não precisa saber muito sobre o sistema e configurações pra tirar vantagem disso. Os maiores especialistas do mundo já criaram esses painéis customizados e, assim como nós aqui da Nação, eles acreditam que conhecimento precisa ser compartilhado.

Como encontrar painéis do Google Analytics relevantes

  1. Acesse o Google Analytics da sua loja, na parte de relatórios e clique em personalizaçãodashboard google analytics
  2.  Clique em Criar e quando o pop-up aparecer, clique em “Importar da Galeria”importar galeria
  3. Aí, você vai ver uma lista enorme de painéis que já foram elaborados por grandes especialistas. Use o filtro lateral para filtrar por categoria, no nosso caso selecione Ecommercepainel personalizado analytics
  4. Pronto, agora você pode escolher entre as centenas de opções que os especialistas disponibilizaram gratuitamente através da ferramenta do Google. Incrível, não é?

As opções são muitas e a escolha vai depender da necessidade que a sua empresa tem.

Os melhores painéis do analytics para e-commerce

Como escolher os paineis mediante a tantas opções que o Google Analytics dá? Eu já fiz toda essa correria pra que você pudesse tirar vantagem do que o mercado tem de melhor, com apenas alguns cliques. Em alguns casos, os especialistas oferecem até “coleções” de painéis, onde você importa vários painéis de uma só vez.

 

E-commerce SEO Dashboard – Oferece vários widgets para acompanhamento de palavras-chave orgânicas, faturamento, buscadores, etc.

 

All-in-One E-commerce Dashboard – Oferece uma maneira rápida de olhar para os produtos que mais vendem, transações maiores e faturamento do e-commerce.

 

Mobile Ecommerce Dashboard – Não poderia deixar de faltar um dashboard totalmente focado no engajamento, faturamento, conversão e dados gerais do usuário mobile no e-commerce.

 

E-commerce Overview – Simplesmente tudo que você precisa saber sobre o faturamento do e-commerce em termos de ticket médio, faturamento por hora do dia, dia do mês, etc..

 

Occam’s Razor – Esse eu recomendo não pelo painel, mas sim pelos relatórios customizados que eles criaram que são incríveis, como clientes mais engajados, eficiência do conteúdo, eficiência de aquisição, etc.

 

Não tenha medo de adicionar todos esses e testá-los rapidamente. Você pode decidir em manter todos ou só alguns, dependendo na necessidade. De qualquer forma essa lista irá te ajudar com a visualização de dados, independente do seu tamanho e do seu nicho de mercado.
Para instalar esses painéis no seu e-commerce, basta selecionar cada nome acima e quando a página abrir, clicar em “Importar”. Aí basta selecionar para qual vista de propriedade do seu analytics você quer importar e clicar em ok.

Conclusão

Ferramentas como essa existem para poupar o nosso tempo e nos dar acesso a informações com muito mais rapidez. Você já tem infinitos ítens para resolver e os dashboards personalizados podem ajudar com mais esse problema. De qualquer forma é importante que você fique ligado em identificar se esses dashboards entregam todas as respostas que você precisa mesmo, ou se ainda é necessário inserir mais um widget.

 

 

estratégia de inbound

Compartilhe: