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8 KPIs para avaliação de e-mail marketing para e-commerce

Uma estratégia efetiva de e-mail marketing para e-commerce não acaba na hora do envio das mensagens. Conheça os Key Performance Indicators (KPI) para avaliar o andamento de suas ações.

Taxa de Crescimento de Lista

List Growth Rate ou taxa de crescimento da base analisa como está o crescimento do número de e-mails de sua lista retirando os e-mails rejeitados e pessoas que cancelaram sua newsletter. Esta métrica é importante para avaliar sua abordagem na hora de conseguir o e-mail do usuário convertendo o vistante em lead. De acordo com o Hubspot, é comum ter uma taxa de 25% de declínio anual da base de e-mails.

kpi para e-commerce

Taxa de Cliques

O CTR ou taxa de clique é uma das métricas mais importantes no envio de e-mail marketing. Ela mede a taxa de cliques em relação à quantia de mensagens disparadas. Esta métrica define o interesse do seu público com relação aos conteúdos além da qualidade de sua base de e-mails. Você possui uma base de e-mails ativa? De todas as mensagens enviadas, quantos usuários visualizaram esta mensagem? O CTR precisa ser acompanhado diariamente, pois calcula a performance de cada e-mail e pode variar o tempo todo de acordo com novos cliques de cada usuário.

Taxa de Rejeição

A Bounce Rate ou taxa de rejeição indica quais e-mails não chegaram ao usuário. Isso pode acontecer devido à uma caixa de entrada cheia, e-mail digitado incorretamente ou desativação de conta. Esta métrica é necessária para realizar uma limpeza periódica de suas listas. A limpeza é fundamental pois pode prejudicar sua empresa não só nos resultados numéricos, mas transformando os e-mails em spam para os servidores.

Taxa de Conversão

A taxa de conversão representa as pessoas que abriram o seu e-mail, clicaram no CTA, foram direcionados para sua landing page e concluíram a ação para aquele envio. Esta métrica precisa estar ligada com outra plataforma para medir de onde as conversões estão vindo: se é do e-mail marketing ou de outros acessos.

A taxa de conversão pode levar em consideração o total de reais leitores. É interessante contabilizar separadamente abertura de e-mails e cliques no e-mail marketing para e-commerce. Enquanto o primeiro aponta a aceitação do usuário pela newsletter, o segundo indica quais conteúdos interessam mais ao público e se ele está realmente engajado com o assunto. Uma baixa taxa de conversão pode significar que sua base de e-mails não corresponde ao público ou que sua abordagem e conteúdo não corresponde à expectativa.

Compartilhamento

O e-mail sharing ou compartilhamento de conteúdo se trata do número de pessoas que clicaram em links de compartilhamento em redes sociais ou encaminharam seu e-mail à amigos. Esta métrica indica o quanto os usuários estão aprovando e acreditando no seu conteúdo ao ponto de indicá-lo à outras pessoas. Por isso, é sempre necessário manter as páginas com links de compartilhamento e garantir canais ativos para a interação.

ROI Geral

O ROI ou retorno total sobre investimento mede a performance da empresa com relação as ações feitas. Para calcular o valor do ROI basta subtrair o valor dos investimentos do ganho total e dividir pelo valor do investimento. O resultado expresso em porcentagem é um feedback de como as estratégias estão sendo encaminhadas e é a partir dele que são traçados novos caminhos.

Cada métrica analisada dentro da sua estratégia de e-mail marketing para e-commerce deve estar associada aos objetivos traçados por sua empresa. Analise quais as necessidades do seu negócio e esteja sempre aberto à mudanças de acordo com os resultados adquiridos.

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Comentários

  1. […] Entendeu como criar algumas campanhas de automação de e-mail no e-commerce para converter mais visitantes em vendas? Agora está na hora de avaliar se suas campanhas estão funcionando com os KPI’s de avaliação de e-mail marketing para e-commerce! […]

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