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Fases do Inbound Marketing: atrair, converter, fechar e encantar

Já explicamos aqui no blog o que é o inbound marketing e como suas bases estão em conquistar o interesse das pessoas, fazendo com que elas procurem e encontrem a sua empresa e iniciem uma conversa. Dessa forma, é possível entender as necessidades do consumidor, ajudá-lo e encantá-lo.

Mas você sabe como realmente fazer inbound? A melhor forma de começar é entendendo a sua metodologia, as 4 fases do inbound marketing que fazem o caminho da venda: atrair, converter, fechar e encantar.

Atraia

Quando o cliente lê o conteúdo certo, na hora certa e no lugar certo, ele dá uma atenção muito maior à informação. A fase de atração é onde você irá transformar estranhos em visitantes. Nesta fase, o primeiro passo é gerar tráfego qualificado para o sucesso do seu trabalho. Ou seja, fornecer conteúdos para a buyer persona do seu negócio. Entre as principais ferramentas para atrair estão o blog, SEO, palavras-chave e mídias sociais.

atrair clientes

Ofereça um conteúdo que tenha força de atração: útil e relevante para aqueles que estão buscando por você. Conheça as necessidades de sua buyer persona e apresente-se como solução para os problemas. Seja visto como referência no segmento que atua, e se isso não for possível, tenha sempre um conteúdo que chame a atenção de quem espontaneamente faz buscas dentro do seu mercado.

Converta

Depois de atrair visitantes, o próximo passo é convertê-los em leads, conseguindo suas informações de contato. Essa base de contatos é tudo para o inbound marketing, assim você poderá enviar conteúdos de valor para suas prospecções. Eles podem ser conseguidos com formulários, calls to action e landing pages.

Nessa etapa você irá conseguir informações sobre seus visitantes que serão válidas para cada conteúdo posterior. Lembre-se de criar calls to action atrativos e landing pages com conteúdos de interesse de seus visitantes, apresentados de forma direta e clara.

Leia este post e saiba mais sobre segmentação de base de e-mail.

Feche

Este passo pode parecer o mais importante para você, mas é só por meio dos outros que você irá chegar até aqui: transformar leads em clientes. Esse fechamento acontece a partir do contato dos produtos ou serviços da empresa com o consumidor. Pode ser por meio de um e-mail marketing enviado quando o cliente se cadastrar para ter acesso a um conteúdo exclusivo, CRM, workflows, entre outros.

gateway de pagamento

Nesta etapa, o foco está nos potenciais clientes, ou seja, em quem já está na fase de decisão e está mais inclinado a consumir o seu produto ou serviço. Criar um relacionamento forte e duradouro nesta etapa é necessário. Isso pode ser feito, principalmente, por meio do e-mail marketing que acompanha a venda.

Encante

Só porque alguém já é um cliente, isso não quer dizer que você pode se esquecer dele. A última fase é o encantamento. Aqui você irá lembrar seu cliente de sua marca com conteúdos inteligentes de valor, monitorar e realizar pesquisa. Assim, eles irão espalhar o nome da sua marca por aí. O encantamento é a etapa que fará das pessoas defensoras da sua marca. Esta é a hora de estabelecer uma relação de confiança e causar uma boa impressão em cada novo conteúdo.

Por fim, o ponto mais importante de todas as etapas é a análise. Entenda o que está funcionando, o que não está e como implementar novas estratégias e soluções para otimizar seus esforços.

Entendeu todas as etapas? É por esse motivo que o inbound está mudando a forma como o mundo faz marketing e vendas. Quer implantar o inbound marketing em sua empresa? A Nação Digital a agência de inbound para e-commerce que você está procurando.

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