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Como aumentar a taxa de conversão com carrinhos abandonados?

Não existe nada mais frustrante no mundo do e-commerce do que uma compra não finalizada. O visitante já analisou seus produtos, viu preços, adicionou no carrinho e na hora H, não concluiu. Mas afinal, por que isso acontece? Conheça as melhores estratégias para abandono de carrinho.

Números de abandono de carrinho

Segundo a Forrester Research, as principais causas de abandono de carrinho apontadas pelos usuários são:

  • 44% dizem que os custos de frete são muito altos
  • 41% ainda não estavam prontos para comprar os produtos
  • 27% queriam comparar preços
  • 25% concluíram que o preço era maior do que estimaram
  • 24% queriam guardar a compra para outro momento
carrinho abandonado

Desconfiança em relação aos sites, formas de pagamento e valores de fretes são alguns dos motivos para abandono de carrinho. Imagem: Pexels.

Outro estudo, da Wordplay, mostra que a maior parte dos usuários abandona o carrinho de compras porque encontra custos adicionais não esperados, preços melhores em outros locais ou porque ainda estavam pesquisando sobre o produto.

O percentual médio de abandono de carrinho é de 38%. Segundo o Sebrae, esse é um índice considerado comum. Pode ser encarado como a versão online dos consumidores que entram em uma loja física, provam o produto e acabam não realizando a compra.

A taxa de abandono de carrinho caiu 5% em 2015, segundo a Ve Interactive Brasil. Em 2015, a média de abandono atingiu 83,73%. Esse número ainda é alto porque o usuário vai até a última etapa de compra para verificar descontos e valor do frete após a seleção dos produtos.

As razões para abandono de carrinho mais citadas pelos usuários são lojas que não transmitem confiança para transações bancárias, sites confusos e altos valores de frete. Entretanto, nem tudo está perdido. Veja a seguir as estratégias para abandono de carrinho que podem reverter essa situação e trazer o cliente de volta ao lugar em que deveria estar: a conclusão da compra.

O que fazer?

O e-commerce deve transmitir ao usuário um ambiente seguro para a compra. O principal fator para essa segurança são os certificados e selos. A pesquisa da Site Blindado S/A aponta que 64% das pessoas abandonam o carrinho por falta de segurança na loja virtual. Segundo a Mintel, 30% dos internautas ainda temem fraudes ao comprar em uma loja online. 22% acreditam que os produtos não são originais e 19% tem receio se o produto vai realmente ser entregue. E na contramão, 3% preferem comprar pela internet pois acreditam ser mais seguro.

Por isso, cuidar da segurança do e-commerce e deixá-la em evidência. Isso é possível providenciando selos de segurança para lojas virtuais, como Certificado Digital SSL, Blindagem e Web Application Firewall. Assim que conquistar o selo, deixe-o em evidência no layout da sua loja online. Assim você transmitirá confiança ao visitante.

Lojas virtuais que direcionam o usuário para um check-out externo costumam ter taxas de abandono de carrinho elevadas. Isso acontece porque o usuário é levado para um meio de pagamento em outro site para finalizar a compra e esse direcionamento gera desconfiança.

Bastante citado, o valor do frete acaba espantando potenciais clientes. Muitas vezes o visitante está determinado a comprar o produto, mas ao se deparar com o valor do frete acaba desistindo. Principalmente quando o valor do frete está acima do preço do próprio produto.

Ao mostrar interesse em uma compra, o visitante requer todas as informações sobre o produto. Se essas informações não estiverem claras ou não houver um atendimento para esclarecer suas dúvidas, o abandono de carrinho também pode ocorrer.

E a principal das estratégias para abandono de carrinho e aumentar a taxa de conversão é o e-mail marketing. É por meio dessa ferramenta que o cliente pode ser lembrado da compra que não foi concluída. Aproveite para oferecer um benefício, como frete grátis ou um desconto na compra.

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Comentários

  1. […] O e-mail marketing para e-commerce dentro do inbound marketing segue a mesma ideia de produção de conteúdos de valor, ou seja, não é só uma forma de apresentar seus produtos e vendê-los diretamente. Compartilhar e-mails com seu público é, principalmente, uma forma de lembrar o usuário que sua loja existe e criar um relacionamento duradouro e personalizado. Além disso, é uma maneira eficiente de avaliar a satisfação dos clientes e a principal estratégia para contornar o abandono de carrinhos e aumentar a taxa de conversão de seu e-commerce, assunto que já tratamos no blog e que você pode acessar aqui. […]

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