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6 campanhas de automação de e-mail no e-commerce que convertem seus visitantes em vendas

Que o e-mail marketing é uma ferramenta extremamente eficiente para as vendas nós já sabemos. No e-commerce, utilizar a automação no e-mail pode ser a melhor forma de conseguir consumidores qualificados e que irão comprar mais vezes com você. Afinal:

  • 68% dos consumidores consideram o e-mail o principal canal para receber mensagens comerciais – CG Selections “Nationaal E-mail Onderzoek”
  • 66% dos consumidores fizeram uma compra online devido ao resultado direto de uma mensagem de e-mail marketing – Direct Marketing Association
  • Um em cada cinco consumidores diz que lê toda newsletter que recebe para ver se possui alguma oferta – Forrester Research “North American Technographics Survey”
  • 55% das empresas geram mais de 10% das vendas por e-mails – Econsultancy “Emailmarketing Census”
  • E-mail marketing é o maior canal de marketing para a Black Friday, conduzindo 25,1% dos pedidos – Custora E-commerce Pulse
  • 88% dos profissionais de marketing afirmam que o e-mail marketing está entregando a eles um ROI positivo – Exact Target “2014 State of Marketing”

A automação de campanhas de e-mail conduz o visitante de seu e-commerce até que esteja preparado para a venda, oferecendo valor em todas as fases do funil de vendas.

Toda estratégia bem planejada e testada pode ser eficiente, mas existem alguns casos que possuem um alto potencial de converter visitantes em vendas no e-commerce. Vamos detalhar algumas campanhas de automação de e-mail para aumentar seu ROI.

E-mail de boas vindas

Todos os seus visitantes, ao cadastrarem o e-mail em sua loja, devem ser bem recebidos. O não envio de um e-mail de boas vindas é como entrar em uma loja e não ser atendido por ninguém.

Este e-mail não precisa (e não deve) servir só para vender. Atenda seu novo assinante com a cortesia de um bom anfitrião. Convide-o para tomar um café, sentar no lugar mais confortável e acompanhar o que de melhor você terá a oferecer neste canal.

automação de e-mail

De onde veio a conversão deste novo assinante? Tenha em mente que o e-mail de boas vindas será diferente para cada canal onde a pessoa submeteu seus dados.

Se os dados foram conseguidos a partir do registro no site do e-commerce, encaminhe um e-mail agradecendo pelo registro, confirmando o cadastro e as informações fornecidas e oferecendo um desconto para a primeira compra.

Já se o assinante veio de formulário para a newsletter do blog, o e-mail de boas-vindas pode ser uma forma de apresentar as categorias de seus conteúdos, indicar o primeiro deles para a leitura e começar uma nutrição criando uma necessidade em seu visitante para a venda.

Novidades na loja

Está lançando um novo produto? Algum de seus produtos anteriores ganhou uma nova funcionalidade? Possui uma nova categoria de itens no seu site?

Anuncie esta novidade para os seus assinantes de forma excitante. Se a novidade for relevante o suficiente, crie um fluxo de e-mails a serem enviados. Você pode enviar um teaser do produto uma semana antes anunciando sua principal funcionalidade sem indicar o preço.

Alguns dias depois, você pode encaminhar um e-mail mais detalhado indicando a partir de qual dia ele estará disponível com informações mais detalhadas. Por fim, encaminhe o e-mail de lançamento com um desconto especial por tempo limitado para assinantes que já compraram em sua loja. O sentimento de urgência ligado à novidade do produto será determinante para a venda.

Carrinho abandonado

O carrinho abandonado é uma das melhores oportunidades de gerar conversão em vendas para o seu e-commerce. Os principais motivos para o abandono de carrinho são: custos de frete altos, consumidores que ainda não estavam prontos para comprar, pessoas que desejavam comparar preço e outras que desejam guardar a compra para outro momento.

Para todos estes casos é possível encontrar uma solução que irá instigar seu consumidor a voltar para sua loja e finalizar a compra. Tenha automatizado e-mails que:

  • Lembram a pessoa do carrinho que foi abandonado e perguntam o motivo deste abandono;
  • Indicam vantagens dos produtos que estavam no carrinho (de preferência com conteúdos de valor vinculados à sua loja);
  • Indicam produtos similares relacionados aos que estavam no carrinho;
  • Oferecem um código de desconto especial para a finalização da compra;
  • Disponibilizam frete grátis para a conclusão da compra.

automação de e-mail

Os e-mails de abandono de carrinho são altamente eficientes, pois seu consumidor só precisa de um empurrão final para completar a ação. Sempre esteja preparado para estar lá quando isso for necessário.

Nutrição de novo consumidor

Alguém novo comprou algo em sua loja? Que ótimo! Agora está na hora de fornecer tudo o que ela precisa (e até o que não precisa) para que nenhuma desconfiança ou conflito ocorra.

Além dos e-mails transacionais automáticos, que irão indicar quando o produto saiu do destino, onde está localizado, as tentativas de entrega e o recebimento do pedido, se mostre preocupado com a satisfação do consumidor em todas as etapas.

Alguns dias após a compra, envie um e-mail perguntando se o pedido já chegou e se está tudo certo. Indique um canal de contato para realizar reclamações, trocas ou tirar dúvidas.

Encaminhe também um local para o consumidor dar uma nota para a compra e fazer um comentário sobre a transação. Por fim, insira este comprador no fluxo que irá encaminhar pesquisas de satisfação e fidelizá-lo para voltar à sua loja.

Consumidores adormecidos

Os consumidores adormecidos são aqueles que já realizaram o registro ou uma compra no seu e-commerce, mas deixaram de voltar para a sua loja por um tempo determinado.

Este tempo varia de negócio por negócio, por exemplo: se seu e-commerce vende computadores, o tempo útil dos aparelhos (de 2 a 5 anos) irá determinar o tempo do envio de e-mail para consumidores adormecidos. Já se seu e-commerce vende roupas e acessórios, é possível encaminhar um e-mail para consumidores dormentes dois ou três meses depois da primeira compra.

Prepare e-mails que demonstrem a falta que o consumidor está fazendo para a sua loja, oferecendo produtos que foram lançados no tempo que ele esteve fora. Você também pode encaminhar e-mails com apelos de urgência com cupons de desconto válidos por alguns dias ou oferecer sugestões de produtos similares aos que já foram comprados.

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E-mails de fidelização

Depois do seu consumidor realizar a primeira compra no seu site, está na hora de fidelizá-lo para virar um promotor de sua marca. Esta fidelização já ocorre em todos os exemplos anteriores, mas deve existir um fluxo especialmente para nutrir seus clientes, continuando o relacionamento com marca.

Esta nutrição pode ser feita de diversas maneiras. Algumas delas são:

  • Premiações de consumidores mais leais com cupons de desconto nas próximas compras ou sorteios;
  • Campanhas especiais para datas comemorativas e sazonalidade de produtos, por meio do acompanhamento do calendário de newsletters antecipado para o planejamento e criação de campanhas inteligentes;
  • Avisos para a reposição de produtos comprados que possuem refil ou podem ser consumidos até o final para que a pessoa compre novamente com você;
  • Promoções com apelos de urgência e cupons de desconto por tempo ilimitado;

automação de e-mail

Entendeu como criar algumas campanhas de automação de e-mail no e-commerce para converter mais visitantes em vendas? Agora está na hora de avaliar se suas campanhas estão funcionando com os KPI’s de avaliação de e-mail marketing para e-commerce!

 

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