Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Automação de marketing: tudo o que seu e-commerce precisa!

Tudo o que interessa para o seu e-commerce é ter bons números de taxa de conversão e retorno sobre investimento, certo? Ou seja, o que importa para você é a venda. Mas para vender mais é preciso de planejamento, automação de marketing e tempo.

Sua loja pode estar muito bem consolidada no setor, ter grande variedade de produtos, fornecer qualidade, bom preço e confiança e mesmo assim não estar vendendo. Da mesma forma, sua loja pode estar começando agora, ser focada em um nicho específico de produtos, ter pouco reconhecimento e mesmo assim estar garantindo maior conversão em vendas.

A automação de marketing trata de vender no momento certo para quem já está preparado para a compra. Dentro do Inbound Commerce, a automação trabalha desde a atração até o fechamento da compra, encaminhando cada pessoa por todo o funil de vendas até que esteja preparada para comprar.

Essa estratégia permite que você invista menos para vender mais, porque você estará vendendo para as pessoas certas. Saiba porque a automação de marketing é tudo o que você precisa para o seu e-commerce!

Envolver diversos canais em sua estratégia

A automação de marketing começa por aí. Trabalhar com esta estratégia envolve estar presente e atuante em diversos canais para a atração e venda, como: Google Adwords, Facebook Ads, retargeting, comparadores de preço, remarketing, entre outros. Para cada canal precisará ser determinado um valor de investimento que é escolhido de acordo com a concorrência e necessidade do seu negócio.

Utilizar de todos esses canais garante que você terá melhor presença com suas palavras-chave para ser encontrado nas buscas por seu produto, aumentando sua autoridade no setor. Ser encontrado com maior facilidade gera mais vendas para você.  

segmentar-emails

.

Saber a origem das suas vendas

Este é outro ponto chave da automação de marketing: a partir dela você irá saber quem comprou com você, em qual momento e por qual plataforma.

Ou seja, você irá saber que o Gabriel comprou com você depois de buscar por “melhores benefícios do óculos de sol” no google, acessar 2 postagens do blog de seu e-commerce e ser direcionado por meio de um link para o seu site com opções de óculos de sol.

Ter estas informações em mãos significa poder utilizá-las para entender melhor o seu consumidor e segmentar suas ações, assunto que você verá a seguir.

Tratar cada cliente de forma diferente

No caso do Gabriel, se seu e-commerce vende roupas e acessórios, você já sabe que ele esteve interessado nos acessórios. Agora você pode encaminhar outras opções de itens relacionados ao óculos que ele comprou. Além disso, pode enviar conteúdos úteis para que ele preserve melhor o item comprado.

Tratar cada cliente de forma diferente faz parte da automação de marketing. Com ações automáticas, é muito mais fácil determinar quais pessoas receberão o que e em qual momento para que sejam atraídas da melhor forma. Estes fluxos de segmentação são feitos por meio de uma plataforma, como o RD Station, por exemplo.

Acompanhar todos os dados

Dados, dados e mais dados. No meio virtual esta é a principal forma de garantir que suas atitudes estão funcionando como deveriam e arriscar seguir por novos caminhos a partir disso.

Não basta apenas implantar diversas estratégias e canais para a venda. É importante realizar constantemente o acompanhamento de dados de todos os canais para entender o que está funcionando e o que não está.

 Utilizado dados do Google Analytics e históricos de compra e navegação no e-commerce para entender melhor o perfil de quem acessa a loja virtual.

Indicadores de performance

Com os dados caminham junto os indicadores. Sabendo qual o ROI do último mês em cada canal é possível estabelecer métricas para os próximos, sempre buscando melhores resultados com base em estatísticas reais.

Começar agora!

Trabalhar com automação de marketing não possui retorno imediato, por isso é preciso começar agora. Pare de perder dinheiro com clientes que ainda não te conhecem, mas estariam interessados em você se te conhecessem e encontre alternativas para vender mais com a automação de marketing.

guia de inbound commerce

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (85% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Comentários

  1. Bruno disse:

    Achei interessante gostaria de saber mais

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce