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Black Friday com Inbound Commerce: 11 dicas para faturar mais

A Black Friday está chegando! A época mais esperada pelo e-commerce acontece em breve, e é necessário planejar-se desde já. Existem diversas estratégias de marketing digital para Black Friday que podem gerar grandes resultados para o seu negócio.

Por que investir em marketing digital para a Black Friday é tão importante?

Segundo pesquisa realizada pela Social Miner, a Black Friday de 2017 foi responsável pelo faturamento de R$ 2,1 bilhões pelos e-commerces. A mesma data gerou R$1,9 bilhão em 2016 – um crescimento de cerca de 200 milhões de um ano para o outro.

Durante o período promocional, mais de 3,7 milhões de pedidos foram feitos, sendo que 30% deles foram realizados via smartphones. Com todos esses dados, fica claro que não dá para deixar passar sem uma boa estratégia de marketing digital para a Black Friday. Confira as nossas dicas para faturar mais com a data!

1. Adicione tags com “variações” de Black Friday

Segundo a SEMrush, a criatividade do brasileiro é provada até na hora de fazer pesquisa no Google. Os termos “Black Fridey” e “Black Fryday” somaram quase 19 mil buscas. “Black Flayder”, “Black Fride”, “Black Frid”, “Blak Friday”, “Black Freday” e “Black Fridy” também acumulam pesquisas.

joel santana falando ingles

Por isso, não esqueça-se de adicionar esses nomes “alternativos” nas tags. Assim, todos poderão encontrar seu e-commerce, independentemente do nível de conhecimento em inglês.

2. Prepare a infraestrutura de seu e-commerce

O maior pecado capital na Black Friday é não preparar o site para o aumento de visitas simultâneas. Não importa se são promoções são imperdíveis, se a otimização do SEO está perfeita ou que estratégia das redes sociais é inovadora: se o e-commerce estiver fora do ar, de nada terá adiantado.

Para evitar que seu e-commerce caia, realize simulações antecipadamente. Isso te ajudará a entender o limite de acessos do seu site e ajudará a traçar estratégias para evitar que isso ocorra. Adotar soluções em nuvem também é recomendado, pois permite a escalabilidade, ou seja, a capacidade de aumentar ou diminuir de tamanho conforme a demanda.

3. Seja justo

Quando a Black Friday começou a se popularizar no Brasil, algumas pessoas de má índole começaram a usar de técnicas nada éticas na data. Promoções “metade do dobro”, por exemplo, foram responsáveis pelo apelido “Black Fraude”. Segundo o Reclame Aqui, as reclamações mais comuns durante o período foram de propaganda enganosa, somando 14% do total.

O consumidor está cada vez mais atento: existem diversos sites que monitoram os preços dos produtos e exibem uma linha do tempo da variação de seus valores. Assim, o cliente consegue identificar facilmente empresas que aumentaram os preços anteriormente apenas para diminuí-los na data.

Ofereça descontos justos e verdadeiros, que realmente sejam atrativos para seus clientes. Caso contrário, você não apenas venderá menos: a sua reputação ficará manchada.

4. Otimize a versão mobile de seu e-commerce

Hoje em dia, é impossível traçar estratégias de marketing digital para a Black Friday sem levar as compras via smartphone em consideração. Segundo a pesquisa do Ebit citada anteriormente, 30% das transações realizadas na Black Friday de 2017 foram feitas via dispositivos móveis.

marketing digital para black friday: site responsivo

Por isso, projete seu e-commerce para ser responsivo, ou seja, se adaptar ao tamanho da tela em que ele está sendo visualizado. Além de tornar a navegação mais confortável e rápida para o seu usuário, o Google dá prioridade nas buscas para sites com essa configuração.

5. Capte leads qualificados

Nem só de venda viverá as estratégias de marketing digital para a Black Friday. A data também é um ótimo momento para captar leads qualificados que poderão, no futuro, tornar-se seus clientes.

Uma ideia é oferecer um desconto ou condição especial a mais para quem assinar a sua newsletter durante a data. Mesmo que a pessoa não feche a compra, você poderá começar um relacionamento com ela.

6. Invista em e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias mais utilizadas durante a Black Friday. Por isso, invista fortemente nesse canal. Realize segmentações e ofereça opções realmente personalizadas para o seu público.

7. Use vídeos com legendas

O uso de vídeos nas estratégias de marketing digital já é bem conhecido. A mídia é fácil de ser consumida e atraente, podendo ser usada em diversos estágios da jornada de compra.

Porém, não esqueça de adicionar legendas nos vídeos. Segundo o Digiday, 85% dos vídeos no Facebook são visualizados sem som. Se preferir não utilizar legendas, produza vídeos que possam ser entendidos sem a ajuda do áudio.

8. Use estratégias de carrinho abandonado

Assim como as vendas, os carrinhos abandonados aumentam exponencialmente durante a Black Friday. Por isso, as estratégias para recuperar esses carrinhos são essenciais.

Na data, a palavra-chave é imediatismo. Use técnicas para recuperar o mais rápido o possível, lembrando o cliente que as promoções e o estoque podem acabar em um piscar de olhos.

9. Faça mais do que é esperado

Black Friday é sinônimo de descontos e promoções. Porém, que tal ir além?

Ofereça mais do que descontos para os seus clientes. Frete grátis, brindes, entrega expressa e parcelamento sem juros estimularão a pessoa a comprar no seu e-commerce.

10. Não esqueça do pós-venda

A época pós-Black Friday é marcada por um grande aumento das reclamações. Segundo o Reclame Aqui, o principal motivo é atraso nas entregas.

Por isso, apresente prazos de entrega reais. Também vale a pena informar, antes da compra, que os envios podem sofrer atrasos por causa do alto volume de compras.

11. Aprenda com cases de sucesso

Na hora de traçar suas estratégias de marketing digital para a Black Friday, aprenda com quem já acertou. Analise cases de sucesso de e-commerce que se deram bem na data e verifique quais técnicas você pode incorporar em sua estratégia.

Confira o case da Quisty, que cresceu 450% na data utilizando o Inbound Commerce.

Começando pelo começo

A primeira fase do projeto envolveu um planejamento baseado nas buyer personas da empresa. O nosso objetivo era dobrar o faturamento durante a Black Friday, mas sem perder nada no faturamento dos dias que precedem a data. Era importante reconhecermos bem o público que age por impulso, por necessidade, por desconto, ou fidelidade à marca.

A tática que funcionou como uma luva, foi a de criar listas de segmentação com os clientes que se interessassem em descontos ou comprassem com descontos.

Fizemos várias promoções que serviram para construir essas listas, assim como testar qual tipo de apelo promocional tinha o maior impacto com os clientes.

As listas foram criadas com o uso de apelos promocionais em formulários inteligentes, landing pages e call to actions nas redes sociais. Utilizamos a tecnologia da RD Station para fazer toda a triagem e segmentação automatizada dos leads.

 

black friday com inbound commerce

Lançamento

Utilizamos várias plataformas para divulgar os descontos, já na semana da Black Friday. A forma principal foi o uso do email segmentado, com a linguagem e apelo certo para os leads e clientes interessados em descontos. Utilizamos também pop-ups de intenção de saída, que atingiram 6% de taxa de conversão de visitas para leads.

“A taxa de interação dos leads que havíamos capturado chegou a 50%.”

Além de enviar a mensagem certa, tivemos a certeza de que estávamos rodando uma campanha integrada em todos os canais, assim como caminhos de compra que facilitavam a usabilidade do usuário e que tinham posicionamentos até mais agressivos que o próprio site. Então criamos também landing pages customizadas, relevantes para o conteúdo divulgado.

Resultados

O Black Friday no E-commerce de uma maneira geral foi bem positiva. O E-bit relata uma média de 17% de crescimento em relação a 2015. A Quisty? 450% de aumento no faturamento.

A Quisty, através de estratégias de captação, segmentação e nutrição de leads, atingiu um aumento de 450% no faturamento durante a Black Friday. Tínhamos a meta de converter ao menos 3% das visitas em vendas. O resultado foi de 3,29%, batendo outro recorde para a Nação Digital.

Aplicar as estratégias certas de marketing digital na Black Friday é essencial para alcançar o sucesso. Leia nosso Guia Definitivo do Inbound Commerce e conheça a técnica que irá alavancar as suas vendas!

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Comentários

  1. Milton da silva disse:

    Tarde boa amigos natal e ano bom cheio de paz muito as mor no coração

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