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Como a Digitale Têxtil atingiu 32% de abertura de e-mail marketing

Conseguir uma boa taxa de abertura, manter um relacionamento saudável com os leads e conseguir mais conversões e vendas são, de modo geral, os objetivos do e-mail marketing.

Neste post, vamos apresentar algumas dicas estratégicas da Nação Digital e explicar como a Digitale Têxtil, um e-commerce de tecidos estampados digitalmente, atingiu a média de 32% de taxa de abertura de e-mail marketing. Confira!

Como criar um bom e-mail marketing?

O assunto do e-mail marketing é um dos grandes responsáveis pela taxa de abertura, mas é o conteúdo que mantém um bom relacionamento ou gera conversões. Texto e imagem devem ser pensados com bastante cuidado, já que se trata de um canal de contato direto com o usuário.

“É fundamental estudar o segmento para se comunicar, seja em texto ou imagem, da forma correta com o público-alvo do e-commerce”, afirma Guilherme Buch, responsável pela estratégia da Digitale Têxtil.

Se o e-mail foi aberto, você já conseguiu a atenção do usuário. Agora, o desafio é mantê-la, direcionando para o local correto. A comunicação deve ser objetiva, direta e envolvente. Os call-to-actions (CTAs) podem auxiliar na condução da atenção para o local certo, como categoria do e-commerce, conteúdo de valor, produtos específicos, entre outros.

A Digitale Têxtil, e-commerce de tecidos estampados digitalmente, atingiu 32% de abertura de e-mail marketing. Imagem: Nação Digital.

Na opinião de Buch, entender a necessidade da(s) persona(s) e da base de leads é uma das primeiras ações para desenvolver bons e-mails. Em qualquer tipo de conteúdo (promocional ou não) o que importa é estar de acordo com as necessidades do público e a resolução de problemas. Fazendo isso, haverá bons resultados.

As segmentações da Digitale Têxtil são divididas em newsletters temáticas: tipos de estampas, bases em que os tecidos podem ser impressos, produtos específicos e de conteúdos.

As newsletters de conteúdo são criadas a partir dos textos desenvolvidos para o blog da Digitale Têxtil e das ofertas de valor. Semanalmente, o lead recebe textos informativos no e-mail.

Outras estratégias utilizadas nos e-mails do cliente:

  • Frequência de e-mail: depois de um determinado tempo fazendo disparos contínuos, a base começa a ficar “ansiosa” para receber as mensagens.
  • Assunto chamativo: para a base da Digitale Têxtil, Guilherme notou que referenciar o assunto no título do e-mail, escrever frases curtas e utilizar emojis ajudaram a aumentar a taxa de abertura.
  • Segmentação por clique: entender o comportamento do usuário dentro de um e-mail é uma estratégia de e-mail marketing muito importante. No caso desse cliente, se o usuário clica em uma estampa geométrica, por exemplo, há uma segmentação específica para isso. “Assim, quando houver uma campanha focada nessas estampas, já sei que aquela segmentação têm mais propensão a abrir e clicar naquele e-mail, tornando a chance de conversão maior”, pontua o estrategista.

Como avaliar resultados de e-mail marketing?

O sucesso da ação pode ser avaliado pela taxa de abertura, de cliques e pela quantidade de descadastros, por exemplo. A plataforma de gestão RD Station é usada tanto para segmentar quanto mensurar os resultados do e-mail marketing disparado. Para quem gerencia inúmeras campanhas ao mesmo tempo, fazer automação de marketing é fundamental.

A abertura e os cliques importam, pois mostram se a estratégia está no caminho certo quando se trata do assunto e do design do e-mail. Mesmo assim, o que se busca é aumentar o número de vendas. “Como trabalhamos com e-commerce, o que mais importa é a receita que geramos com o e-mail”, diz Buch.

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