Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Como aumentar sua conversão no e-commerce com testes AB

Não importa o quanto conhecemos sobre determinada atividade ou público, nunca podemos deixar de testar.

Os testes AB funcionam da seguinte forma: o tráfego de uma determinada página ou ação é dividido em duas versões, a atual e uma quase idêntica, com pequenas modificações para testar resultados.

Estes testes são extremamente importantes para otimizar sites, formulários, landing pages, e-mails, entre outras ações de marketing digital no e-commerce. Mas fique atento, existem formas corretas de realizar testes AB para a melhor análise dos resultados.

Os passos do teste AB

Medir a performance de variação em testes AB é medir a conversão de visitantes para se tornarem atores em suas peças, ou seja, concluírem a ação para qual foram destinados.

Faça uma pergunta

Veja o que você gostaria de melhorar em sua ação. Precisa saber porque as pessoas não estão assinando sua newsletter? Ou porque determinada promoção não está convertendo? Saiba o que você está querendo provar com o teste.

Construa uma hipótese

Procure por motivos para a sua dúvida. A falta de assinaturas na newsletter pode ser porque seu formulário está em um local de difícil visualização. Uma boa hipótese é testável, irá possuir resultados objetivos e permitir mudanças efetivas.

Calcule o número de visitantes ou dias em que o teste irá funcionar.

Por quantos dias você pretende deixar o teste no ar? Quantos visitantes quer atingir? Determine objetivos.

Teste sua hipótese

Altere o local do formulário de assinatura da newsletter e faça o teste. Lembre-se de sempre alterar apenas um item por vez para que possa analisar resultados específicos.

Analise dados e chegue a conclusões

Ao final do teste, veja se houve alguma alteração no número de assinantes. Se sim, tire as conclusões em cima disso.

Faça novas criações

A cada teste realizado suas estratégias estarão sendo otimizadas para um maior alcance. Use estes resultados para o seu benefício.

Os itens que costumam gerar maiores modificações na conversão são: calls to action, textos, imagens, vídeos, descrição da oferta, tamanho e campos de formulário, indicadores de confiabilidade (dados, certificados, depoimentos), cores e aspectos da oferta.

Para e-commerces é interessante realizar testes AB em:

  • Promoções na página principal
  • Páginas de produto específicas
  • Elementos de navegação
  • Categorias de produto
  • Newsletters
  • Landing pages com promoções
  • Existe uma infinidade de itens que podem ser testados. Procure por páginas e ações que não estão com uma boa performance para fazer uma alteração por vez e entender o que está causando isso.

O que não fazer em testes AB

Para que testes AB sejam efetivos, lembre-se:

  • Nunca espere para testar a variação depois de testar a atual. Sempre teste as duas opções simultaneamente, pois os resultados podem variar com o tempo por fatores externos as suas mudanças, gerando resultados pouco confiáveis.
  • Não deixe seus experimentos rodando por mais ou menos tempo do que o necessário. Testes AB precisam ser feitos em períodos de tempo bem determinados para serem significantes.
  • Não assuste visitantes regulares de sua página. Se você está realizando testes em uma página principal, inclua apenas novos visitantes para que os anteriores não pensem que será uma mudança fixa.
  • Não deixe sua intuição arruinar o teste. Resultados de testes AB podem ser surpreendentes, mas são baseados em fatos e não podem ser ignorados por não acreditar neles.
  • Nunca pare de testar. Não importa quão bem está sua conversão do site, landing pages ou e-mail marketing, eles sempre podem melhorar.

Integre testes AB com a otimização de estratégias para conversão. Conheça diversas delas fazendo o download gratuito do nosso Guia Definitivo de Inbound Commerce.

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (92% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce