Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Como criar call to action para aumentar a taxa de conversão

Você criou uma landing page maravilhosa para a sua campanha ou está fazendo uma nova campanha de e-mail para o dia do consumidor. O call to action é o comando que você vai criar para que as pessoas saibam o que fazer depois de ler a sua mensagem. “Saiba mais”, “Baixe Agora” e “Inscreva-se” são alguns exemplos.

Calls to action devem ser claros e sinalizar o que a pessoa vai receber de volta ao clicar. Isso melhora a usabilidade para seus visitantes, facilitando a navegação do usuário pelo seu site, fornecendo mais conteúdos de valor e convertendo visitantes em leads.

Como usar call to action no processo de conversão

O call to action pode estar no seu website, blog ou e-mails. Dentro do inbound marketing, converter visitantes em leads é a chave. É só por meio do processo de conversão que você terá o e-mail e informações sobre seus visitantes para que estes possam se tornar consumidores a partir de ofertas de valor mais direcionadas. Reconhecer um CTA e entender seu papel no processo de conversão é essencial para direcionar seu público pelas fases de atração, conversão, fechamento e encantamento.

Como aplicar boas práticas para o CTA?

Antes de tudo, um call to action, como o próprio nome já diz, deve estar orientado para ação. Ele será o caminho que irá levar seus visitantes para um próximo passo, como baixar um e-book, ler um texto no blog, assistir um vídeo ou fazer um teste grátis.

Desta forma, é necessário utilizar verbos de ação e palavras-chave condizentes com seu conteúdo e landing page, que não faça seus visitantes pensarem muito para seguir adiante. Deixe muito claro o benefício de sua proposta, coloque uma descrição direta para o que ele vai conseguir com o click.

Consiga a atenção dos visitantes

Seja qual a forma que você for escolher para o design do seu CTA, faça de forma adequada com o que seu buyer persona irá preferir. Use cores contrastantes, que chamem a atenção, mesmo quando usando os mesmos elementos e tipografias da landing page e deixe claro que é um botão clicável. As pessoas estão ocupadas online, por isso o elemento de urgência é tão útil. Agora ou hoje são palavras que ativam a necessidade de conseguir aquele conteúdo naquele momento.

call to action

Exemplo de CTA utilizado na newsletter de conteúdo semanal da Bokstore, cliente da Nação Digital.

Acompanhar a conversão de visitantes em leads é seu objetivo, não o objetivo do seu público, então garanta que eles irão conseguir ler o conteúdo antes e só converter se esta for uma escolha dele. Escolha uma posição favorável para o seu CTA, de forma a parecer que ele pertença àquela página. Não faça com que ele interrompa a leitura, coloque no topo, na barra lateral ou no fim do conteúdo, por exemplo.

Teste mudanças e analise a performance

Uma vez que você tem um CTA, seu processo de conversão começa. Uma boa taxa de cliques para um CTA é de 1 a 2%, isso significa que de todos que viram o CTA, 1 a 2% das pessoas clicaram no botão. Quando comparado com clicks para envios, 10% é um bom objetivo à ser alcançado.

Para aqueles que clicaram no CTA e foram para a landing page, quais destes preencheram o formulário e se tornaram um lead? Se tivéssemos 50 pessoas que foram para landing page e 5 que preencheram o formulário, teríamos uma taxa de 10% de clicks por envio, e consequentemente, um CTA de sucesso.

Especialmente, a cada pequena mudança feita em seu CTA, veja como foi a performance. Faça uma mudança por vez e analise os resultados de taxa de clicks para aperfeiçoar e otimizar suas estratégias sempre. Falando nisso, você sabe como está indo a conversão de seu e-commerce? Faça o cálculo em nossa calculadora!

Calcule a taxa de conversao do seu e-commerce

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (92% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Comentários

  1. […] texto anterior, tratamos sobre como criar seu call to action para facilitar a navegação dos visitantes e aumentar sua taxa de conversão. Agora apresentamos […]

  2. Paulo Chaves disse:

    Quero agradecer o artigo, pra mim que esta comecando agora, esta sendo muito importante.

    1. Que bom que pudemos ser úteis para você Paulo! Visite outros artigos do blog para saber mais sobre o assunto, abraço!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce