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Como criar conteúdo de valor para eCommerce (Inbound Commerce)

Já comentamos bastante sobre a importância de criarmos estratégias para lidar com os 98,5% das visitas à sua loja virtual que não convertem. Um dos nossos posts foi publicado no eCommerce Brasil e gerou uma grande repercussão sobre o “Inbound Commerce”.

Dando continuidade no assunto, agora vamos abordar a estratégia de criação de conteúdo de valor que vai ser o gatilho da conversão. Esse é o motivo pelo qual o consumidor vai compartilhar as informações dele com a sua empresa.

 Como Fazer

O primeiro passo para a definição de qualquer estratégia de conteúdo de valor, até mesmo para eCommerce, é a definição da sua buyer persona. Temos um post bem completo sobre o assunto aqui.

Depois que você definiu quem é o cliente ideal e quais são as dificuldades e necessidades, dele, vamos criar o conteúdo para resolver esse problema. A intenção não é vender, é conquistar. Vamos dar valor antes de pedir valor. É uma estratégia usada há tempos por maridos que trazem flores para suas mulheres, antes de pedir pra sair com os amigos.

O segredo na fase de definição de conteúdo é entender que o processo de compra tem 3 etapas.

  1. A etapa de reconhecimento do problema
  2. Definição das opções
  3. 3. Decisão de compra

98,5% das pessoas estão nas etapas 1 e 2 e é imprescindível que o seu conteúdo reflita isso. Um vídeo mostrando como economizar a bateria do seu Galaxy S5 pode ser muito mais eficiente para converter seus visitantes do que uma promoção de 10% OFF no Galaxy S6. O vídeo não vai vender imediatamente, mas vai criar um relacionamento. Agora que você sabe que esse usuário tem um S5, o email, nome e dados de navegação dele, vai ser muito mais fácil guiá-lo durante no funil de venda. Isso é Inbound Commerce. A outra opção é pagar pra trazer um visitante para o seu site e continuar tentando vender para quem não está pronto para comprar.

 O vídeo é um exemplo de conteúdo de valor, mas as possibilidades são diversas: eBooks, Whitepapers, Webinars, Hangouts, Ferramenta, etc. A escolha certa é aquela que mais vai ter relevância para o seu cliente.

Dica Bônus: Cupons de desconto para a primeira compra são eficazes para conseguir converter os primeiros leads/contatos. Mas essa tática só chega a um certo ponto, a partir daí, um conteúdo de valor vai ser necessário para a sua estratégia de relacionamento e posicionamento orgânico.

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