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Como ser referência em conteúdo com um blog independente da marca?

Quando se trata de praticar o Inbound Commerce, o conteúdo vem como principal aliado para qualquer estratégia, principalmente de as de atração. Se o e-commerce é vinculado a um nicho específico, esse conteúdo pode se tornar referência, aumentar a credibilidade da marca para o público e, assim, gerar mais vendas.

Mas como ser referência em conteúdo dentro de um nicho? A maior parte das empresas criam o blog vinculado ao domínio do site do e-commerce, como subdomínio (blog.ecommerce.com.br) ou como subdiretório (ecommerce.com.br/blog) do site.

Ao criar um blog independente, a escolha será por outra opção: a de domínio próprio. Ou seja, o blog terá outro nome completamente independente do site do e-commerce, com o objetivo de criar uma sensação maior de autenticidade no público, desvinculando das vendas.

Como funciona o SEO para blogs independentes do domínio

As principais consequências desta escolha são os custos e o SEO. Possuir um blog independente implica no pagamento de outro domínio além do site do e-commerce e na realização do SEO separado para o blog.

Por ser parte de outro site, os links precisam ganhar autoridade em uma nova estratégia de SEO. Entretanto, o subdomínio tem a mesma consequência do domínio independente, por ser considerado semelhante quando se trata do SEO. Apenas por meio do subdiretório será possível aproveitar a autoridade das páginas já existentes do site.

Subdomínio

O maior problema da criação de um blog em subdomínio é que os links gerados para o site não irão influenciar no subdomínio do blog e o contrário também é verdadeiro. Entretanto, em questão de estratégia o subdomínio pode ser uma boa escolha.

Subdomínios são boas formas de criar reputação em SERPs. SERP Domination são buscas dominadas por vários resultados que levam ao mesmo fim. Ou seja, quando o nome de seu e-commerce for pesquisado no Google, além de seu site irão aparecer todos os outros links que possuem as mesmas palavras-chave vinculadas, de acordo com a autoridade dos links: seu blog em subdomínio e suas páginas em redes sociais, por exemplo.

Em um domínio independente, o SEO precisa ser muito bem trabalhado para alcançar os mesmos objetivos.

O blog da Cartucho Fácil, cliente da Nação Digital, é um exemplo de blog em subdomínio de e-commerce: http://blog.cartuchofacil.com.br.

Subdiretório

Se sua autoridade no domínio do e-commerce é mais importante para o site do que obter múltiplos resultados na busca por uma palavra-chave específica ou por conteúdos de nicho, então a melhor opção para você é criar o blog em um subdiretório.

O subdiretório é uma pasta criada dentro do diretório do site principal do e-commerce. Nesse caso, a relevância dos links já existentes dentro do site do e-commerce influenciará diretamente nos conteúdos do blog. Se seu objetivo é criar autoridade rapidamente no blog com palavras-chave similares àquelas já existentes no e-commerce, este é o caminho.

O blog da Flexiroam X, cliente da Nação Digital, está no subdiretório do e-commerce – www.flexiroam.com.br/blog.

Domínio independente

Se o caso da sua plataforma de e-commerce só permitir a criação de um subdomínio, seu objetivo não for pelos resultados de busca vinculados a palavra-chave do e-commerce e sua intenção for ser encontrado a partir das questões referentes ao nicho que você trabalha, a melhor opção para você será criar um blog em domínio independente. Mas por que?

Gamer Info: blog em domínio independente voltado para o público gamer da loja virtual Shopinfo. Link: www.gamerinfo.com.br.

Conteúdo original e em domínio próprio

E-commerces de nicho, que vendem produtos ou serviços destinados à um público muito específico, possuem grandes potenciais em conteúdo para se tornar referência para este público.

Alguns exemplos são e-commerces de moda fitness, equipamentos de pesca, produtos para animais de estimação, ferramentas para motos, itens de cultura geek, entre outros. Ao escrever com propriedade sobre o universo que rodeia estes públicos, é possível crescer no mercado de forma bilateral, ou seja, não só como loja, mas também como entretenimento ou informação.

Neste sentido, a criação de um domínio próprio para os canais de conteúdo pode ser mais proveitosa, pois um domínio independente com conteúdo original e de qualidade, desvinculado da venda, gera maior autenticidade e, a longo prazo, mais força e credibilidade para a marca.

Afinal, quem sabe do que está falando também deve saber o que está vendendo.

Como fazer o SEO dentro do blog independente

Certo, o cenário parece ótimo, mas como fazer o SEO dentro e fora do blog para crescer como autoridade de conteúdo no seu nicho?

Este é o momento de analisar suas estratégias. Para criar uma autoridade independente do seu e-commerce, escolha as palavras-chave relacionadas com os principais problemas do nicho que serão discutidos nos conteúdos.

Utilize essas palavras-chave nos textos, alt text das imagens, meta descrição e links de conteúdos. Dê preferência para palavras-chave long tail, da forma que serão buscadas pelo público para se informar ou solucionar problemas.

Ao mesmo tempo, é possível utilizar palavras-chave relacionadas com as palavras do site do e-commerce para criar autoridade junto ao site, tratando de assuntos relacionados com os produtos.

Por exemplo: se você vende arranhadores para gatos, escreva sobre como evitar que os gatos arranhem os sofás e outros móveis da casa, indicando os arranhadores do seu e-commerce como uma das soluções. Assim será possível aproveitar palavras-chave e links relacionadas ao conteúdo e ao produto, melhorando seu posicionamento em ambos os canais.

Com autoridade no assunto, bons calls-to-action para outros conteúdos e para seu e-commerce, este blog independente poderá gerar mais conversões e de melhor qualidade para suas vendas.

Quer vender mais organicamente com um blog para e-commerce? Conheça o caminho acessando abaixo!

 

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Comentários

  1. Vitor Botega disse:

    Concordo! Sempre gosto de pensar como leitor. O maior benefício do blog independente é a sensação de estar desvinculado de uma venda. Isso aumenta as chances de estabelecer uma relação de confiança com o leitor.

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