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Como triplicamos a taxa de conversão da Surya Dental com automação de marketing

No começo deste ano, iniciamos o trabalho de automação de marketing com a Surya Dental. Ela está entre as 3 maiores dentais do Brasil há 24 anos e nosso desafio era direto, mas nada simples:

Aumentar o faturamento do e-commerce em 40%.

A Surya Dental, de Maringá-PR, é um e-commerce especializado na venda de produtos odontológicos e possui mais de 15 mil itens disponíveis na loja. Com nosso objetivo em vista, precisávamos consolidar a marca no ambiente digital para se tornar referência em qualidade e bom atendimento entre as dentais. Fizemos isto a partir do Inbound Commerce.

Preparando para a automação

Antes de iniciar qualquer trabalho de automação, era necessário fazer mudanças efetivas no SEO e layout do site para que fosse facilmente encontrado e causasse uma boa impressão.

Reestruturamos a loja virtual com um novo visual e programação, tendo como principal objetivo melhorar a experiência do usuário. A nova configuração do site tornou seu conteúdo e produtos mais atrativos, com visualização clara e facilitando a navegação. Os banners iniciais foram destacados, as categorias ficaram melhor distribuídas e as páginas de produto foram preenchidas com todas as informações disponíveis.

Além disso, atualizamos o blog da dental com conteúdos semanais voltados ao gerenciamento de clínica, notícias do mercado, casos clínicos e outros materiais interessantes para a persona.

Com tudo isso feito, a automação foi a forma de levar o público certo, da maneira certa, para o site e conteúdos criados.

Ações da automação de marketing

Para alcançar e conquistar o público de verdade, precisa-se de muito mais do que um bom visual, uma postagem completa ou um anúncio. A automação de marketing é a forma de voltar cada página e ação para o público específico ao qual foi destinada, gerando novas conversões a cada envio.

Para a Surya Dental, pesquisamos as formas mais eficientes de segmentação, fizemos um planejamento para cada ação e colocamos a mão na massa.

  • Segmentamos o público em listas de interesses e propriedade do lead, enviando conteúdos personalizados de acordo com o monitoramento do seu comportamento, navegação e ações dentro do site, blog e landing pages.
  • Produzimos landing pages e campanhas de links patrocinados com CTA’s mais claros e seguindo boas práticas para manter a meta estabelecida: se tornar referência e aumentar o faturamento.
  • Encaminhamos e-mails para abandonos de carrinho, recuperando leads dormentes ao oferecer descontos e promoções para que retornassem ao site e finalizassem a compra.
  • Criamos ações de upselling e popups de intenção de saída para resgatar possíveis leads dentro e fora do site.

Mantendo o relacionamento

Durante todas estas ações, o relacionamento periódico foi realizado através de e-mail marketing, fluxos de nutrição automatizados e monitoramento das mídias sociais.

Além do trabalho de branding nas redes sociais, o conteúdo distribuído por meio das publicações no blog é hoje um ponto de estudo entre os profissionais da odontologia e estudantes. Alguns exemplos:

Entregando resultados reais

Mas e os resultados?

Em seis meses de trabalho e com todas as ações funcionando juntas, aumentamos a taxa de conversão do site de 0,21% para 0,89%, totalizando 323,80% de aumento.

Além disso:

  • Aumentamos o faturamento do site em 113,67%.
  • Subimos o ROI por Adwords em 131,25%
  • Melhoramos o ROI por Remarketing em 137,25%
  • Tivemos uma taxa de conversão de e-mail de 3,15%

Com pesquisas aprofundadas, um bom planejamento de marketing e ações específicas trabalhando juntas, superamos nosso objetivo inicial. A taxa de conversão cresceu exponencialmente e continua crescendo a cada dia.

Possui alguma dúvida sobre nossas ações para a automação de marketing? Quais vem sendo seus principais problemas para aumento da taxa de conversão do e-commerce? Deixe a gente saber nos comentários ou entre em contato conosco!

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Comentários

  1. rodrigo disse:

    Muito bom o post. Parabéns pelos resultados!

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