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IGTV: como utilizar a nova ferramenta do Instagram em negócios

O Instagram lançou recentemente o IGTV, a nova plataforma que possibilita assistir vídeos de longa duração no formato vertical. Com essa novidade, os usuários e empresas que estão na rede social podem criar conteúdos mais detalhados e sem interrupções, diferente da proposta do Instagram Stories e mais próxima do YouTube.

Os vídeos do IGTV podem ter até uma hora de duração e serem publicados em alta resolução. Essa novidade aumenta as possibilidades de criação de conteúdos em vídeos e relacionamento com o público. Quer descobrir como empresas podem utilizar essa novidade estrategicamente? Continue a leitura!

Crie uma conta no IGTV

Para começar a produzir os vídeos da sua empresa, crie uma conta no IGTV para que o conteúdo fique centralizado na plataforma. Acesse o IGTV pelo Instagram ou faça download do próprio aplicativo, disponível para Android e iPhone.

O IGTV aceita apenas vídeos na vertical, então o ideal é que você produza os vídeos com o celular nesta posição. A proporção mínima aceita pela plataforma é de 4:5 e a máxima de 9:16. Para não ter problemas, conheça as diretrizes do Instagram para evitar que sua empresa seja prejudicada na rede social com vídeos banidos.

Busque referências

O IGTV conta com quatro abas para explorar vídeos na plataforma. Uma delas é chamada “popular” e mostra os conteúdos mais vistos e comentados. Assistir alguns vídeos dessa aba pode mostrar o formato que está se tornando bastante popular e auxilia na busca de referências e inspirações para adaptar o conteúdo da sua empresa. A estratégia pode variar de acordo com o segmento e público-alvo do negócio.

Aplique o funil de vendas

Se a sua empresa trabalha com Inbound Marketing, aplicar o funil de vendas pode ser estratégico. As etapas específicas de topo, meio e fundo de funil também podem ser trabalhadas na plataforma.

No topo, os visitantes descobrem que têm uma necessidade ou problema a ser resolvido, até então desconhecido. O foco é educar e informar o lead. No meio do funil, o problema já é reconhecido e considera-se uma possível solução, ou seja, o conteúdo tem objetivo de engajar o lead. Já no fundo de funil, os leads qualificados tornam-se oportunidades. Eles estão cientes do problemas e buscam soluções. Os conteúdos de fundo são voltados para que o lead decida pelo melhor produto ou serviço.

Dessa forma, o IGTV pode ser aplicado, principalmente, em conteúdos de topo de funil, para atrair e nutrir os leads. Se o seu negócio trabalha no segmento de estampas e tecidos, por exemplo, crie vídeos sobre dicas de tendências para a próxima estação ou produza vídeos sobre os bastidores dos processos de criação das estampas. Crie oportunidades!

Mesmo que os seguidores se encontrem em todas as etapas, é mais provável que eles estejam em busca de resolver suas necessidades. O objetivo do IGTV é entregar conteúdo que realmente agregue valor para quem assiste, o que se torna mais prático de fazer quando se tem mais tempo para falar sobre o assunto.

Utilize um Call To Action

Procure levar os usuários para outros canais. Conclua o seu vídeo direcionando para o blog ou e-commerce da empresa, mencionando frases como: “comente o que achou desse vídeo”, “acesse nosso blog e saiba mais”, “acesse nosso site”. Clique aqui e conheça 10 exemplos de CTA ótimos para se inspirar.

Use ferramentas para finalizar o material

Dependendo de como estiver a verba disponível para a produção desses vídeos, aposte em câmeras profissionais ou smartphones que apresentem ótima resolução na câmera.

Quando se trata de vídeos mais longos, você precisará de edição para cortar alguma fala errada, ajustar áudios, deixando o conteúdo mais dinâmico. Existem aplicativos específicos para ajudar na edição de vídeos gravados na vertical.

Insights do IGTV

Se o seu perfil no Instagram é comercial, explore a área de insights para acessar informações analíticas sobre a performance dos vídeos de seu canal. Para acessá-las, entre na sua conta e selecione o vídeo que deseja conferir as informações. Você terá acesso ao número de visualizações, curtidas e comentários do vídeo.

 

Este post foi escrito por Caio Rosa (Mídias Sociais).

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