Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Conheça o WhatsApp Business e suas vantagens para pequenas empresas

Aproveitando a sua popularidade e o modo como vem sendo utilizado por empresas para contato direto com clientes, o WhatsApp lançou, em 2018, uma nova versão de seu aplicativo, direcionado agora para micro e pequenas empresas: o WhatsApp Business

Segundo pesquisa da Morning Consult, cerca de 80% dos pequenos negócios fazem uso do app para negociar, se conectar com clientes e fechar transações.

O app já está disponível gratuitamente para download. Mas, até o momento, apenas para smartphones Android.

Como ter o aplicativo

Assim como em sua versão padrão, tudo o que você precisa fazer é baixar a versão Business na Google Play Store com o smartphone que pretende manter contato aos seus clientes.

As duas versões do WhatsApp podem ser utilizadas no mesmo aparelho. Contanto que sejam números diferentes. Agora, caso você já utilize o WhatsApp para trabalho, você pode restaurar seu histórico de conversas para a versão Business.

O WhatsApp apenas exige que o sistema Android esteja na versão 4.0.3 ou superior. O que deve abranger a maioria dos aparelhos lançados desde 2011.

Vantagens para seu negócio

O aplicativo WhatsApp Business possui funções que podem ser divididas em três principais conjuntos de ações voltadas às pequenas empresas.

Primeiro, a possibilidade de criar um perfil no qual o usuário terá acesso a diversos dados. Informações como endereço, e-mail, horários de funcionamento, formas de contato e descrição do seu negócio serão exibidas ao seu cliente através do aplicativo.

Segundo, o app oferece estatísticas, com métricas para que você possa ver quantas das mensagens enviadas foram entregues e lidas pelo seu cliente. Trazendo dados relevantes para compreensão do crescimento da sua empresa e do interesse em suas mensagens.

O terceiro ponto é a praticidade oferecida pela ferramenta, que viabiliza mais rapidez nas respostas ao cliente.

Funcionalidades do envio

Além dessas funcionalidades o aplicativo permite a criação de mensagens automatizadas. O que facilita suas respostas de agradecimentos ou de apresentação. Você pode, inclusive, criar uma mensagem de “seja bem-vindo” com o nome da sua empresa. Esta mensagem irá ser enviada sempre que alguém entrar em contato pela primeira vez pelo aplicativo.

Outra alternativa, aproveitando a mesma função, são as mensagens para quando você estiver ausente. Que manterá seus clientes informados do andamento de suas solicitações.

Mudanças do WhatsApp Business

Dessa forma, o WhatsApp Business trouxe uma gama de novidades que mudam a forma como iremos conversar com nossos clientes. E as mudanças começam já no ícone do app. Que recorre ao já conhecido balão verde, mas na versão business. Em vez de um telefone no centro, temos a letra B.

Outra novidade é a possibilidade de criar etiquetas, que podem ser utilizadas como forma de facilitar o encontro de conversas com clientes específicos. Essa função permite que você separe suas conversas em grupos, as etiquetando com o conteúdo da conversa, como promoções, novidades, cupons, etc.

Entenda como funciona a verificação de contas

O WhatsApp Business permite que seus clientes saibam que a sua conta é uma conta de negócios, trazendo mais segurança às transações realizadas através do aplicativo.

Esta verificação é realizada através da confirmação do número de telefone cadastrado, validação da conta e do proprietário, verificando se a mesma pertence a uma empresa e se as informações passadas são confiáveis. Essa autenticidade pode ser confirmada pela disponibilização de ícones diferentes para o nível de verificação de cada conta.

Validação de contas comerciais

O WhatsApp Business trabalha com três tipos de avaliações para verificar e confirmar contas comerciais. Na primeira validação, o usuário confirma que a conta é comercial e o ícone do aplicativo fica com a cor cinza com um ponto de interrogação (?) no meio.

Na segunda parte do processo de avaliação, em que o telefone é confirmado, como sendo de uma empresa, o ícone do aplicativo fica apenas cinza – o sinal gráfico (?) é eliminado-, e na terceira o ícone passa a cor verde, uma confirmação de que a conta é business e de confiança, segundo os padrões do aplicativo.

Para mais detalhes sobre o WhatsApp Business e baixar o aplicativo, confira o site do aplicativo clicando aqui.

Gostou das dicas? Aproveite e leia também meu texto sobre como as mudanças no facebook vão impactar suas vendas.

 

Texto escrito por Ana Flávia Sperini, Performance Ninja da Nação Digital. 

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (93% score) - 2 votes

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce