Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Conteúdo gerado pelo usuário no e-commerce: histórias reais para produtos reais

Redação Nação Digital

Quanto de atenção você tem dado ao que seus consumidores postam em suas redes pessoais? Você sabe se eles estão falando sobre ou mostrando os seus produtos?

As mídias sociais com poder visual como o instagram, snapchat e youtube estão dominando todas as frentes com relação a popularidade com consumidores. Especialmente para empresas que apresentam produtos ou marcas nestes locais. Além disso, existem os posts no facebook, comentários em fóruns e opiniões no twitter.

Um simples comentário em um fórum sobre aparelhos eletrônicos, um vídeo aparentemente inofensivo sobre um tênis no youtube, ou uma foto inspiradora da refeição no instagram são consumidos com interesse maior do que muitas propagandas em outros canais.

A habilidade de compartilhar experiências com produtos e marcas à distância de um clique faz o conteúdo gerado pelo usuário irresistível para consumidores. O conteúdo gerado pelo usuário está se tornando cada vez mais uma força motor para vendas e não pode ser ignorado.

Conteúdo gerado pelo usuário diminui a ansiedade de comprar online

Enquanto existe o lado extremamente vantajoso das vendas online de pedir qualquer coisa, desde talheres até um sofá, de qualquer lugar do mundo e chegar na porta de minha casa, existe ainda muita frustração com isso. O sapato irá chegar no tamanho pedido? Será que a costura do vestido virá da forma prometida? Este novo aparelho irá funcionar corretamente?

Esta ansiedade é real e é a causa de abandono de muitos carrinhos. Existem diversas formas de combater isso: adicionar fotos maiores e de melhor qualidade dos produtos, escrever descrições detalhadas, inserir comentários e notas dos compradores. Mas se você quiser realmente fazer com que seus visitantes acabem com qualquer dúvida sobre o produto, incentive que seus consumidores postem fotos com ele.

É de se esperar que as pessoas confiem em outras pessoas mais do que em uma marca ou empresa. Uma galeria de fotos mostrando como pessoas como elas compraram e estão usando seus produtos tem maior potencial do que um conteúdo extremamente criativo. Sites que apresentam conteúdos gerados pelo usuário mostram um aumento de 340% no tempo de presença no site enquanto a taxa de conversão aumenta em aproximadamente 74%.

Conteúdo gerado pelo usuário aumenta a credibilidade

Quando um amigo seu recomenda aquela torradeira que agilizou os cafés da manhã dele antes de ir para o trabalho você fica muito mais inclinado a comprar do que quando vê uma propaganda da mesma torradeira na TV. O conteúdo gerado pelo usuário funciona da mesma maneira. Nós confiamos nas pessoas que são como nós, e conseguimos visualizar facilmente como suas boas experiências podem se encaixar em nossa vida.

Seus visitantes podem não conhecer nenhuma das pessoas que estão usando seu produto na galeria da página, em fotos compartilhadas no instagram ou vídeos do youtube, mas estas pessoas tem as mesmas dúvidas e experiências que eles, então é feita a conexão. Compartilhar estas fotos e vídeos mostra que você não tem nada para esconder e que você se importa em mostrar histórias reais.

Conteúdo gerado pelo usuário é autêntico

Você acreditaria mais na beleza de um vestido se achasse ele bonito em uma modelo internacional ou em sua tia? A partir do conteúdo gerado pelo usuário, o produto se torna mais autêntico, porque não foi encenado meticulosamente por editoriais ou vídeos profissionais feitos pela própria marca.

Claro que existem diversos conteúdos por aí que não condizem com a imagem de sua marca ou com a qualidade de suas fotos e vídeos. A seleção é grande parte do trabalho nestes casos. Se aventure para encontrar os conteúdos mais relevantes e que mais se encaixam com os valores de sua empresa. Autenticidade não é questão de comprometer sua imagem, mas de gerar profundidade para sua narrativa, engajando consumidores para contribuir com sua história.

Para lidar com conteúdo gerado pelo usuário, faça sempre as perguntas:

  1. Estou alcançando pessoas qualificadas?
  2. Estou engajando com pessoas qualificadas?
  3. Quantas destas pessoas estão falando do meu produto ou serviço?
  4. O que estou fazendo com relação à isso?

Faça cada uso do nome de sua marca valer para sua imagem e suas vendas. Uma boa forma de começar a fazer isso é por meio do Inbound Commerce.

cta

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (100% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *