Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Como participar da Black Friday: os cuidados que o seu cliente toma

A Black Friday se consagrou no Brasil, a partir de 2010, como uma data de super descontos. O dia impulsiona as vendas nas lojas de atacado e varejo, atrai clientes e amplia significativamente o alcance do comércio online, sendo aguardado com grande empolgação por comerciantes e consumidores em todo o país.

A dúvida que surge nesses momentos pode ser a mesma para  ambos: afinal, como participar da Black Friday? Para ajudar a responder essa pergunta, listamos algumas dicas e informações preciosas.

Black Friday tem data

A primeira coisa que você precisa saber para participar da Black Friday é que ela tem uma data específica. O dia de descontos acompanha o feriado americano de Ação de Graças e acontece na última sexta-feira do mês de novembro.

Muitos comerciantes criam datas prévias com queimas antecipadas e descontos exclusivos. Isso não é Black Friday, é promoção. Você, como consumidor, deve ficar de olho também nessas oportunidades. Mas saiba que, muitas vezes, esperar pela data certa pode fazer a diferença em seu orçamento.

Faça uma lista de coisas que você quer e anote os preços

Já que você está disposto a esperar para descobrir como participar da Black Friday, um boa dica é: faça a sua lista!

Listas são ótimas opções para essa data, colaboram para a programação de gastos e não deixam você esquecer de nenhum item importante. Aproveite para anotar o valor do produto antes da promoção, isso vai ajudar a calcular o real valor da sua economia.

Além disso, depois de colocados no papel, alguns desejos podem ser realçados e outros ofuscados, o que te dará mais foco na hora das compras. Essa prática também irá ajudar se você pretende aproveitar a Black Friday para adiantar as compras de Natal.

black friday

Como participar da Black Friday sem se perder em sites de buscas

Uma dica excelente para você que quer participar da época com mais descontos da internet, é se cadastrar nos sites de produtos que você mais gosta para receber novidades.

Isso irá poupar tempo de navegação. Afinal, se sua lista de desejos inclui determinado produto ou marca, você não precisa perder horas navegando por páginas similares. Mantenha o foco!

Outra vantagem aqui, é que alguns sites possuem descontos exclusivos para clientes cadastrados. Você irá receber as promoções e as novidades em primeira mão!

Priorize a sua lista

Sim, a lista novamente. Lembra que falamos lá em cima sobre ela? Tente o máximo possível se ater a sua. Nesse período as tentações são grandes e se você não estabelecer limites pode acabar deixando de comprar algo importante ou comprar coisas que não eram necessárias.

Uma dica válida é fazer uma previsão realista de gastos. Anote o valor exato que você pode gastar e tenha uma margem para os gastos extras. Observe o que realmente entrou na Black Friday e compensa ser comprado nessa ocasião. Aliás, nem todos os produtos das lojas entram na Black Friday. Identifique os itens de sua lista e marque suas opções.

Depois disso, caso você ainda tenha uma reserva de dinheiro, pode navegar à vontade!

Verifique a reputação das lojas

A internet não é uma terra sem lei. Lojas com comportamento questionável tendem a ser denunciadas por suas práticas. Antes de fechar a compra, verifique a reputação da loja em sites de confiança como ReclameAqui e o Procon.

Essa pesquisa pode evitar dores de cabeça no futuro. Se um lojista ou vendedor tem muitas reclamações acumuladadas e poucas respostas aos clientes, isso pode ser um sinal de que você não será atendido da melhor forma.

  • O Procon São Paulo possui uma lista atualizada de sites que não são recomendados para compras. Clique aqui e confira.

Em caso de dúvidas, você ainda pode acessar a Cartilha do Consumidor. Nela você encontra informações sobre os direitos básicos, práticas abusivas e responsabilidades do fornecedor.

Compre fora dos horários de pico

Se você sabe o que vai comprar e já verificou a credibilidade da loja, agora é hora de ir às compras. Mas, atenção!  Fuja dos horários de pico do e-commerce. Nesses períodos os servidores ficam congestionados e os sites lentos.

E se você precisar tirar uma dúvida com o atendimento on-line, a espera pode ser cansativa. No Brasil existem pesquisas que revelam que o pico da atividade nos e-commerce é das 12 às 14 horas. Por isso, evite esse horário.

Descontos milagrosos

Descontos agressivos, produtos quase de graça e loja desconhecidas podem ser armadilhas.

Algumas vezes, em busca da melhor maneira de entrar no mercado online, alguns lojistas adotam estratégias ousadas, oferecendo produtos com até 70% de desconto. Mas note: normalmente esse valor será atribuído a um item ou categoria específica.

Tome especial cuidado quando encontrar sites que oferecem descontos milagrosos, eles quase nunca acontecem e nem tudo é o que parece.

Entenda a política de troca e devolução e de pagamento

Um detalhe importante e que deve ser levado em consideração é a forma de pagamento. Sites que oferecem somente a opção de pagamento por boleto devem ser evitados. Prefira os sites que oferecem a possibilidade de compra por cartão de crédito. Essa opção pode trazer algumas garantias extras na hora de finalizar o seu pedido.

Fique atento às “pegadinhas”. Nem sempre parcelar as compras pode ser um bom negócio. Compras à vista normalmente representam boas opções de economia, já as parceladas podem ter juros inclusos. Faça as contas antes de fechar o pedido.

Só utilize seu cartão de crédito ou débito em sites que utilizam protocolo HTTPS ou plataformas de pagamento conhecidas. Essa é uma segurança a mais na hora de finalizar suas compras.

Conseguiu tirar as dúvidas de como participar da Black Friday? Então aproveite as dicas e comece já a fazer suas pesquisas. Tenha sempre em mente que ao fechar uma compra em um e-commerce você estará confiando na credibilidade daquela loja.  

Caso você tenha alguma dificuldade ou algo ocorra de forma não foi planejada, entre em contato com a loja ou empresa. Se não conseguir resolver, vá ao Procon ou acesse sites de confiança como ReclameAqui e registre sua queixa. Essa é uma forma de colaborar para que outras pessoas não sejam prejudicadas no futuro.

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (93% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *