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28 ideias de ações para as datas especiais de 2017 no e-commerce

Juliana Battistelli

O calendário de 2017 está repleto de oportunidades para você aumentar o faturamento da sua loja, se diferenciando da concorrência. É importante entendermos que promoções e ações sazonais são apenas parte de uma estratégia macro de marketing para o E-commerce. Elas funcionam muito bem pra dar um empurrãozinho e levar aquele contato (seja lead ou quem já comprou) que está em cima do muro a bater o martelo.

Esse post vai listar algumas ideias criativas, que vão um pouco além do velho “banner no site e post nas redes sociais”.

Quanto maior for a sua lista de contatos e quanto mais informações vocês tiver sobre eles, maior vai ser o impacto das suas ações. Com isso em mente, vamos ao primeiro passo da estratégia: priorização.

Escolhendo as datas de participação

Em quais datas a sua loja virtual deve investir esforços? Quais são as datas que mais convertem pra você? Separamos alguns pontos que devem ser levados em consideração:

  1. Nicho de Mercado – É dia do esportista e você vende artigos esportivos? Faz sentido. Se você vender artigos de decoração, nem tanto.
  2. Períodos de Pico no Ano – Dia das mães, namorados, crianças, Black Friday/Natal. Essas são as datas em que as pessoas já estão mais propícias a comprar, por necessidade sazonal.
  3. Dia do mês – Cai entre os dias 6 e 11 do mês, que é quando a maioria recebe o salário e os saldos dos cartões são zerados.
  4. Benchmarking com os concorrentes – A idéia não é copiar, mas sair na frente e identificar onde os concorrentes deixaram a desejar para explorar isso ao máximo.
  5. Quem é a sua base – As vezes, você consegue identificar e segmentar a sua base em cima dos conteúdos que ela consumiu, páginas que visitou e seus dados cadastrais para identificar possíveis datas a serem exploradas.

Ideias para datas especiais

Dia das Mães

Na sua opinião, o que pesa mais para um filho: a alegria de ver a mãe contente ou o medo de ver a mãe desapontada? Esse é o tipo de pergunta que deve ser feita durante a fase de planejamento de todas as datas, principalmente para o dia das mães. A resposta dessa pergunta vai te servir de pilar para a estratégia de comunicação, de seleção de produtos, precificação, frete, entre outros. Seguem algumas ideias práticas:

  • Criar categoria específica para o dia das mães – Recheada de produtos que foram escolhidos a dedo pela sua equipe para garantir o presente certo.
  • Produtos “personalizados” – Jóias, acessórios para celulares, brindes, tudo que possa ter o nome Mãe atrelado surtirá grande efeito.
  • Upsell!! Kits com vários produtos diferentes podem ser a sua chave para um ticket médio muito mais alto.
  • Conquiste novos clientes – A coisa mais linda de vender como presente é que quem recebe provavelmente ainda não conhece a sua loja. Use a experiência de recebimento para cativar e conquistar essa nova cliente. Um cupom “Bônus especial para as mamães” também vai ajudar.
  • SEO – Nem adianta começar a escrever conteúdo no blog uma semana antes do dia das mães na esperança de subir no ranking orgânico. Faça isso o ano todo e quando houver o pico de buscas, você estará bem posicionado.

Dia dos Namorados

Segundo o eBit, R$1,65 Bilhão foi faturado no E-commerce durante a data em 2016. Todos os seus concorrentes estão de olho na data e a tendência que temos identificado é que homens geralmente não sabem o que comprar e fazem sempre na última hora. As mulheres pesquisam bastante e compram com mais autoridade. Vamos às dicas:

  • Vale a pena repetir a dose do dia das mães com uma categoria específica para a data dos namorados.
  • Lista de desejo – Já com um mês de antecedência você pode desenvolver uma maneira de permitir que as pessoas criem listas de desejo e enviem para seus parceiros via email ou social media.
  • Guia de como encantar sua namorada – Os homens geralmente sofrem mais na escolha, que gera uma grande oportunidade para um conteúdo rico que vai atrair o seu público-alvo. Use os dados que ele forneceu na hora de baixar o e-Book para se comunicar posteriormente, com relevância.
  • Ofereça uma opção rápida de entrega para até 7 dias antes da data. Explore o fato de deixarmos tudo pra última hora a seu favor.
  • Lembre-se de que quem compra não é quem recebe e que, se você é especialista em produtos para um único sexo, esse novo contato precisa ser reconhecido e tratado como um “comprador de ocasião”.

Dia dos Pais

A gente sabe que se fosse por eles, um abraço bastaria. Mas como essa é uma das datas que mais vendem no E-commerce, com R$1,76 Bilhão em 2016, precisamos aproveitar a oportunidade.

Em geral uma das maiores diferenças entre o dia dos pais e o dia das mães é o apelo emocional que difere (se tínhamos medo de desapontar a mãe, talvez nesse caso tenhamos vontade de surpreender o pai). A ideia principal para a data é a seguinte:

  • Criação de quizzes e guias para identificar o perfil do pai e apontar o usuário na direção dos produtos corretos para surpreendê-lo.

Dia das Crianças

Por mais que a data seja restrita a produtos infantis, ela representa uma bela fatia do faturamento do E-commerce, com R$1 Bilhão em 2016. Os pais estão, acima de tudo, preocupados com o longo prazo. Enquanto compras comuns estão geralmente centradas em resolver um problema atual, pais sempre levam em consideração o efeito do hoje no amanhã. Com isso em mente, seguem as dicas pra você que se encaixa no perfil:

  • Conteúdo de valor – Se você ainda não está ajudando os pais que compram na sua loja a lidar com os desafios diários em casa, está perdendo uma grande oportunidade. Os pais de hoje, da geração Y, extremamente conectados e informados, estão buscando continuamente como lidar com seus problemas online.
  • Nostalgia – Se uma boa parte dos seus clientes pertence a uma certa faixa etária (estamos falando dos pais), fica fácil escolher produtos e mensagens relevantes, baseados no que ELES gostavam quando eram crianças.
  • Descontos por volume – incentivando os pais que têm mais de um filho a comprar tudo no mesmo lugar.

Black Friday

A data. O gigante do E-commerce no Brasil. Hoje, praticamente todas as lojas, tanto físicas quanto online, estão fazendo algum tipo de ação para atrair mais vendas. É importante que a sua estratégia esteja muito bem alinhada. Você pode usar a data para adquirir novos clientes, eliminando a sua margem de lucro, mas apostando na re-compra. Ou você pode ter como objetivo a lucratividade e precificar estrategicamente para fechar as vendas certas. Dicas:

  • Separe dentro da sua base, os clientes que compraram com desconto e os que sempre interagem com mensagens sobre descontos. Esses já te disseram que têm o perfil de economia. A sua comunicação será certeira e relevante.
  • Ofereça no seu site a opção das pessoas receberem as promoções antes do que o público em geral, com um pop-up otimizado que não atrapalhe a navegação no site.
  • Modifique o seu remetente de emails para “Black Friday MinhaLoja” durante a campanha, para chamar atenção.
  • Calcule cautelosamente a estratégia de desconto, vai ser baseada em porcentagem total ou em produtos específicos? Ambas podem afetar as vendas pré-Black Friday.
  • Diminua o tempo de carrinho abandonado para 5 minutos após o abandono e envie o segundo email depois de algumas horas. Até mesmo porque o preço mudará depois de alguns dias se você fizer cyber monday.

Natal

Muitas pessoas já estão comprando presentes e preocupadas com o final de ano. As dicas para a data são:

  • Categorias específicas, com produtos e kits prontos para presentear no natal.
  • Guias de compras com dicas de presentes para cada tipo de ocasião pertinente ao seu público-alvo.
  • Sedex com preço de PAC, incentivando as pessoas que deixaram a compra para a última hora.
  • Campanha institucional, inspirando as pessoas a reconhecerem a oportunidade de serem mais gratas, mais otimistas e mais felizes. A sua empresa nasceu para melhorar a vida das pessoas, use essa oportunidade para comunicar isso.

Conclusão

E-commerces que vivem correndo de data em data, pensando qual promoção fazer esse mês, ou quanto diminuir na margem de lucro no próximo mês, estão sempre correndo atrás do alvo, mas nunca em controle da situação. As estratégias de médio-longo prazo que envolvem a criação de laços reais com os clientes são as que realmente vão te fazer crescer.

Invista na aquisição de relacionamentos e use as datas comemorativas para mostrar ao seu cliente que a sua loja pode ajudá-lo e muito nessas decisões. Se ele tiver a certeza disso, você conseguiu atingir o objetivo que te fez criar a empresa.

Gostou das dicas para 2017? Então que tal atualiza-las em 2018! Clique aqui e confira o calendário para  o e-commerce 2018.

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