Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

De gota em gota e o efeito relâmpago

Os níveis do mar estão subindo. Isso acontece todo dia, e tem acontecido já faz um bom tempo. A maioria das pessoas não está percebendo, e não irá perceber, até que fique pior.

 

Por outro lado, um furacão ou uma inundação captura a atenção de todo mundo e nos faz partir para a ação.

 

O negócio é que, o progresso incremental diário (negativo ou positivo) é o que realmente causa transformação. Uma goteira figurativa, gota a gota. Mostrando-se, todo dia, ganhando força, se organizando para o longo prazo, construindo conexões, assentando  esse sutil, mas difícil trabalho, é como culturas mudam. Leva uma geração para mudar o panorama político ou para construir uma empresa de centenária.

 

Se você quer causar uma ação a curto prazo, o oposto é verdadeiro. A curto prazo, gota a gota raramente coloca as pessoas em alerta. É o relâmpago, a coordenada, acelerando o trabalho de muitas pessoas, que faz aqueles que estão no poder sentarem e notarem. Faça isso algumas vezes seguidas, ou cinquenta, ou cem, cada vez com mais impacto, e você pode intervir com sucesso.

 

O dinheiro complica isso, porque o dinheiro promete um atalho. Um orçamento maior de anúncios, ou mais CVs, ou mais contratações. Nós usamos o dinheiro para apressar, mas isso nos distrai do que estamos realmente buscamos construir.

 

Nós falhamos em dois caminhos: O primeiro, quando ignoramos as goteiras à nossa volta e descobrimos que fomos inundados por uma cultura de mudança incremental que não vimos chegando. E o segundo, quando pensamos que algumas palmas caóticas e sinceras serão suficientes para ter um impacto.

 

E nós alcançamos o sucesso quando combinamos o melhor dos dois mundos. Quando nos estabelecemos para o trabalho duro diário, construindo instituições de baixo para cima, e usamos os relâmpagos não somente como uma distração, mas como o ritmo de nosso movimento para frente.

 

Acesse o texto original de Seth Godin aqui.

 

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (93% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce