Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

E-business: sua empresa está pronta para ser um e-commerce?

O aumento no número de usuários da rede mundial de computadores e o crescimento do comércio eletrônico vêm impactando os negócios que utilizam meios eletrônicos. Esse movimento faz com que, cada vez mais, empreendedores de todos os setores queiram aderir ao e-commerce.

Entretanto, saber como funciona, quais as vantagens de desvantagens desse tipo de negócio. E o mais importante, se a sua empresa está preparada para ser um e-commerce são questões importantes para definir seu plano ação. É imprescindível responder a estas demandas, antes de dar início aos seus projetos. Continue a leitura, e acompanhe o primeiro post da série: como transformar sua empresa em um e-commerce!

O que é um e-business?

A primeira coisa que você, empreendedor, precisa saber é que um e-business não é a mesma coisa que e-commerce. Mesmo que você já tenha um negócio eletrônico, pode ser que transformar sua empresa em um e-commerce não seja a melhor opção neste momento.

Note, geralmente usamos a denominação negócio eletrônico ou e-business para tratar de empresas com ou sem fins lucrativos, que possuem atividades realizadas através de um meio digital. Isso não envolve necessariamente o comércio, mas abrange diferentes processos de organizações de vários setores como:

    • Relacionamento entre fornecedores
    • Administração de estoques
    • Desenvolvimento de estratégias de marketing e vendas
    • Treinamentos online
    • Comunicação interna
    • Desenvolvimento de produto
    • Consultas ou a emissão de guias e certidões; entre outros.

Dentro destes processos, que visam o uso de Intranet, Extranet e ou Internet para agilizar sistemas de informação ou a digitalização de negócios, temos empresas como: startups, escritórios de contabilidade, advocacia, administração de empresas, fábricas dos mais diversos segmentos, entre outros.

Já o e-commerce é uma área que pertence ao e-business. Porém tem seu foco voltado a maximizar o valor para o cliente e os lucros da empresa. Realizando negócios comerciais e transações financeiras exclusivamente através das plataformas do meio digital.

e-bussines

O que você precisa saber

Para transformar sua empresa em um e-commerce de sucesso é necessário que você tenha um cronograma organizado, com planos de ação e estratégias que possibilitem alcançar os melhores resultados. Portanto, é imprescindível que, desde o início, alguns itens sejam definidos.

Plano de negócios

Deve ser realizado pelo empreendedor em conjunto com uma equipe de marketing e vendas. Ele conta com identificação de oportunidades para captar recursos, formas de gerenciamento e plano de ação de marketing. Além deações direcionadas para vendas com definições de nicho de mercado, persona e valores de investimento. Esse planejamento irá dizer onde a empresa está, aonde deseja chegar e qual o melhor caminho para alcançar esses objetivos

Modelo organizacional

Um dos itens mais importantes do seu cronograma de trabalho. Deve ser dinâmico e estar de acordo com os objetivos do seu e-commerce e a visão do mercado, permitindo uma gestão nítida e eficiente.

A estrutura da organização influencia diretamente no desempenho, na gestão e nos resultados obtidos. Esse item deve estar alinhado ao plano de negócios e nivelar as métricas para tomada de decisões eficientes.

Estrutura de produção e logística

Empresas que conseguem atingir uma boa estruturação e coordenação dos processos de produção e logística integrada, alinhadas ao gerenciamento estratégico da empresa, garantem operações mais produtivas. Além disso elas se tornam mais flexíveis, ágeis e economicamente sustentáveis. Isso é possível através da implementação de softwares de apoio e provedores de serviços logísticos que estimulem a otimização dos processos.

Escolha da plataforma

Existem diversas plataformas, e este é um ponto sensível na conversão do seu e-commerce. Além dos modelos disponíveis, a definição deve ser baseada no seu segmento, no tamanho da sua operação e no valor a ser investido.

Algumas plataformas como Magento, WooCommerce, Shopify e BigCommerce podem tornar as vendas on-line mais atrativas, através da entrega de melhores experiências para os usuários. Elas desempenham um papel decisivo no sucesso ou fracasso de empresas

Gateway de pagamento

A escolha deste item deve levar em conta a praticidade de adaptação, atendimento, recursos disponíveis e modelos de relatórios. Os principais Gateways são: Braspag, CobreBem, BoldCron, CobreDireto, SuperPay, Locaweb e MundiPagg. Neste ponto, sugerimos que seja investida uma atenção especial, visto que problemas com este item em especial podem representar até 50% dos problemas de pagamento em alguns setores do e-commerce.

Estratégia de marketing e vendas

Empresas físicas e virtuais necessitam de estratégias diferentes para conquistar o consumidor. Para se ter sucesso no mundo virtual não basta criar um site e colocá-lo no ar.

É necessário que se implemente um conjunto de técnicas que vai do monitoramento e segmentação às estratégias de posicionamento de produtos e identificação de tendências e oportunidades. Esses itens devem ser alinhados junto a uma empresa de marketing competente, que entregue valor e faça com que a sua marca se relacione de forma relevante com o seu cliente.

Próximos passos

Como visto são inúmeros os passos a serem seguidos, para transformar sua empresa em um e-commerce sendo necessário que você analise os diferentes pontos do processo. Nos próximos posts vamos explorar este passo a passo, com mais detalhes, exemplos e de forma mais aprofundada. Fique de olho!

Afinal de contas, para se ter um e-commerce de sucesso é necessário ter uma gestão que seja sustentável e lucrativa, que se adeque ao seu planejamento, atendendo aos propósitos financeiros da empresa e conquistando a audiência.

Agora, que você já começou o processo de organização, que tal ver um pouco mais sobre os temas que envolvem a transformação do seu negócio em um e-commerce?

O post sobre a lucratividade do e-commerce é uma leitura obrigatória para todo empreendedor que pretende definir sua estratégia e mudar o formato de sua empresa.

Esse conteúdo foi útil?
3.00 avg. rating (64% score) - 4 votes

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *