Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

E-mail Marketing ainda funciona? As principais táticas do canal

Recentemente, o presidente Michel Temer sancionou parcialmente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Com esse fato e o aumento de concorrência online, uma pergunta nos ronda: qual é o futuro do e-mail marketing?

Em meio de tantas incertezas, há quem considere a possibilidade de agir a partir de outros métodos. Por exemplo, quem nunca usou ou já pensou em comprar bases de e-mails?

Se sua resposta foi nunca, você está no caminho certo. Mas se foi sim, ainda existem muitas empresas e profissionais adeptos dessa prática. Portanto, se você ainda tem dúvidas, fica uma dica: jamais compre bases de e-mails.

Além de ser um ato intrusivo, pode te custar muito caro e gerar diversos problemas. Tal ato vai totalmente contra as boas práticas que o Inbound Marketing, que tem em sua metodologia o marketing de permissão. Ao utilizar uma base comprada, você pode receber centenas, ou até milhares de endereços, mas não um público engajado e que tenha a ver com o contexto do seu negócio.

E não para aí: os problemas gerados por essa má prática são bem mais profundos. Continue a leitura e saiba mais!

Hard bounce

O hard bounce pode ser um grande vilão na sua estratégia de e-mails. Altas taxas podem ocorrer quando uma mensagens de e-mail, por questões permanentes, podem deixar de ser entregues. Confira os principais causadores:

  • O email pode estar escrito de forma incorreta ou o domínio ser inexistente
  • O destinatário de e-mail não existe
  • Os provedores/servidores de e-mail bloquearam mensagens enviadas por remetentes específicos

São pontos que requerem bastante atenção, pois essa é uma consequência para todas as mensagens enviadas em excesso, e principalmente sem autorização, que foram adquiridas de algum parceiro ou listas compradas. Quando isso acontece, suas mensagens são consideradas indesejadas e você é identificado como um spammer.

Spam

Os spammers são pessoas que praticam o envio de e-mail ou qualquer outro tipo de mensagem para pessoas sem que elas tenham autorizado. Não importa se o e-mail inclui vírus, oferece produtos ou dicas bem intencionadas: qualquer conteúdo enviado sem autorização é considerado spam.

Os provedores de e-mail estão a cada dia mais eficientes e aprimoram mecanismos para identificar se uma mensagem é spam ou não. O Gmail, por exemplo, é um provedor que está cada vez mais atento a esse tipo de remetente e às mensagens enviadas por eles.

Uma das técnicas inclui o oferecimento de marcadores de mensagens e domínios como indesejados. Além disso, a plataforma também conta com Spam Traps, espécies de “armadilhas” para coletar spams e aprender como eles funcionam e são distribuídos.

O uso dessa ferramenta aperfeiçoa a experiência do usuário, impedindo que mensagens importantes sejam identificadas como spam e vice-versa. Ela funciona como uma espécie de alerta que, ao ser acionada, afeta diretamente e de forma drástica a entregabilidade de quem estiver enviando essas mensagens.

Baixas taxas

Se uma empresa envia conteúdos não autorizados, nada mais natural que a efetividade do e-mail marketing seja muito baixa. Afinal, ao comprar uma base de e-mails, não há como saber se as pessoas presentes nela estão interessadas em seus produtos ou serviços. O resultado é uma taxa de abertura e cliques baixo, fazendo com que seu desempenho seja cada vez menor.

Esses baixos índices ferem diretamente e de forma negativa a sua reputação e aumenta ainda mais as incidências para os filtros anti-spam, fazendo com que a entregabilidade seja comprometida. Além disso, pessoas que poderiam ser possíveis clientes do seu negócio podem desenvolver uma imagem negativa da empresa, por estar usando uma estratégia e comunicação invasiva.

Seu domínio em blacklist

Todos os pontos comentados acima, se não forem bem alinhados com estratégias atentas e com boas práticas, poderá ser um caminho sem volta para seu domínio cair em uma blacklist.

Essa lista é um índice que concentra domínio, e-mails e até endereços de IP que foram apontados ou denunciados como spammers. Essa classificação é realizada aos remetentes que não respeitam as boas práticas de comunicação ao entregar mensagens indesejadas nas caixas de entrada dos usuários. Dessa forma, os provedores de e-mail podem proteger seus usuários, penalizando as entregas que estejam causando transtornos e abordagens sem consentimento.

Não temos hoje um processo padrão de ações que façam com que esses IPs ou domínios sejam retirados nessas listas. O que é recomendado, além das boas práticas que evitam esse contratempo, é contatar a empresa responsável pelo índice e entender o que é necessário para essa exclusão. Antes disso, é importante ster certeza que seu domínio está realmente em uma blacklist. Para isso, utilize ferramentas como MXToolbox ou Black List Alert.

Os spams estão cada vez menos efetivos e com punições maiores, como os pontos apresentados deixam claro. Para evitar tais problemas, é importante trabalhar com estratégias de marketing permissivos, o que irá gerar uma base saudável para o seu negócio.

Inbound Commerce – Marketing de atração

Hoje em dia, a urgência e o tempo são muito valorizados. Por isso, as empresas devem empregar comunicações com seus clientes em potenciais que sejam transparentes e atrativas. Para isso, é recomendado alinhar os interesses e perfis de usuários com suas estratégias, produtos e serviços.

É a partir dessa premissa que nasce o Inbound Commerce. Seu foco é gerar valor ao público, buscando soluções para as suas dores e entendendo suas motivações, ajudando na decisão de qual melhor produto e momento para adquiri-lo.

Com essas estratégias é possível conseguir informações privilegiadas desse usuário, que farão seu contato e relacionamento com ele ser mais assertivo. Ao invés de forçar os usuários com produtos ou serviços que a sua empresa comercializa, você poderá apresentar atributos, solução de problemas e assim ter cada vez mais segmentações qualificadas.

Mais importante do que isso é conquistar a permissão do usuário para o envio de mensagens constantes. Com a estratégia, as comunicações serão relevantes e do interesse do cliente, criando uma relação de confiança e credibilidade com a sua marca.

Com esse vínculo mais próximo e inteligente, você conseguirá entender cada vez mais o que seu público busca. A partir disso, é possível oferecer soluções personalizadas e ideais.

Mensurando seus resultados

Mensurar os resultados é o ponto principal das estratégias que você desenvolver. Ao realizar essa análise, você poderá entender se está no caminho certo e como poderá melhorar e potencializar o que estiver trazendo retorno. É necessário que você entenda a importância de acompanhar de perto e com cuidado essas métricas: essa é uma chave para o sucesso do seu negócio.

Sem métricas, é mais dificultoso entender qual caminho deve ser seguido, o que pode ser melhorado e a sua distância de atingir seus objetivos traçados.

Portanto, estabeleça critérios para cada uma das ações e como seu planejamento estratégico poderá te ajudar no resultado do negócio. É importante analisar qual o impacto essas métricas terão, para que você entenda se o seu negócio está sendo promissor ou não, e possa ter tempo de refazer e tomar a decisão baseada em análises de quais ajustes essas ações necessitam.

Principais taxas de Email Marketing

Cada negócio ou segmento tem um padrão específico. Isso está muito ligado a como você trabalha sua base captada, e também com as estratégias de nutrição e segmentação que possui para o seu negócio de acordo com seus objetivos.

Caso você precise de um parâmetro das taxas mais relevantes, levando em consideração um bom planejamento estratégico assertivo, esses são os números mais adequados. Confira:

Taxa (%) Grau
Abertura 15% Mínimo
Clique 3% Mínimo
Descadastro 1% Máximo
Spam 0,1% Máximo
Faturamento 10% Mínimo

Com todas essas informações e dicas, está na hora de você rever suas estratégias de email marketing e entender a efetividade que essas ações estão trazendo para o seu negócio.

Te convidamos a se aprofundar mais sobre os benefícios que a metodologia do inbound pode te trazer de resultados positivos para seu negócio. Conheça o Guia Completo de Inbound Commerce!

e-mail marketing

Texto escrito por Pierre Baptista, Coordinator Strategy da Nação Digital.

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (95% score) - 2 votes

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce