Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

8 dicas para escrever conteúdo de qualidade

Por: Karina Azevedo/Content Writer.

Você já passou pela aterradora experiência de encarar um documento em branco sem nenhuma ideia de como começar a escrever? Pois saiba que você não está sozinho! O sentimento é comum na vida de quem escreve ou trabalha com conteúdo e, dizem por aí, até os mais renomados escritores passam por isso de vez em quando.

Porém, é preciso não se deixar assustar pelo fantasma da folha em branco. Conteúdo de qualidade é um aliado poderoso de uma gama de estratégias e pode fazer maravilhas pelo seu negócio. Mas, para que esse conteúdo funcione como deve, é preciso, primeiro, que ele seja criado como deve.

Investir em marketing de conteúdo não significa sair digitando palavras a esmo – pelo contrário. É preciso planejar cada detalhe, criando conteúdo de qualidade, que faça sentido e tenha relevância tanto para seus objetivos quanto para seu público.

Para melhorar suas técnicas de escrita na hora de produzir conteúdo, confira algumas dicas que fazem toda a diferença no processo de criação.

1. Busque referências e confira o que já foi feito

Do que estão falando na sua área? O que a sua empresa já produziu? E os concorrentes? Saber quais são os principais temas em pauta no seu segmento de atuação vai ajudar a ter ideias, a formular assuntos e até a sair do óbvio, trazendo novidades e abordando questões com criatividade.

Não tenha preguiça de pesquisar! Dedique uma parte do seu tempo a esse momento e reúna o máximo de informações e conhecimento possíveis. Assim, o seu conteúdo já nasce com uma base sólida e você consegue lidar com o planejamento com maior clareza.

2. Conheça o seu público

Pouco adianta conhecer bem a sua área e pensar em temas e assuntos incríveis se eles não forem relevantes para o seu público. Conheça seu público, entenda quais são seus interesses e preocupe-se em falar a mesma linguagem dele.

Aqui você percebe na prática mais um ponto de grande importância na criação de buyer personas: com as personas definidas, o processo de criação de conteúdo fica mais simples e funciona muito melhor. Assim você consegue prever temas relevantes, formatos e linguagem mais adequados.

3. Faça um roteiro ou mapa do texto

Começar um texto do zero é, muitas vezes, desafiador. Antes de começar a escrever o texto de fato, faça um roteiro ou mapa dos tópicos que pretende abordar. Isso vai ajudar muito na hora de enxergar o texto num todo, criando um caminho lógico a ser seguido e fazendo com que você consiga dar conta de tudo o que pensou sem perder o foco.

No roteiro, tente criar uma estrutura clara para o texto, com início, meio e fim. Inclua também os principais pontos e tópicos a serem abordados no conteúdo. Se for trabalhar com a inclusão de links e imagens, esse é um bom momento para deixá-los separados.

ações para calendário do e-commerce

Faça um roteiro dos tópicos que pretende abordar no texto, incluindo assuntos, links e imagens. Imagem: Pexels.

4. Capriche no título

Os títulos são uma parte importante de qualquer conteúdo; afinal, são eles os responsáveis por atrair e convencer ou não o leitor a continuar a leitura. Portanto, capriche na hora de criar títulos para os seus conteúdos – sejam eles posts no blog, e-books ou e-mails.

Caso não consiga bolar um título interessante logo de cara, não se apavore: tudo bem deixar para pensar nisso apenas depois de terminar de escrever o texto. Com o texto completo e seus pensamentos concluídos pode ser mais fácil criar um título atrativo e adequado ao conteúdo.

5. Seja objetivo

Nada de ficar enrolando ou de produzir textos quilométricos que não chegam a lugar algum. Vá direto ao ponto! Concentre-se em passar as informações que importam e faça isso de forma clara e objetiva. Para contribuir com a leitura, experimente dividir o texto em tópicos, trabalhar subtítulos e destacar palavras em negrito.

Pense em como boa parte do conteúdo na internet é consumido: com rapidez, em pequenos intervalos de tempo, disputando a atenção com outras atividades. Escrevendo de forma objetiva e utilizando recursos que facilitam a compreensão do assunto, você estará produzindo conteúdos condizentes com a forma que serão consumidos.

6. Pratique

Eis um clichê verdadeiro: a prática faz a perfeição. Quanto mais você praticar o processo de criação de conteúdo, maior será a sua facilidade na hora de encarar o documento em branco, tanto em relação às técnicas de escrita quanto a ideias para novos assuntos e planejamento da estrutura do texto.

É com a prática também que vai ficar claro aquilo que funciona melhor para o seu público e combina mais com os objetivos e com o perfil da sua empresa.

7. Revisar é preciso

Jamais clique em enviar antes de fazer uma revisão cuidadosa do conteúdo! Pequenos erros cometidos por falta de atenção podem causar mal entendidos ou um impacto negativo no leitor. Na revisão, cuide de perceber e corrigir erros de digitação, discordâncias gramaticais, palavras repetidas e erros ortográficos.

Apoie-se em ferramentas que podem ajudar: corretores ortográficos automáticos, dicionários de sinônimos e o bom e velho dicionário tradicional são excelentes fontes de pesquisa. Se possível, conte com outra pessoa para fazer a leitura e ter um outro olhar sobre o texto. Às vezes, trabalhamos tanto tempo em um mesmo conteúdo que acabamos com o olhar “acostumado” e deixamos passar algumas coisas.

8. Crie um calendário de produção

Definir prazos – ainda que para você mesmo – é importante. Crie um calendário de produção de conteúdo, com datas e horários limite para concluir tarefas. Essa não é uma dica válida apenas para quem tem tendência a deixar as coisas para depois, mas também para os perfeccionistas de plantão. Estabelecer prazos ajuda a ter um controle maior sobre o que precisa ser feito e a, de fato, ter as coisas completas e finalizadas.

Anotou as dicas? Então, prepare-se para escrever conteúdo de qualidade!

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (93% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *