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15 fórmulas de sucesso para escrever títulos atrativos no blog de e-commerce

Juliana Battistelli

Por: Marina Trevisan/Content Expert

Você já sabe da importância do blog para o marketing digital do seu e-commerce, já sabe que ele  faz parte da fase de atração na sua estratégia de inbound marketing e também já sabe como gerar conteúdo de valor para e-commerce, utilizando o inbound commerce. Mas você sabe o que faz com que o seu cliente abra e leia o seu conteúdo?

O título. O título é a sua única oportunidade, seu bilhete premiado, para que o cliente acesse seu conteúdo e possa converter aquele acesso em tráfegos e venda. E justamente por isto, o título deve fazer com que seu cliente sinta que não pode (e não quer) perder o conteúdo, ser um título que ele deseja compartilhar com os conhecidos e colocar em sua timeline.

Pense comigo: Você estudou seu público, desenvolveu buyers personas, gerou conteúdo de valor, escreveu, reescreveu, se organizou e preparou tudo para que o conteúdo seja interessante e leve seu cliente para o e-commerce. Mas aí, seu cliente não abre o link, não lê seu conteúdo, passa despercebido e você perde a oportunidade.

De acordo com o blog Copyblogger e CoSchedule, 8 a cada 10 pessoas vão ler seu título, mas apenas 2 delas irão abrir e ler seu conteúdo. Isto que dizer que seu tráfego pode variar em até 500% apenas por causa do seu título.

Por isto, para que o seu conteúdo receba toda a atenção que merece com um título sensacional, vale seguir alguns critérios:

Benefício

Por que alguém abriria o link para o seu conteúdo? Porque você prometeu um benefício! Este benefício está diretamente ligado com quem é sua persona e quais as dificuldades que ela enfrenta. Você pode estar ensinando como gerenciar um consultório odontológico, ou a melhor maneira de organizar a cozinha, ou ainda como instalar um conversor digital, contanto que estes temas sejam relevantes para o seu público e que veja o benefício que ele terá com aquele conteúdo, que você prometeu no título (e deve cumprir no texto).

Isto exige que você conheça seu público de forma extensa e profunda, mas garante também que você solucione as maiores questões, dúvidas e necessidades que ele possui de forma assertiva e pontual. Por isto, para criar um título efetivo, descubra primeiro qual benefício você deve oferecer ao seu público.

Expectativa e Curiosidade

Por que você abriria um link se ele não lhe causasse interesse? Um bom título deve causar o suspense da promessa, e também incentivar a pessoa a abrir por pura e intuitiva curiosidade. Para gerar expectativa você pode usar recursos como segredos, dicas, curiosidades que a pessoa não sabe, ou precisa conhecer, ou ainda se apoiar no uso de autoridades que são referências no tema.

Senso de Urgência

Seu título deve fazer quem está lendo pensar: eu realmente preciso ler este texto agora porque ele vai mudar minha vida depois que eu ler ele. Pode parecer exagerado, mas em menor escala, o benefício deve estar diretamente relacionado com um senso urgência. Por exemplo, para um empreendedor, as dicas que você vai oferecer sobre a gestão do negócio serão tão relevantes que ele não pode ficar sem ler, ou senão ficará para trás, estará perdendo uma grande oportunidade de fazer seu negócio crescer ou ainda vender mais.

Este senso de urgência pode ser adicionado ao título com verbos que remetem à atitudes que a pessoa deveria estar tomando, ou assuntos que ela deveria conhecer, ou ainda baseado na temporalidade, mostrando um prazo curto e convincente em que uma meta foi atingida.

O caminho mais curto

Todos nós queremos descobrir a solução mais rápida, mais fácil e simples para melhorar nossa rotina. Queremos descobrir truques, dicas e métodos para agilizar nossas vidas e nos tornarmos mais eficientes. Por isto, o sucesso das publicações que começam com “como..” é inegável. Isto porque, com vidas corridas, milhares de informações disponíveis e necessidades cada vez mais abrangentes, posts que ensinam de forma rápida e simples são cada vez mais interessantes para o público. Por isto, começar o título com “Como fazer / organizar / melhorar / limpar / descobrir / facilitar” promete que você ensinará a solução que o leitor procura (o benefício, lembra?)

Especificidade

De nada adianta um título que promete um benefício vago. Como você vai estimular o senso de urgência ou prometer uma vida melhor e mais rápida se seu leitor não sabe se aquele benefício faz referência a necessidade dele? Por exemplo: “Como decorar sem gastar muito”. Decorar o que? Uma casa? Um apartamento? Uma mansão? Uma kitnet? Para quem estão falando? O que é gastar muito?

Agora se você usa um título específico como “Como decorar o seu primeiro apartamento sem gastar muito”, sabemos que o conteúdo entregará como decorar um apartamento, para um(a) jovem que acabou de se mudar para o seu primeiro apartamento, provavelmente tem entre 20-25 anos, tem interesse por decoração, não tem muito dinheiro, e procura por soluções simples para deixar a casa com cara de lar.

Utilizar um título tão específico é vantajoso porque refina a audiência. Apenas as pessoas que se identificaram com as características subentendidas no título clicarão, permitindo que você fale diretamente (e somente) com elas, porque o conteúdo genuinamente as interessa.

Linguagem

Ser específico também significa utilizar a linguagem do seu público. Isto porque, quando seu público lê um título que utiliza a mesma linguagem que ele utiliza para descrever uma situação, ele se identifica. Reformular uma questão com termos usados pelo seu público (jovem ou adulto, conservador ou extrovertido) é essencial para que o público veja em seu título a solução para o problema.

Agora que você já sabe o que o seu título deve transmitir, confira algumas fórmulas prontas para escrevê-los:

1. Lista + benefício

20 maneiras de relaxar após um dia estressante no trabalho

25 livros para aprender a cozinhar como um chef de cozinha

2. Listas + Senso de urgência

10 livros que você precisa ler sobre empreendedorismo

10 segredos de produtividade para vender mais no ramo imobiliário

15 perguntas que você precisa fazer antes de contratar alguém

3. Lista + Curiosidade

10 coisas que você não sabia sobre o Canadá

5 perguntas que você deve fazer antes de se mudar com alguém

4. Lista + Motivação

10 motivos para visitar Gramado no Natal

5 razões para optar por um sistema de segurança integrado

5. Lista + Autoridade

5 hábitos que todo empreendedor de sucesso tem para um bom dia de trabalho

10 coisas que toda pessoa com inteligência emocional evita em um relacionamento

As 10 estratégias de Sophia Amoruso para uma equipe sempre feliz

6. Superlativo + Benefício

A melhor maneira de conseguir mais tráfego para o seu blog

O melhor aplicativo para gerenciar suas redes sociais

O aplicativo mais usado para programar publicações nas redes sociais

A forma mais eficiente de conseguir seguidores no Twitter

7. Superlativo + Autoridade

O modelo de gestão que os melhores líderes do Vale do Sicílio estão usando

A melhor maneira de cozinhar salmão segundo Jamie Oliver

A melhor forma de pedir um aumento segundo os especialistas

8. Superlativo + Curiosidade

O aplicativo mais baixado no ano não é o que você esperava

As cidades mais bonitas do mundo que você nunca ouviu falar

Os melhores e mais subestimados investimentos para se fazer 2016

9. Tutorial + Benefício (Finalidade)

Como preparar um banho de banheira para aliviar tensões do corpo

Como planejar as refeições da semana para comer de forma mais saudável

Como organizar sua agenda para ser mais produtivo

10. Tutoria + Benefício Duplo

Como organizar e limpar sua cozinha sem estresse

Como estruturar sua estratégia de Marketing e vender mais no e-commerce

Como organizar seu tempo e ser mais produtivo

11. Tutoria + Autoridade

Como nós aumentamos as vendas em 250% nos últimos três meses

Como Elon Musk revolucionou o mundo do pagamento online com o Paypal

12. Tutorial + Senso de Urgência

Consiga 10k visitas mensais em 3 meses

Torne sua loja conhecida em apenas 45 dias utilizando redes sociais

Como colocar um site no ar hoje usando o Squarespace

13. Expectativa + Benefício

A invenção tecnológica que pode mudar a forma como nos comunicamos

O novo seriado que você precisa assistir sobre negociação

A novidade que irá transformar como compramos online

14. Expectativa + Autoridade

O segredo de Gordon Ramsey para um restaurante de sucesso

5 coisas que você não sabia sobre o modelo de gestão do Starbucks

15. Motivação + Especificidade

Porque você nunca deve usar bicarbonato na limpeza diária

Porque você sempre deve trancar a gaveta do escritório antes de sair

Porque você nunca deve acessar o WhatsApp Web em um WiFi público

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