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Fases do Inbound: como atrair o cliente com inbound commerce

Juliana Battistelli

Inbound marketing se trata de publicar o conteúdo certo, no lugar certo e na hora certa, de forma relevante para seu público e sem ser invasivo. A partir do inbound commerce é possível estabelecer seu e-commerce como expert no mercado, ganhar posicionamento orgânico (SEO) e aumentar seu Retorno Sobre Investimento (ROI). Este é o primeiro texto da série fases do inbound, onde vamos tratar sobre como guiar os visitantes de seu e-commerce dentro do funil de vendas.

Como atrair o cliente com inbound commerce

A fase de atração é a que irá gerar o gatilho para as pessoas certas visitarem o seu site. Mas quais são as pessoas certas? Essas são suas buyer personas, aquelas que tem um interesse real sobre os seus produtos e que vão gerar o tráfego certo para seu site. Todo o seu negócio é construído em torno destas personas e, na fase de atração, existem algumas ferramentas que são mais usadas para transformar estranhos em visitantes.

Site/Blog

O seu site e blog são a porta de entrada para qualquer visitante. Mostre sua cara e cause uma boa primeira impressão. Otimize seu site para a versão que irá se adequar melhor ao seu público, seus produtos ou serviços. Tenha uma boa usabilidade e ofereça conteúdos claros, úteis e objetivos em sua página. Já o blog é a ferramenta de atração mais efetiva para o inbound. Para ser encontrado por clientes ideais, crie conteúdos de valor que respondam aos problemas de seus consumidores e que comecem a criar um relacionamento entre eles e sua marca. Por exemplo: se sua empresa oferece câmeras fotográficas profissionais, no blog trate de assuntos como indicações de locações para ensaios, inovações tecnológicas em obturadores ou qual a melhor lente para fotos de paisagem.

SEO

Qualquer processo de compra online começa com uma busca, normalmente por meio de perguntas em  ferramentas de pesquisa. Garanta o seu destaque nas buscas orgânicas: com análises e monitoramento, busque por palavras-chave, otimize suas páginas, crie conteúdos de valor e links em torno de cada um deles que irão conversar com suas buyer personas. Por exemplo: se você possui um e-commerce de roupas femininas de inverno, garanta que seu site terá uma boa visualização das imagens, insira palavras-chave como frio, inverno, casacos femininos, separe seus produtos em categorias e crie URLs amigáveis. Entenda mais sobre SEO aqui.

Mídias Sociais

Faça seus conteúdos serem lembrados desde a primeira das fases do inbound. Para isso, compartilhe os textos do seu blog nas redes sociais, tenha uma presença ativa para solucionar dúvidas ou problemas em cada canal, publique conteúdos interessantes e adequados para cada plataforma e gere engajamento com seus consumidores. Por exemplo: se seu e-commerce oferece peças de automóveis, crie grupos no facebook para gerar discussões sobre formas de personalizar seu carro, publique tutoriais de uso para cada peça em sua página e ofereça um canal de contato para tirar dúvidas. Conheça as melhores práticas de inbound marketing para mídias sociais.

PPC (Search, Display, Remarketing)

O PPC ou custo por clique é um modo pago de direcionar tráfego para o seu site, onde cada clique em um anúncio é pago para um publicador (como o Google Adwords, por exemplo). Dentro do Google Adwords, é possível impulsionar anúncios de pesquisa. Estes aparecem no topo das listas de resultado e o contratante paga apenas pelos cliques feitos no link. Esta é a prática mais efetiva para aumentar o acesso de e-commerces nas ferramentas de  busca. Os displays são banners que aparecem em websites autorizados com conteúdos que indicam uma determinada empresa e o remarketing se diferencia do display por estar vinculado a um público específico, gerando ofertas de conteúdo vinculadas a assuntos ou produtos que já foram visitados ou comprados em um e-commerce, por exemplo.

Essas estratégias são extremamente efetivas para atrair visitantes na primeira das fases do inbound, pois elevam seu site nas ferramentas de busca e possuem a vantagem da segmentação. Por exemplo: em um e-commerce de tecidos para artesanato, é interessante impulsionar postagens segmentadas com instruções para a criação de um material, inserir banners em sites de venda de máquinas de costura ou blogs de inspirações e realizar o remarketing indicando uma nova linha que pode facilitar o trabalho da artesã que já visitou seu site. Entenda mais sobre mídia online para inbound commerce.

Quer saber mais sobre inbound commerce? Leia o segundo texto da série Fases do Inbound: como converter o cliente com inbound commerce!

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Comentários

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