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Como atrair clientes com Inbound Commerce?

Inbound marketing se trata de publicar o conteúdo certo, no lugar certo e na hora certa, de forma efetiva para seu público e sem ser invasivo. A partir do inbound commerce é possível estabelecer seu e-commerce como expert no mercado, ganhar posicionamento orgânico em buscadores e aumentar seu Retorno Sobre Investimento (ROI).

Como atrair o cliente com inbound commerce?

A fase de atração é a que irá gerar o gatilho para as pessoas certas visitarem o seu site. Mas como saber quais são as pessoas certas?

No inbound marketing, não trabalhamos com o conceito de público-alvo, que é genérico e amplo. Ao invés disso, usamos as buyer personas, personagens semi-fictícios com nome, profissão, desejos e dificuldades que se encaixam no perfil dos clientes reais. Ao utilizar esse método, podemos traçar estratégias relevantes para os possíveis consumidores, focando em quem realmente tem interesse em seus produtos ou serviços.

As estratégias que guiam as personas pelo seu negócio até virarem clientes são chamadas de buyer’s journey, ou jornada de compra.

Na fase de atração, algumas ferramentas são usadas para transformar estranhos em visitantes. Confira as principais:

Site

atrair clientes

O seu site é a porta de entrada para qualquer visitante. Pensando nisso, é importante otimizá-lo para causar uma boa impressão em suas buyer personas.

Um bom e-commerce deve promover a melhor experiência de compra de quem o visita. Ele deve ser responsivo, adequando-se ao tamanho da tela do cliente (seja no smartphone, tablet ou computador), e precisa ser pensado de acordo com produtos ou serviços que são vendidos.

Blog

O blog está entre as ferramentas de atração mais efetivas para o método de inbound commerce. Podemos colocar conteúdos de qualidade e relevantes para as buyer personas, respondendo dúvidas, trazendo soluções para problemas e apresentando tendências, comparativos e novidades. Exemplos de clientes da Nação Digital:

  • Daniel Atacado: o blog do e-commerce fala diretamente com lojistas, oferecendo dicas de gestão de negócios, organização do estoque, decoração de vitrines e novidades do setor, como feiras calçadistas e polos de produtos.
  • Digitale Têxtil: blog do e-commerce de mesmo nome, que comercializa tecidos estampados digitalmente. O foco do blog é dialogar com estilistas, designers de moda, empreendedoras e costureiras, apresentando tendências do ano e dicas de gestão de confecções e marketing.
  • Scalon: dicas sobre moda, tendências, tipos de roupas e conteúdo informativo e de entretenimento pra elas!

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SEO

Qualquer processo de compra online começa com uma busca, normalmente por meio de perguntas em ferramentas de pesquisa, como o Google. O objetivo das estratégias de SEO é identificar quais são os termos buscados pelos usuários e otimizar tanto o e-commerce quanto a produção de conteúdo do blog.

No inbound commerce, a preferência é pelas palavras de termos de cauda longa, que são mais específicas.

Vamos retomar o exemplo da Digitale Têxtil para deixar mais claro. Ao invés de criar conteúdos otimizados para a palavra-chave “tecidos estampados”, por exemplo, podemos utilizar o termo “melhores tecidos estampados para moda fitness”. O número de buscas será menor, mas é mais provável que quem está buscando pelo segundo termo irá se interessar pelo conteúdo e, consequentemente, pelo segmento da loja virtual.

Além de alcançar as pessoas certas, otimizar os conteúdos para palavras-chave de cauda longa aumenta suas chances de bom ranqueamento nas buscas, visto que a concorrência é menor.

Ofertas de valor

Além de textos publicados no blog, vale a pena investir em ofertas de valor, que são materiais de valor sobre uma tema específico, que interessa a persona. Podem ser e-book, guias, ferramentas, planilhas, vídeos, enfim, o formato deve ser escolhido de acordo com a estratégia de captação.

Um dos materiais desenvolvidos para captação de leads da beer.com.br aborda a questão da criação dos rótulos das cervejas artesanais.

Esses conteúdos são uma ótima forma de ganhar a confiança da persona e mostrar a autoridade no assunto, mas suas vantagens não param por aí.

As ofertas de valor são, normalmente, colocadas em uma landing page. Essa página deve ser simples e não precisa ter nenhum tipo de informação sobre seu negócio, apenas um formulário para preenchimento.

Com o uso de landing page, você estará realizando uma “troca”: você fornece informações de qualidade e recebe os dados do interessado em troca, transformando-o em um lead. Alguns exemplos:

 

Mídia paga e mídia orgânica

Uma das grandes vantagens de investir em SEO e criar conteúdos relevantes é atrair clientes para o seu negócio de forma orgânica, ou seja, sem pagar nada. Porém, é importante também investir em mídia paga.

Com os dados da sua persona, é possível criar campanhas de PPC, ou custo por clique. O PPC é uma forma paga de direcionar clientes para o seu site, pagando apenas por quem clica em seu link. Quanto mais atraente for a campanha, mais pessoas acessarão seu site e o custo por clique será menor.

Atrair clientes com mídias sociais

As mídias sociais possuem grande importância na estratégia de inbound commerce. Além de ser uma forma a mais de se aproximar do seus clientes e consumidores em potencial, a partir delas é possível encantá-los com conteúdos interessantes, de acordo com o nicho.

Além de publicações exclusivas, aproveite o potencial das redes sociais para distribuir o conteúdo do blog e divulgar ofertas de valor. Compartilhar material rico, responder rapidamente as dúvidas e publicar conteúdos interessantes são ótimas maneiras de aumentar o engajamento nessas plataformas. Além disso, vale a pena investir em mídia paga nas redes, ou seja, em forma de anúncios segmentados para quem irá se interessar pelo seu negócio.

Post para página da Flexiroam Brasil, operadora de rede virtual móvel global.

Um passo de grande importância ao traçar a estratégia em mídias sociais é escolher em quais redes seu negócio estará presente. Por mais que a maioria trabalhe com as grandes mídias sociais, como Facebook e Instagram, é necessário estar de olho no que sua audiência consome e ficar atento à novas tendências.

Leia sobre Mídias Sociais para e-commerce clicando aqui.

Por exemplo, recentemente, o Instagram lançou sua mais nova aposta: o IGTV, plataforma otimizada para exibição de vídeos de longa duração na vertical. Se sua persona gosta de receber informações por materiais audiovisuais e utiliza muito o smartphone, vale a pena pensar em como utilizar a ferramenta.

Outra dica é republicar postagens de seus clientes com os produtos do e-commerce. Uma forma de incentivar essa prática é criando e promovendo uma hashtag específica.

 

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Comentários

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