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Fases do Inbound: como converter o cliente com inbound commerce

Juliana Battistelli

Tratamos sobre a primeira etapa do Inbound Commerce no texto anterior: a atração. Depois de transformar estranhos em visitantes de sua página, está na hora de converter estes visitantes em leads com as fases do inbound. Esta conversão acontece a partir do momento em que você consegue as informações de contato do visitante, sendo o e-mail a principal delas.

Ter uma boa rede de contatos é a questão mais valiosa para o Inbound. Para conseguir isso você precisa entregar valor antes de pedir algo em troca. Isso pode ser feito na forma de conteúdos, como e-books, textos informativos, vídeos ou dicas. Qualquer informação valiosa para as suas personas. Algumas das ferramentas mais importantes para converter visitantes em leads são as que vamos apresentar a seguir.

Formulários

Para que seus visitantes se tornem leads, eles precisam preencher um formulário com as informações. Otimize seus formulários pensando nas informações que são importantes para você e em como chamar a atenção de suas personas para preenchê-los. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas e precisa segmentar seus e-mails entre público feminino e masculino, peça essa informação no formulário.  Utilize uma estrutura de fácil entendimento e usabilidade e não peça mais informações do que o necessário.

Calls to action

Calls to action são os links que irão levar os seus visitantes à realizar uma ação dentro do seu conteúdo. Estes podem ser botões, como “Baixe o e-book” ou “Acesse o texto”. Os calls to action devem ser claros e intuitivos, direcionando o usuário por um caminho dentro do seu site ou conteúdo. Os termos utilizados devem ser direcionados à ação e o design deve ser reconhecível como um botão e atrativo para suas personas. Sempre otimize seus calls to action a partir de testes e analises de performance. Para saber mais sobre calls to action, clique aqui.

Landing Pages

Quando um visitante clica no call to action, ele deve ser levado para uma landing page. A landing page é onde a oferta de um webinar, e-book, vídeo instrucional ou qualquer outro conteúdo de valor é concluída. Nesta página são submetidas as informações de contato que serão usadas para começar uma conversa com cada lead. Esta página precisa fornecer informações claras sobre o conteúdo oferecido, ser atrativa e de fácil entendimento. Por exemplo: se estiver oferecendo um e-book para decoração de mesa, opte por cores mais vivas na página, imagens de boa qualidade e um estilo adequado ao seu público.

Contatos

Tenha uma boa plataforma para manter todos os seus contatos centralizados, facilitando assim a interação. Recomendamos o uso do RD Station, plataforma completa de marketing e vendas com diversas funcionalidades para automação, criação de landing pages, otimização de SEO, monitoramento  e envio de e-mail marketing que irá te ajudar em todas as fases do inbound. Ao conseguir leads qualificados, você pode criar campanhas para públicos definidos de acordo com seu perfil e momento no funil de vendas.

Agora que você reuniu leads qualificados para a sua empresa, entenda como fechar vendas com o terceiro texto da série Fases do Inbound: como fechar o cliente com inbound commerce!

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