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Fases do Inbound: como converter com inbound commerce

Depois de utilizar estratégias de atração e transformar estranhos em visitantes de sua página, está na hora de converter estes visitantes em leads com as fases do inbound. Esta conversão acontece a partir do momento em que você consegue as informações de contato do visitante, sendo o e-mail a principal delas.

Ter uma boa rede de contatos é a questão mais valiosa para o Inbound Commerce. Para conseguir isso você precisa entregar valor antes de pedir algo em troca. Isso pode ser feito na forma de conteúdos, como e-books, textos informativos, vídeos ou dicas. Qualquer informação valiosa para as suas personas. Algumas das ferramentas mais importantes para converter visitantes em leads são as que vamos apresentar a seguir.

Formulários

Para que seus visitantes se tornem leads, eles precisam preencher um formulário com as informações. Otimize seus formulários pensando nas informações que são importantes para você e em como chamar a atenção de suas personas para preenchê-los. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas e precisa segmentar seus e-mails entre público feminino e masculino, peça essa informação no formulário.  Utilize uma estrutura de fácil entendimento e usabilidade e não peça mais informações do que o necessário.

Calls to Action

Calls to Action (CTA) são os links que irão levar os seus visitantes à realizar uma ação dentro do seu conteúdo. Estes podem ser botões, como “Baixe o e-book” ou “Acesse o texto”. Os Calls to Action devem ser claros e intuitivos, direcionando o usuário por um caminho dentro do seu site ou conteúdo.

Os termos utilizados devem ser direcionados à ação e o design deve ser reconhecível como um botão e atrativo para suas personas. Sempre otimize seus Calls to Action a partir de testes e analises de performance. Para saber mais, clique aqui.

exemplo de call to action

Exemplo de CTA utilizado nos conteúdos da Nação Digital.

Landing Pages

Quando um visitante clica no call to action, ele deve ser levado para uma landing page. A landing page é onde a oferta de um webinar, e-book, vídeo instrucional ou qualquer outro conteúdo de valor é concluída. Nesta página são submetidas as informações de contato que serão usadas para começar uma conversa com cada lead.

Exemplo de landing page. A Surya Dental, loja virtual de produtos odontológicos, disponibiliza modelos de currículos para profissionais da área.

A página precisa fornecer informações claras sobre o conteúdo oferecido, ser atrativa e de fácil entendimento. Por exemplo: se estiver oferecendo um e-book para decoração de mesa, opte por cores mais vivas na página, imagens de boa qualidade e um estilo adequado ao seu público.

Contatos

Tenha uma boa plataforma para manter todos os seus contatos centralizados, facilitando assim a interação. Recomendamos o uso do RD Station, plataforma completa de marketing e vendas com diversas funcionalidades para automação, criação de landing pages, otimização de SEO, monitoramento  e envio de e-mail marketing que irá te ajudar em todas as fases do inbound. Ao conseguir leads qualificados, você pode criar campanhas para públicos definidos de acordo com seu perfil e momento no funil de vendas.

A série “Fases do Inbound Commerce” abordou estratégias de atração, de conversão, como fechar vendas com os clientes e dicas de fidelização para comércio eletrônico.


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