Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Fases do Inbound: como encantar clientes com inbound commerce?

Inbound Commerce é sobre entregar conteúdos de valor para os usuários, estejam eles em qualquer estágio da jornada de compra. Esta estratégia não acaba no momento em que você recebeu o pagamento, seus consumidores não podem ser esquecidos em nenhuma das fases do inbound.

Fazer inbound é continuar a se relacionar com todos eles para encantá-los com a sua marca, fidelizá-los e transformá-los em promotores de produtos que eles amam. As ferramentas utilizadas para encantar no pós-venda são:

Pesquisas e NPS

Seus clientes receberam os produtos em bom estado? Tiveram um atendimento adequado durante a venda? Navegaram com facilidade pelo site na compra? Sempre peça à eles um retorno do processo de compra e, mais importante, utilize as respostas como aprendizado para otimizar seus processos.

Envie pesquisas de satisfação via e-mail com perguntas relevantes e avalie o grau de satisfação do cliente. Esta avaliação pode ser feita por meio do Net Promoter Score (NPS).

O NPS consiste em fazer uma pergunta para avaliar todo o seu atendimento, como “Qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa à um amigo?” e fornecer uma escala de 0 a 10 para voto, assim como um espaço para comentários.

A partir das notas, divida os consumidores em grupos de detratores (0-6), passivos (7-8) e promotores (9-10): os promotores estão muito satisfeitos com sua marca e recomendariam a empresa, os passivos são consumidores satisfeitos, mas não entusiastas sobre a experiência, e os detratores estão insatisfeitos e podem influenciar negativamente a imagem de sua empresa. Consiga o valor do NPS subtraindo a porcentagem de promotores da dos detratores.

Up selling e cross selling

Cross sell é a estratégia de oferecer produtos complementares aqueles que o consumidor colocou no carrinho, oferecendo combos e descontos. Up sell é a melhora da venda, oferecendo um produto similar ao que foi escolhido, porém com preços e qualidades mais vantajosas.

Dentro do inbound commerce, essas ações precisam ser benéficas tanto para o consumidor quanto para a empresa e precisam ser conduzidas a partir de conteúdos de valor e concretizadas por processos rápidos e fáceis. Faça os consumidores se sentirem especiais promovendo conteúdos relevantes nas suas páginas e criando credibilidade a partir da indicação de produtos de forma inteligente. Por exemplo: para os clientes que compraram tintas para pintar a casa no seu e-commerce, ofereça o verniz na hora de finalizar a compra ou uma outra opção de produto similar com mais cores disponíveis.

Monitoramento e relacionamento

Mantenha o controle da automação, e-mail marketing, mídias sociais e blog da sua empresa em todas as fases do inbound. Dê voz aos seus consumidores, responda questões, comentários, interações positivas ou negativas. Utilize os comentários como uma forma de desenvolver e atualizar cada vez mais suas personas, personalizar seus conteúdos e atingir todas elas com conteúdos relevantes.

O relacionamento em todas as plataformas deve ser padronizado, com diretrizes bem definidas de atendimento que sejam benéficas para o cliente e para a empresa. Tenha seus canais de contato sempre disponíveis, responda rapidamente e a partir de uma linguagem e sentidos definidos.

Os textos fases do inbound cobriram todas as etapas da estratégia de inbound commerce para transformar estranhos em promotores de sua marca a partir de conteúdos de valor. O inbound commerce não simplesmente acontece, ele deve ser feito a partir de estratégias inteligentes na hora e lugar certo.

Ficou interessado pela metodologia de inbound para a sua empresa? Somos a agência especializada em inbound commerce do Brasil, marque uma conversa sem compromisso com a gente clicando aqui!

 

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (93% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce