Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

A fórmula da amizade

Por: Tayara Tomio/Inbound Strategist

 

O que antigamente poderia ser uma simples troca, você vende um produto e alguém paga por isso, tornou-se um relacionamento complexo. Hoje nós amamos, odiamos, defendemos, falamos mal e perdoamos as marcas. E assim como com as pessoas do nosso dia a dia, nós criamos expectativas sobre elas. Alguns poucos bons encontros e já estamos esperando muito mais.

 

Mas qual o nosso desafio nos dias de hoje? Talvez o que precisamos é alinhar nossas expectativas. As próprias marcas precisam parar de esperar uma vitória rápida com este consumidor e entender que relacionamentos são construídos ao longo do tempo. Quando afirmamos que o Inbound se baseia em conquistar o interesse das pessoas, fazendo com que elas procurem e encontrem uma empresa para iniciar uma conversa, é justamente esse relacionamento que queremos construir.

 

Existe uma Fórmula da Amizade que se encaixa muito bem no que buscamos com o Inbound. Ela consiste em quatro blocos básicos: proximidade, frequência, duração e intensidade. Estes quatro elementos podem ser expressados usando a seguinte fórmula matemática:

 

Amizade = Proximidade + Frequência + Duração + Intensidade

Proximidade

É a distância entre você e o outro indivíduo e sua exposição a essa pessoa com o passar do tempo. A proximidade serve como um elemento essencial em todas as relações pessoais. A chave para o poder da proximidade é que ela aconteça em ambiente não ameaçador. O Inbound age exatamente desta forma, ele desperta o interesse das pessoas para que elas iniciem uma conversa. A propaganda tradicional, por exemplo, invade os olhos do consumidor em um momento de lazer.

Frequência

É o número de contatos que você tem com outro indivíduo. Quantas vezes precisamos encontrar uma pessoa para que ela se torne um amigo?

Duração

É a quantidade de tempo que se passa com o indivíduo. Ou seja, se você tem muito contato (frequência) com um amigo, a duração deste encontro não precisa ser alta. O Inbound segue a mesma lógica, são pílulas de conteúdo de qualidade ao longo do tempo.  

Intensidade

É o quão fortemente você é capaz de satisfazer as necessidades psicológicas e/ou físicas de outra pessoa por meio de comportamentos verbais e não verbais. Assim como no Inbound, primeiro você deve buscar saber quais são os interesses, dúvidas e desafios da pessoa, para então oferecer materiais/conteúdos que o ajudem a resolver os problemas.

 

Esta é a fórmula da amizade e seus elementos. Esperamos que com estes pontos fique mais claro entender o significado do Inbound Marketing. Conte para a gente nos comentários como sua marca está construindo o relacionamento com seus consumidores e lembre-se sempre de alinhar as expectativas!

 

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (95% score) - 2 votes

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *