Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

11 conhecimentos fundamentais para gerentes de e-commerce

Juliana Battistelli

Gerir uma loja virtual significa coordenar e controlar os projetos, gerenciar os processos de venda online, elaborar relatórios, monitorar a concorrência, buscar o aumento da taxa de conversão, acompanhar da oferta à expedição dos produtos, ter compromisso com a total satisfação de quem realiza a compra para a fidelização dos clientes, definir e negociar com fornecedores, acompanhar estratégias de comunicação digital, identificar oportunidades, gerir indicadores de comércio eletrônico, entre outras atividades diárias.

É muita coisa, não é? É exatamente por isso que gerentes de e-commerce precisam ter noções básicas sobre todos os assuntos que envolvem sua loja virtual. Indicamos aqui 11 conhecimentos fundamentais que devem ser buscados em treinamentos e cursos para fazer o melhor exercício desta profissão.

1. Análise de Mercado, Ferramentas e Ciclo do E-commerce

O primeiro passo para a criação de um e-commerce está na análise dos concorrentes que já existem no mercado para o seu nicho de produtos, a compreensão do ciclo do e-commerce e das ferramentas necessárias para a gestão destes processos. O ciclo do e-commerce vai desde a realização do pedido até seu pós-venda para a fidelização do cliente.

2. Tecnologias e Plataformas de E-commerce

Mesmo que não seja você o responsável por implementar as tecnologias e a plataforma de seu e-commerce, é preciso compreender como todo este processo funciona. Conheça a estrutura que baseia todas as suas vendas e os conceitos básicos para resolver situações diárias.

3. Design e Usabilidade

Ter um web designer especializado na função de criar o melhor layout e usabilidade para seu público é essencial, mas é preciso que você saiba indicar a ele quais as necessidades de sua loja, assim como o perfil de quem irá comprar nela. Entenda os conceitos utilizados na aparência e uso de seu e-commerce para acompanhar sempre os resultados que estão sendo gerados a partir disso e sugerir boas alterações com o tempo.

4. Meios de Pagamento e Análise de Risco

Vender significa entregar as melhores possibilidades para o seu consumidor, da melhor forma. Conheça com profundidade os intermediadores de pagamento para oferecer mais opções para a compra e possua métricas específicas para saber como vai cada operação, como: taxa de chargeback, taxa de revisão, taxa de rejeição, falso positivo e negativo, custo por análise.

5. Backoffice e ERP

O BackOffice e ERP são núcleos de sistemas que coordenam as atividades necessárias ao usuário, gerenciando as operações da loja virtual de forma mais rápida e simples. Qualquer problema que venha a ocorrer no BackOffice ou no ERP pode prejudicar toda a estrutura do website do seu e-commerce. Sendo assim, é obrigatório que você conheça soluções básicas para que possa resolver estes problemas sempre que for necessário.

6. Tributação no E-commerce

Entre os conhecimentos mais importantes para a venda de seus produtos está o conhecimento da legislação própria do comércio eletrônico e quais são os impostos e tributações para cada situação. Qual o enquadramento das atividades de e-commerce para fins tributários? Quais as diferenças na tributação de um estabelecimento físico? As atividades de e-commerce podem optar pelo Simples Nacional? Como fica o recolhimento do ICMS nas vendas via internet? Estas e outras perguntas devem estar esclarecidas para você.

7. Operação e Logística do E-commerce

O processo logístico não envolve apenas o transporte, começando na armazenagem dos produtos, as embalagens, como é feito o controle de estoque, o fluxo dos pedidos a entrega. Esse é um processo que precisa ser muito bem organizado, com atribuições bem definidas para cada um dos envolvidos. Para fazer isso é preciso que os gerentes de e-commerce tenham os processos bem definidos.

8. Clusterização ou Identificação do Público

A clusterização é a identificação de qual o perfil do cliente para ofertar o melhor produto destinado à ele. Em lojas físicas esta atividade ainda é deixada de lado, mas em lojas virtuais cada característica de sua página inicial deve ser direcionada para o público em questão, para oferecer suas melhores opções de produtos. Saiba como definir este público e quais estratégias aplicar à ele.

9. Estratégias para o Aumento da Conversão e Marketing Digital

Somente 2% dos visitantes de seu e-commerce compram. É preciso ter estratégias definidas para alterar este cenário. Além de ter uma equipe responsável pelo marketing digital de seu e-commerce, é preciso saber quais são as principais formas de aumentar sua conversão em vendas, como os que tratamos o tempo todo aqui no nosso blog. Conheça algumas destas estratégias em nosso Guia de Inbound Commerce.

10. SEO, Analytics e Adwords para E-commerce

Entre as estratégias de conversão estão aquelas que destacam sua loja nas ferramentas de busca a partir de palavras-chave, análises e alterações da estrutura com SEO. Você irá precisar de um especialista para isso em seu e-commerce, mas é fundamental ter conhecimento do que está sendo feito para saber para onde está indo o valor investido e acompanhar os resultados.

11. Gestão de Projetos de E-commerce

A gestão de projetos de e-commerce pode ser o conhecimento mais importante para a sua função. Como gerente da loja virtual, você precisa estar sempre atento para que o acompanhamento de todas as atividades entre os setores se transforme em análises para o crescimento de sua loja. Isso só acontecerá se você souber como realizar estas análises e transformá-las em projetos e ações específicas para otimizar cada atividade.

Em nosso blog de Inbound Commerce nós já tratamos e continuaremos a tratar de temas como esse para a gestão de seu e-commerce. Acompanhe nosso conteúdo assinando a newsletter.

cta

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avaliações (99% score)

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *