Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Saiba mais sobre o Google Tag Manager

O Google Tag Manager (GTM) é uma ferramenta extremamente versátil e eficaz para gerenciar todas as tags necessárias para fazer análise dos seus esforços de vendas, marketing e remarketing no e-commerce. Basicamente, podemos dizer que o GTM é um espelho que aponta os navegadores que acessam o seu e-commerce para as tags que você implantou através dele.

Imagine que você queira inserir um código de pop-up hoje, um de carrinho abandonado amanhã e outro de mapa de calor no próximo dia. Agora, considere depender de um programador para inserir tudo isso no seu e-commerce? Com o Tag Manager você mesmo pode inserir esses códigos com alguns cliques.

Ao invés de instalar inúmeras tags direto no código do site, o GTM é instalado uma vez só e todas as tags são instaladas através dele. O sistema foi feito exatamente para isso, então o gerenciamento dessas tags é bem ágil. Isso faz com que você tenha infinitas possibilidades de monitoramento das atividades do seu e-commerce, podendo customizar todo o processo de captação de dados.

Entenda o Google Tag Manager

O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita da Google, através da qual você insere um único código no seu website que vai tanto no <head> quando no <body> . Isso permite que o GTM funcione com basicamente qualquer tag.

O GTM gerencia e dispara tags, mas não oferece nenhum tipo de relatório sobre os dados adquiridos por essas ações. Essa parte precisa ser feita pelas próprias ferramentas que foram instaladas via GTM.

Uma parte geralmente problemática é a funcionalidade de rastreamento de comércio eletrônico com o Google Analytics. Nesse ponto, é necessário instalar o data layer correto e transferir as variáveis para que sua instalação do tracking funcione.

Nós aconselhamos que esse passo seja realizado por um especialista. Contudo, a Google oferece um curso com o passo a passo para aprender a trabalhar com o GTM. Que pode te dar noções bem amplas sobre a ferramenta. Para saber mais, clique aqui .

google tag manager

Tags

Tags são etiquetas ou rótulos, em formato de códigos, inseridos nos websites para coletar informações do usuário. Elas podem ser adicionadas com a intenção de acompanhar uma nova campanha, analisar dados de tráfego e o comportamento do visitante.

Um exemplo de como funcionam estes rótulos é quando você quer analisar o comportamento do usuário no site. Com a ajuda deles é possível verificar quais links o usuário clica, onde ele abandona o seu e-commerce e até mesmo gravar em vídeo algumas visitas para poder analisar possíveis gargalos.

Existem sistemas que fazem esse tipo de monitoramento. Mas para que eles façam isso, é necessário inserir uma tag no seu site para que eles acessem os dados necessários.

Como funciona o Google Tag Manager

O GTM apresenta uma gama de funcionalidades. Estas, podem ser usadas por profissionais de marketing para enviar dados de comportamento dos usuários do seu site para o Google Analytics, adicionar códigos de remarketing do Facebook Ads e Google AdWords e como ferramentas de teste A/B, entre outras.

Para alcançar essas funcionalidades, a ferramenta possui três pilares fundamentais, que podem ser programados de acordo com os objetivos do monitoramento: tags, triggers e variáveis.

Tags: são os rótulos incluídos para leitura e monitoramento de ações. Entre as principais, podemos citar: tags de remarketing, de conversão do AdWords e Facebook.

Triggers: são os acionadores de tags, definidos para dispará-las de acordo com cliques, carregamentos, submissão de formulário, etc.

Variáveis: são dados variáveis na hora de captar os dados do site. Preço, quantidade da compra, são dados variáveis e precisam ser configurados no GTM.

As vantagens do GTM

Certamente uma das maiores vantagens do uso do GTM é que empresas de qualquer tamanho podem se beneficiar do seu uso. Esta ferramenta, inclusive, torna muito mais fácil adicionar e editar tags sem um desenvolvedor. Sendo ótima para e-commerces menores que podem ter acesso limitado ao suporte técnico.

Além disto, como os sites de e-commerces podem usar dezenas de tags facilmente, o Google Tag Manager facilita o gerenciamento de todos eles e melhora a velocidade do site e ajudando-os a carregar com mais eficiência. Estes são apenas alguns dos benefícios oferecidos pelo GTM para alavancar suas vendas e melhorar suas ações de marketing e remarketing.

O Gerenciador de tags do Google tem muito a oferecer, mas aprender a usá-lo em profundidade pode ser muito complicado. Este é um universo amplo, que oferece muitas oportunidades de crescimento. E, se você ainda não o explorou, que tal começar agora? Acesse o link e saiba como dar os primeiros passos com esta ferramenta.

Leia também nosso post com as cinco melhores plataformas de Automação de Marketing para E-commerce.

Esse conteúdo foi útil?
4.00 avg. rating (81% score) - 4 votes

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce