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3 perguntas que 99% das pessoas não fazem ao analisar os indicadores de desempenho do e-commerce

Redação Nação Digital

É comum encontrarmos analistas de marketing digital especialistas em plataformas de análise de dados (Google Analytics, Yahoo Web Analytics, Ahrefs) com diagnósticos e conclusões de indicadores de desempenho pouco aprofundadas.

Conclusões simplórias, como “precisamos de mais tráfego” ou “precisamos converter mais” podem ser o ínicio de um abismo sem volta para o seu negócio.

Para qualquer comércio eletrônico, independente do segmento ou produto/ serviço, é fundamental que o gestor ou analista entenda a importância da análise correta dos indicadores de desempenho dos dados do seu negócio.

Imagine que o seu e-commerce está há dois meses seguidos com o score negativo. Você já viu e reviu os índices do Analytics. E tudo que os indicadores de desempenho indicam para você é uma queda em um dos níveis do seu funil. É normal que, em um primeiro instante, você fique perdido no mar de informações disponíveis.

Continue lendo este artigo. E aprenda quais as três perguntas fundamentais que você deve responder para fazer uma análise dos indicadores de desempenho do seu e-commerce concreta e eficiente.

1. Quais indicadores de desempenho são relevantes para mim?

Esta pergunta pode parecer simples e descartável. Mas, para respondê-la, é importante que você dê dois passos para trás e pontue qual foi o objetivo inicial que fundamentou o seu planejamento. Assim, você não ira perder o foco se entretendo com informações irrelevantes. Com o objetivo inicial em mente, já podemos passar para a segunda pergunta.

2. Quais os 5 principais KPI’s que influenciam o meu negócio?

Agora que sabemos onde queremos chegar, é essencial filtrar os dados. Selecione cinco elementos dentro da sua plataforma que você acredita serem fundamentais. E use-os para compreender o desempenho do seu e-commerce segundo o objetivo inicial.

Não se limite. Evite analisar apenas a indicadores de desempenho clássicos como tráfego, conversão, taxa de rejeição, receita por canal e número de sessões. Algumas vezes, esses dados não lhe fazem compreender tão bem o cenário.

Explore os recursos da ferramenta antes de selecionar as cinco principais. Desse modo, você poderá coletar as informações mais eficazes antes de irmos para a terceira pergunta.

3. Como eu vou organizar as informações destes indicadores?

Agora já temos nossos KPi’s. Vamos tabular os dados e criar uma linha de raciocínio lógico para realizar a análise dos indicadores de desempenho. Por exemplo: quero descobrir qual a tendência do comportamento do usuário que coloca o produto no carrinho e não finaliza o pedido. farei as seguinte perguntas:

  • Esse usuário retorna às páginas de produtos ou ele sai do site?
  • Caso ele retorne para as páginas de produtos, ele volta a ver o mesmo produto que já colocou no carrinho?
  • Ele pesquisa produtos relacionados ou vai à páginas de produtos desconectados ao produto do carrinho?
  • Quanto tempo ele fica no meu site após ter saído do carrinho?
  • Caso ele tenha saído do site, quanto tempo este usuário leva para retornar ao mesmo?
  • Se por um acaso ele retornar, quais os canais que o atingiram antes da volta?

Fácil, não é mesmo? Após aplicar estas questões em seu processo de análise dos indicadores de desempenho, haverá uma chance muito maior de levá-las a um nível mais profundo e tangível. O próximo desafio, agora, é planejar as estratégias que irão solucionar os gargalos que você encontrar na sua linha de raciocínio.

Esse artigo sobre 5 maneiras de  melhorar as compras no e-commerce sem investir em mídias pode ajudar você.

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Comentários

  1. Kamy disse:

    Excelente dica. Obrigado

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