Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

As lições do Masterchef para o mundo do e-commerce

Por: Danielle Andrade/Project Manager

 

No último dia 13 de agosto, aconteceu a final do programa Masterchef Brasil transmitido pela Band. Além das dicas e receitas deliciosas que faziam a gente morrer de fome, aprendemos que o mundo da cozinha profissional não se resume em escolher os ingredientes e jogar na primeira panela que ver pela frente.

 

Criar uma receita requer planejamento, afinal o objetivo é que o cliente goste do que está no prato e pague o preço que for por estar satisfeito. É vender valor, conceito, identidade e sabor dentro de um prato. O mundo da cozinha tem muito para nos ensinar no dia a dia, por isso listamos aqui algumas lições que o Masterchef deixou e que não só podemos, mas devemos aplicar no mundo do e-commerce.

 

Planejamento

Nas provas em grupo, o líder era responsável pelo planejamento do cardápio que seria servido e designava a função de cada um da equipe para a execução da receita. Mas antes de escolher a receita, ele sabia exatamente quem era o público que a equipe iria servir, quais as condições de trabalho que eles tinham e quem era o melhor em cada área da cozinha.

 

Vamos aplicar esse conceito para planejar uma ação promocional no qual o objetivo é vender mais de um determinado produto. Você tem uma ideia brilhante, genial e já quer colocar ela em prática amanhã! Antes, avalie se essa ideia condiz com o seu público, se a sua equipe esta preparada para ajudar nessa ação e certifique-se que o seu sistema irá suportar o aumento da demanda.

 

Agora faça o planejamento dos itens que você precisa ter para alcançar o seu objetivo. Coloque as suas ideias em um só lugar e verifique tudo que você precisa, quem da sua equipe será responsável por cada etapa e até onde a sua empresa pode chegar.

 

Uma sugestão para manter todas as ideias em um só lugar é usar o Evernote, um programa fácil e que irá te ajudar no dia a dia a encontrar as informações que você precisa. Crie cadernos com o nome das ações e dentro desses cadernos você pode criar notas com as suas ideias e anotações. Além de ficarem organizadas, facilita a distribuição de informação para a equipe. O Evernote possui versão gratuita e paga, pode ser utilizado no desktop e também no smartphone, assim você pode fazer as suas anotações a qualquer momento.

 

lições do masterchef

 

A falta de planejamento em uma ação promocional pode gerar frustrações, assim como uma receita ruim. Então, planeje!

 

Organização – mise en place

Em todos os programas ouvimos muito os chefs falarem para os participantes sobre a importância de um bom mise en place, um termo francês que significa “colocada no lugar”. É a etapa inicial para se preparar qualquer prato, separando os utensílios e ingredientes necessários para executá-lo. Os ingredientes devem ser medidos, descascados, cortados e os utensílios colocados em locais de fácil acesso. É uma etapa fundamental para não sair correndo atrás dos ingredientes no meio da receita e com a panela no fogo.

 

Seguindo a nossa ação promocional e aplicando o conceito de mise en place, essa é a etapa onde você organiza os itens que estão no seu planejamento. Mais uma vez, pare e avalie:

O produto que vou fazer promoção tem estoque suficiente? Devido a demanda, será que vamos ter atraso na entrega? Meu sistema de pagamento está preparado? Minha equipe esta devidamente alinhada com as funções que cada um irá executar? Quais materiais de divulgação vou precisar?

 

Essas são perguntas fundamentais para uma boa organização de uma ação promocional. Montar um checklist com os itens pode te ajudar a não esquecer de nada, uma dica bem legal é usar alguns programas que te ajudem a visualizar o processo.

 

O Trello é uma das ferramentas mais usadas para organização, além de ser fácil de usar é gratuito. No exemplo abaixo, criamos um dashboard para a nossa ação e três colunas para visualizarmos como está o andamento de cada item. Identificamos os responsáveis, datas de entrega e status (vermelho, amarelo e verde). Assim conseguimos ter uma visão geral de todo o projeto e identificar os pontos críticos para finalizar toda a etapa organizacional.

 

lições do masterchef

 

Sua equipe precisa estar organizada também para que tudo funcione como o planejado, por isso ter um sistema de gerenciamento de tarefas é importante. O Trello pode ser usado para isso, basta que cada um da equipe se cadastre e você compartilhe o dashboard com eles. No mercado existem outras ferramentas de gerenciamento de tarefas, como Runrun.it, Taskrow, Teamwork e muitas outras. Vale a pena testar e encontrar qual será a melhor para a sua equipe.

 

Estratégia

Essa é uma palavra que os chefs também repetiram muito: “seja estratégico!”. Toda receita tem a sua estratégia, você deve saber exatamente por onde começar, qual ingrediente colocar para cozinhar primeiro, já imaginar como será apresentado no prato e além de tudo tem que prever que algo pode dar errado no caminho. Uma carne ou um molho podem queimar, e aí? Um bom cozinheiro tem o plano B para solucionar esses imprevistos e finalizar a receita com precisão.

 

Novamente voltando para a ação promocional do seu e-commerce, você deve pensar em qual será a melhor estratégia para executar tudo o que planejou e organizou. Dos itens que você colocou no checklist, qual deles precisa de mais atenção? É ele que deve ser feito primeiro. Levante hipóteses de situações que podem acontecer, como por exemplo, se o sistema de pagamento ficar fora do ar durante a ação promocional, é necessário ter um plano B para essa situação. Defina quais canais de comunicação serão usados para divulgar essa ação.

 

Crie uma nova nota no Evernote e faça uma lista dos imprevistos que podem acontecer.

 

lições do masterchef

 

Lembre-se de não confiar no “fogo baixo” ele pode queimar o seu molho em um piscar de olhos. Nem todo sistema é tão eficiente que não possa dar problemas, até o Google já ficou fora do ar e gerou reclamações nas redes sociais, imagina uma ação promocional onde o que está em jogo é a experiência e expectativa do seu cliente!

 

Tempo

O tempo era o maior inimigo do Masterchef, a pressão de finalizar receitas complexas em pouco tempo era um desafio, a sorte deles é que a contagem regressiva era feita Rubinho Barrichello lentamente!

 

Ao contrário deles, tenha o tempo como seu amigo e melhor aliado. Uma promoção criada do dia para noite pode ser o caos para o seu e-commerce, por isso faça tudo com antecedência, crie um cronograma com possíveis datas e ações promocionais. Defina o período de duração de cada uma, prazo de entrega dos itens e coloque isso em um calendário com datas viáveis. O Microsoft Excel é uma boa ferramenta para você usar, ele oferece calendários prontos ou você pode criar um modelo que se adapte melhor para a sua equipe.

 

Menos é mais

Essa foi outra frase que ouvimos muito durante essa edição: “menos é mais”. Vários participantes se deram mal por exagerar na quantidade de itens escolhidos e no “tômpero”, como dizia o Chef Erick Jacquin.

 

No mundo do e-commerce essa frase também faz todo o sentido: se você planejou uma ação e ela esta no ar, não coloque outra promoção junto. Não é porque o seu concorrente abaixou o preço que você tem que fazer isso de imediato e divulgar na mesma proporção. Tenha calma, avalie a situação e depois tome a decisão se deve ou não colocar mais “tempero” na ação.

 

Arriscar faz parte do jogo e os resultados também

O Masterchef foi escola no quesito de se arriscar, alguns acertavam e outros nem tanto. Os chefs elogiaram muito aqueles que arriscaram na cozinha, tendo sido positivamente ou negativamente. O que ficou foi o aprendizado de que nem sempre as escolhas dos ingredientes ousados combinam e pode deixar a receita péssima ou pode acertar em cheio!

 

Arriscar em algo novo é bom, que tal fazer uma promoção que nunca o seu e-commerce ofereceu? Dê desconto em um produto que você nunca imaginou que poderia fazer uma promoção. O resultado? Bom, ele faz parte desse jogo de risco e, assim como acertar, errar faz parte do aprendizado e você levará para a sua vida. Claro, que toda decisão deve ser antes de tudo planejada e ter os riscos pontuados!

 

Uma sugestão é após cada ação que você levante os resultados positivos e negativos. Não olhe apenas para o faturamento, mas pontue o que poderia ter sido melhor, o que deu certo e principalmente as falhas. Isso irá te ajudar para uma próxima ação e tentar ser cada vez mais assertivo.

 

Aparência – Primeiro comemos com os olhos e depois sentimos o sabor

Quantos pratos lindos vimos no programa que deram água na boca? Muitos o sabor condizia com a beleza, outros nem tanto, mas aquela vontade de atacar comer aquele prato foi a primeira sensação positiva.

 

Por fim, a última lição que o Masterchef nos deixou: não adianta ter uma ação perfeitamente planejada se ela não irá causar boa impressão para os clientes. Então, não ofereça descontos maiores do que realmente são pois descontos altíssimos geram desconfiança e não venda. Faça uma comunicação clara, objetiva e um design que condiz com seu público. Esteja a disposição para ajudar o seu cliente com qualquer dúvida e seja amigável, afinal um cliente bem atendido e satisfeito é a melhor propaganda que você pode ter!

 

Agora é com você, coloque o seu avental, pegue o seu caderno de receitas e vamos colocar a mão na massa! Bon appétit!

 

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (92% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce