Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Melhores práticas de inbound commerce para mídias sociais

Escrever para as mídias sociais dentro do inbound commerce é como fazer uma pesquisa acadêmica. Primeiro você define os assuntos, depois busca pelo que já foi escrito sobre eles, escreve suas próprias conclusões e monitora os resultados obtidos. No texto de hoje, vamos detalhar para você quais são as melhores práticas de inbound commerce para mídias sociais.

Determine seus objetivos

Quais são seus objetivos de inbound com o uso das mídias sociais? Aumentar visitantes, converter leads, fechar mais vendas ou fazer seus consumidores mais felizes e engajados com a marca? Lembre-se que redes sociais como twitter, facebook e instagram não tem como objetivo vender, mas podem auxiliar de forma indireta em suas vendas. Determine objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e oportunos para cada mídia. Esses objetivos podem mudar com o tempo, mas é importante atualizar todos os caminhos no processo.

Otimize suas páginas

Ao chegar em sua página nas redes sociais, uma impressão sobre sua marca será criada e dúvidas sobre o serviço oferecido devem ser esclarecidas. Por isso, tenha boas imagens nas proporções corretas de cada plataforma, crie uma descrição clara e concisa, forneça informações sobre contato e indique o website de sua empresa. Para que suas mensagens sejam unificadas, crie um guia de estilo para cada mídia social. Neste guia podem estar especificados, por exemplo: quantas hashtags estarão em postagem, qual será o tom utilizado nas mensagens, quais postagens incluirão imagens, quais são as regras para inserir links em suas postagens, entre outros.

Segmente e personalize suas mensagens

Seu público pode ter um interesse em comum para procurar seus serviços ou produtos, mas é muito variado com relação a outras características. Segmente sua audiência de acordo com localização geográfica, idade ou interesses. Separe leads de compradores e promotores, crie grupos no facebook ou no linkedin para interagir com cada um deles criando conteúdos interessantes e veja o engajamento crescer. Na hora das respostas à comentários, entenda onde estão seus compradores na buyer’s journey e faça cada pessoa se sentir especial. Não entregue mensagens automáticas. Respostas personalizadas não são apenas criadas para solucionar as dúvidas de seus compradores, mas para encantá-los com a sua marca.

Crie uma agenda de publicação

Não adianta ter uma página otimizada que será esquecida com o tempo. Tenha uma agenda concisa de publicações, definindo qual conteúdo será publicado, em qual canal, de que forma e em qual dia. Redes sociais como o twitter, onde as mensagens são mais curtas e superficiais, podem ter de 4 a 6 posts por dia. O facebook, com o máximo ideal de 250 caracteres, permite uma aproximação maior com o público e mensagens mais densas, podendo ter até 2 posts por dia. Já o linkedin pode ter 2 postagens por semana, pois é uma rede que exige maior seriedade e pesquisa para a criação de conteúdos longos e atualizados sobre o mercado.

Monitore da forma correta

Imagine que as informações para monitoramento das mídias sociais são como um cardume de peixes: um grupo de mensagens unidas em uma lista baseada no que todas estas mensagens tem em comum. Sua tarefa é decidir a partir de qual termo ou frase essas mensagens serão segmentadas. Comece pelos termos que as pessoas usam para encontrar o seu negócio. Pense também nas long tails, em frases que as pessoas realmente dizem, com a linguagem que seu público utiliza. Para medir suas metas e resultados, estabeleça comparações e calcule o retorno de investimento. Isso pode ser feito a partir de análises de compartilhamento, geração de leads e conversão. Cheque estas informações pelo menos uma vez na semana e lembre-se de monitorar comentários e mensagens pelo menos uma vez ao dia.

As mídias sociais dentro do inbound marketing são também uma forma de compartilhar conteúdos relevantes para o mercado, divulgar seu website e seus serviços de forma mais descontraída. Boas práticas de inbound commerce para mídias sociais podem ser o caminho para você se tornar uma fonte confiável de informação sobre seu mercado.

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (93% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Comentários

  1. […] mídias sociais com poder visual como o instagram, snapchat e youtube estão dominando todas as frentes com […]

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce