Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Como e por que utilizar microinfluenciadores para o seu ecommerce

Hoje, muito se fala em influenciadores e no quanto eles interferem nas decisões de compra de seus seguidores nas redes sociais. Estima-se, por exemplo, que 73% dos usuários já fizeram compras motivados por produtos vistos no Instagram.

Muito além das webcelebridades com milhões de seguidores, há uma série de perfis que podem dialogar com o seu público e trazer ótimos resultados para seu e-commerce: os microinfluenciadores. A seguir, explicaremos melhor como você pode trabalhar com eles para aumentar suas vendas.

Quem são os microinfluenciadores

Responsáveis por 66% do conteúdo nas redes sociais, os microinfluenciadores são perfis com poucos seguidores (geralmente, de 5 mil a 100 mil seguidores), porém com uma relação estabelecida com sua audiência. É por isso que costumam gerar muito engajamento com seus seguidores.

Seu público é mais nichado e dialoga diretamente com determinados segmentos. Dessa forma, você pode encontrar um perfil que se identifique com a persona do e-commerce e atingir um público já cativo para divulgar seus produtos.

Por exemplo: se o foco da sua empresa for comercializar materiais de papelaria, há perfis no Instagram e canais no YouTube que dão dicas para quem estuda para vestibular ou concursos públicos.

Se o seu e-commerce vende suplementação para atletas, pode encontrar páginas fitness, para quem se interessa por academia, ou perfis de fisiculturistas. Além disso, se seu produto é para um nicho geográfico, é possível encontrar microinfluenciadores em determinadas cidades ou regiões do país.

Outro ponto importante é que, por haver uma identificação entre o perfil e os seus produtos, fica mais fácil fechar um acordo que também envolva permuta, uma vez que seus produtos atendam a necessidades desse nicho e isso pode baratear sua campanha.

Mais importante do que apenas gerar vendas, essa forma de divulgação vai melhorar o reconhecimento e a percepção da sua marca, uma vez que esses perfis sejam similares à sua persona. Isso deve gerar afinidade entre sua marca e o público.

Cases

Separamos alguns exemplos de sucesso que podem auxiliar e dar ideias de ações para a sua empresa.

Méliuz

Uma ação conjunta com a plataforma Squid rendeu à startup de cashback mais de 2 mil seguidores no Instagram em um mês. Foram selecionados para a campanha 10 perfis na rede social, cada um desses fazendo três publicações. A Méliuz tinha por objetivo aumentar o reconhecimento de marca e se consolidar no mercado.

Society6

A Society6 é um e-commerce colaborativo para pequenos artistas venderem seus produtos. Gerando identificação com seu público, a empresa escolheu 21 youtubers mulheres de 18 a 24 anos para dar dicas sobre estilo de vida e moda, posicionando-se como uma marca que vende produtos únicos e especiais. A campanha gerou 1 milhão de visualizações e 26% de engajamento por parte do público.

Banana Republic

A marca americana Banana Republic contratou blogueiras no Instagram para postar fotos usando as roupas da loja com a hashtag #itsbanana, e pediu que elas incentivassem suas audiências a fazer o mesmo. A tag atingiu cerca de 90 mil publicações e expandiu ainda mais a percepção da marca.

Como e onde encontrar microinfluenciadores

Você pode buscar esses usuários de acordo com as informações e características da sua persona. Há uma série de plataformas que podem auxiliar na busca por esses perfis. Confira algumas delas:

Airfluencers

Com essa ferramenta, você pode buscar microinfluenciadores no Facebook, Instagram, YouTube e no Twitter por filtros, engajamento, localização e ainda ter projeções da sua campanha. Os planos mais avançados incluem análise das campanhas em tempo real e consultoria por parte do Airfluencers. Possui uma versão demo para testes.

Digital Influencers

No Digital Influencers, você contrata os planos oferecidos pela empresa e eles se encarregam de procurar os perfis que tenham maior afinidade com o seu negócio. Também oferece uma plataforma para acompanhar o andamento da campanha.

Celebryts

Essa plataforma possui filtros de região, palavras-chave, métricas e categorias, além de oferecer um dashboard medindo o engajamento no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter com uma relação de marcas que aquele microinfluenciador já trabalhou. Também é possível fazer contato com os perfis e gerar relatórios na própria plataforma.

Squid

No site do Squid, é possível encontrar alguns cases de sucesso. Com foco em microinfluenciadores, conta com um time de especialistas que auxilia na criação das campanhas para a sua marca e também oferece uma plataforma para acompanhamento dos resultados.

Os microinfluenciadores podem ajudar a contar a história do seu e-commerce e aumentar sua presença nas redes sociais. Alinhados às suas demais estratégias de marketing, eles podem aumentar o alcance e o ROI das suas campanhas e trazer excelentes resultados para a sua empresa.

Este post foi escrito por Bernardo Gasino, produtor de conteúdo na Nação Digital.

 

Leia também:

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (95% score) - 2 votes

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce