Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

7 motivos para as campanhas de e-mail virarem spam

De acordo com a Return Path, somente 79% dos e-mails comerciais acabam chegando à inbox dos usuários. Temos visto essa taxa cair a cada dia com a ajuda de empresas que não praticam as melhores práticas de e-mail e não se adequam ao usuário que está em transformação. Críticos chegaram a descartar o e-mail como ferramenta de comunicação, usando esse como um dos principais motivos.

 

Nós aqui da Nação estamos sempre testando, aprendendo e reiterando estratégias que aumentem a taxa de abertura e clique, assim melhorando toda a entrega daquele domínio. Quanto mais for caindo a sua taxa de abertura, maior é a sua chance de ir para o spam.

 

Os serviços de e-mail estão ficando cada dia mais exigentes e cabe a você estruturar a estratégia do seu e-commerce para vencer essa batalha. Já vou dar uma dica de cara: se vencer pra você significa entregar o conteúdo certo para a pessoa certa, já está no caminho para o sucesso.

 

Erro #1 – O IP de envio já enviou Spam

 

A grande maioria de nós dispara através de serviços de disparo de e-mail que usam seus próprios servidores. Sendo assim, se alguém que usa esse mesmo sistema envia spam, todos os outros usuários serão afetados. Por isso, é importante selecionar um provedor de reputação que insista na qualidade das bases de contatos enviadas pelos usuários.

 

Erro #2 – A sua base não é opt-in

 

Talvez você tenha armazenado a base de contatos de uma empresa antiga, ou guardado os contatos da feira de negócios que participou no ano passado. De qualquer forma, essas pessoas não te deram a permissão para que você entrasse em contato com elas.

Você vai ver aqui no post que, mais importante do que uma lista de e-mails, é o nível de interações que a lista tem com as suas mensagens.

 

Erro #3 – Baixas taxas de abertura

 

Você compra em um dos grandes magazines online. Aí começa a receber promoções todos os dias. Depois de 4 e-mails você para de abrir e vai perceber que automaticamente as mensagens começam a ir para o spam. Isso é o seu serviço de e-mail filtrando informações que ele vê como relevante para você.

 

Se você tem baixas taxas de abertura, a tendência é que seus e-mails vão para o spam eventualmente. É necessário ter um bom título, texto, ser otimizado para smartphones e enviar no horário mais propício possível.

 

Erro #4 – Seu assunto engana

 

Os famosos “black-hatters” adoram enviar mensagens que têm altas taxas de abertura, mas que só servem para enganar o leitor. Esse é um erro grotesco que as empresas acabam cometendo. Assuntos que se fazem passar por urgentes, relacionados à vida pessoal ou profissional, podem ser um sinal imediato para o consumidor de que a sua marca não merece confiança.

 

Erro #5 – Não especificar de quem é

 

Às vezes, as pessoas entram no seu site, te dão a informação para entrar em contato, mas acabam se esquecendo disso. É importantíssimo que o nome do remetente seja verdadeiro e algo que irão lembrar. Também é importante usar a sua logo, cores e linha de comunicação no corpo do e-mail, para que ele também possa fazer o link visualmente com a sua loja.

 

Erro #6 – Você não inclui o link de descadastro

 

É muito melhor que a pessoa se descadastre do que ela marque o e-mail como spam, machucando a sua entrega para todo o resto da sua lista. Além é claro da questão ética, de permitir que qualquer pessoa escolha por receber ou não sua comunicação.

Por mais que seja importante entender o motivo da pessoa se descadastrar, não faça disso uma condição obrigatória. Descadastre primeiro e peça o motivo por último, de forma facultativa.

 

Erro #7 – Você usa palavras suspeitas

 

Nesse blog, encontramos uma lista bem interessante de palavras que devem ser evitadas. Muitos serviços de e-mail usam essas palavras para filtrar mensagens com potencial de serem spam. Fique de olho!

 

Conclusão

 

Você paga caro para trazer a visita ao seu e-commerce, depois investe tempo e dinheiro criando formas de convertê-lo em venda ou em lead qualificado. Aí investe mais tempo e dinheiro desenvolvendo campanhas de email para fazê-lo comprar mais e melhor.

 

É imprescindível que você otimize as suas campanhas para que elas sejam entregues na maior parte das vezes. Agora é a sua vez de otimizar suas campanhas e evitar que elas cheguem ao spam. Você também pode gostar desse post: 8 KPI’s para avaliação de email marketing no E-commerce

 


Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (92% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce