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O que é Inbound Marketing?

Muito tem se falado do Inbound Marketing nos meios especializados de marketing. Mas poucos explicam o que de fato é o Inbound Marketing e o porquê usar essa metologia. Preparamos esse post para esclarecer a metologia e te ajudar a entender de vez como o Inbound pode ajudar o seu negócio. O Inbound Marketing, também chamado de marketing de entrada, marketing de atração ou novo marketing, é uma estratégia de marketing que rompe com o modelo tradicional de marketing. O Inbound se baseia em conquistar o interesse das pessoas, fazendo com que elas procurem e encontrem a sua empresa e iniciem uma conversa. Dessa forma, é possível entender as necessidades do consumidor, ajudá-lo e encantá-lo.

Mas por que o Inbound?

Essa pergunta é muito fácil de responder. No modelo tradicional de marketing as empresas estão focadas em encontrar consumidores. E para isso, utilizam técnicas intrusivas, como telemarketing ativo, comerciais na TV e spam. Ou seja, técnicas pouco efetivas e que custam muito. O marketing tradicional está centralizado no anunciante, de forma que os anúncios só falam da empresa e dos produtos e serviços que oferecem. O consumidor é bombardiado com anúncios que, normalmente, não o interessam. E isso é uma experiência ruim para o potencial consumidor.

Já o Inbound Marketing está concentrado no consumidor, de forma que possa ajudá-lo. Inbound Marketing é sobre criar um marketing que as pessoas gostem, por isso está transformando a forma como as pessoas compram em todo o mundo.

Se coloque no papel do consumidor. Vamos supor que você tem um Iphone 6. Não seria muito mais interessante ler um post “Como fazer a bateria do seu Iphone durar mais tempo” do que receber um banner oferecendo a promoção de uma capinha protetora à prova d’água? Uma empresa que se propõe a ajudar fica a frente de qualquer outra. Pense um pouco, talvez as suas empresas favoritas já estejam praticando Inbound.

E como fazer inbound marketing?

O Inbound promove uma mudança na forma de fazer negócios. Enquanto no marketing tradicional apenas o anunciante tinha o poder de transmitir uma mensagem, no Inbound o consumidor passa a ter vez, voz e o poder de decidir quando está pronto para comprar. Afinal, o Inbound promove uma conversa com o potencial consumidor.

No lugar de interromper a programação na TV com o comercial de um produto, como no marketing tradicional, é possível criar vídeos que potenciais consumidores desejem ver. Posts em blogs que as pessoas procuram para ler substituem anúncios impressos ou displays. E o mais relevante, no lugar de ligar para o consumidor oferecendo uma nova promoção, é possível criar conteúdo útil que cause interesse no potencial consumidor e ele mesmo entre em contato para obter mais informações.

No mundo atual, o consumidor possui em suas mãos todo o poder de compra. Pense no processo da última compra que você realizou. Um telemarketing te ligou oferecendo uma nova promoção? Ou você procurou no Google sobre o produto desejado? Tenho quase certeza que foi a segunda opção.

O Inbound Marketing é constituído de quatro etapas: atrair, converter, fechar e encantar. Quer saber sobre cada uma dessas etapas? Esse é só o primeiro post de uma sequência em que vamos abordar vários aspectos do Inbound Marketing, como etapas, buyer personas, leads, jornada do consumidor, conteúdo de valor e muito mais. 

 

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Comentários

  1. Gustavo disse:

    Parabéns, belo post.

    1. rodrigo disse:

      Que bom que gostou. Volte sempre!

    1. rodrigo disse:

      Obrigado Gustavo!

  2. Gabriela disse:

    Muito bom esse texto. Estou me formando em publicidade e gostaria de saber mais sobre inbound marketing.
    Voce da aula em algum lugar? Ou algo assim? Voce tem facebook, LinkedIn ou algo assim para contato?

    1. rodrigo disse:

      Olá Gabriela. Que bom que gostou.
      Não trabalhamos com cursos, mas fique ligada que sempre tem muito aprendizado por aqui.

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