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Você sabia que a Sears entrou no e-commerce antes da Amazon?
Por que a empresa que, na época, era o maior varejista do mundo perdeu essa briga?
A resposta é simples: falta de foco.
A Sears, assim como muitas grandes empresas, enxergaram o e-commerce como simplesmente mais um canal que assistia a estratégia offline da empresa. Enquanto isso, a Amazon investia cada minuto pensando em como melhorar a experiência do usuário, diminuir o tempo entre a primeira visita e a entrega, disseminar a cultura online, etc.
O primeiro conselho que eu sempre passo para todos os nossos clientes e amigos é que o e-commerce precisa de um dono. É imprescindível que exista alguém na sua organização que dependa do avanço do e-commerce. Alguém que respire inovação, mercado digital e varejo.
Agências de e-commerce, fornecedores e ferramentas são complementos importantes, mas sem um “dono”, o e-commerce não cresce.
Todos já ouviram falar da história da lebre e da tartaruga. Foi o que aconteceu com a Sears Vs. Amazon. É o que vai acontecer com Você Vs. a próxima geração de e-commerces.
A Sears fez 11.000 mudanças no site desde 1996.
A Amazon fez 233.000 mudanças no site desde 1998.
Uma das noções erradas que temos do e-commerce é que o resultado é sempre rápido. Alguns ainda chegam a pensar que é rápido e barato.
O tempo de maturação, construção de marca, relacionamento, reputação, autoridade, entre outros, é grande.
Não existem mais segredos ou truques que só alguns conhecem. O conhecimento é disseminado e os esforços precisam ser integrados. Ter a paciência de que as coisas boas levam tempo e a fé de que a sua visão é sólida, são ingredientes infalíveis.
Você vai precisa ser um dono do e-commerce extremamente pró-ativo e com muita resiliência para garantir o sucesso da sua empresa no longo prazo. Afinal, a Amazon demorou 20 anos para chegar onde está. Quanto tempo você já dedicou ao seu e-commerce?