Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Pesquisa de palavras-chave: como aumentar a busca por seus conteúdos

Como tratamos em textos anteriores, as palavras-chave são essenciais para uma boa estratégia de inbound marketing. Vamos detalhar para você como definir os melhores tópicos para se criar conteúdos de forma adequada para o seu público, para melhorar o SEO, aumentar o ranking orgânico e o tráfego online do seu site em ferramentas de busca com a pesquisa de palavras-chave.

Defina seu público

Tudo começa com a definição de suas buyer’s personas, assunto que já tratamos no blog  e que você pode acessar aqui.

É só a partir de um bom conhecimento do seu público que é possível criar uma lista de palavras-chave em total sintonia com os problemas pesquisados, a linguagem utilizada e a forma de expressão de cada um deles. Desta forma, a melhor maneira de começar esta lista é reunindo as palavras-chave encontradas na descrição de suas buyer’s personas, em seus objetivos, desafios e histórico. Pense nas perguntas mais comuns do seu público relacionadas ao seus serviços e adicione a lista.

Pergunte aos reais interessados

O segundo passo é conversar com seus reais compradores e prospecções. Faça entrevistas com perguntas sobre os principais problemas referentes aos seus serviços, produtos ou a indústria do setor em geral. Monitore suas atividades nas mídias sociais a partir de ferramentas de SEO e procure por assuntos e palavras relacionadas ao seu negócio que estão na boca de quem efetivamente procura e compra seus serviços ou produtos. Uma boa estratégia para encontrar o que está sendo pesquisado sobre seu setor e que ainda não possui respostas satisfatórias é pesquisar tópicos discutidos em fóruns online. Pesquise por palavras relativas ao seu negócio e veja quais questões estão em maior destaque. Quais delas são relevantes para você? Adicione a sua lista!

Pesquise com quem entende

Quem melhor do que aqueles que tem um contato direto com seus clientes para entender como eles se relacionam com seus produtos? Esta é a hora de entrevistar stakeholders e funcionários que estão diretamente ligados com a venda dos produtos e serviços. Faça perguntas como:

  • Quais serviços você normalmente oferece?
  • Quais os problemas que os clientes tem que seu serviço ou produto pode resolver?
  • Como você descreveria seu negócio para uma pessoa que nunca ouviu falar de sua empresa?
  • Quais as perguntas mais comuns de seus leads sobre o negócio?

Preste atenção na forma que são dadas as respostas e anote as palavras mais frequentes que estão associadas com a sua empresa durante a pesquisa de palavras-chave. Além disso, mantenha sempre uma lista de tópicos sobre os assuntos que sua empresa tem experiência.

Entenda o setor

Além de você, outras pessoas provavelmente escreveram ou estão escrevendo sobre determinado assunto. Esteja sempre atento ao setor no qual está trabalhando. Utilize da lista criada sobre o expertise de sua empresa para ver quem e o que já estão falando sobre isso. Quem são os principais bloggers tratando do assunto? Quais as palavras utilizadas? Quais assuntos estão no topo das listas de busca?

Procure por variações

Já possui um número considerável de palavras-chave para trabalhar? Não pare por aí! Expanda sua lista procurando por variações das palavras já encontradas. Existem diversas estratégias que facilitam essa pesquisa de palavras-chave. Algumas delas são as ferramentas de autocomplete dos sites de busca, a análise da primeira página dos resultados, das notícias e vídeos relacionados e os sites que encontram automaticamente variações referentes as palavras, como os disponibilizados por ferramentas de SEO.

Entenda como você está sendo encontrado

Você sabe como as pessoas já estão te encontrando? Esse ponto é determinante na hora de definir as palavras-chave de seus conteúdos. Veja quais palavras as pessoas já estão usando para te encontrar em ferramentas de SEO, analise quais tem o maior potencial, veja os rankings de busca de cada palavra e adapte seus conteúdos para receber cada vez mais visitas e visitas mais qualificadas.

É de extrema importância avaliar se o público que está pesquisando por seus conteúdos é realmente aquele que você pretende atingir e, a partir disso, definir estratégias para alterar ou continuar a ser buscado por ele. Neste momento, também é interessante definir as palavras negativas. Estas são palavras pelas quais você não quer ser encontrado que podem ser determinadas na hora de criar seus anúncios. Existem setores em que qualquer visita alcançada é válida, mas em muitas outras a qualificação de visitas baseadas nas personas é fundamental.

Crie seu conteúdo

Agora que você já reuniu um grande número de palavras-chave baseadas em pesquisas e válidas para seus conteúdos, invista nele! Com ferramentas de busca cada vez mais inteligentes, as palavras-chave não podem estar somente no título. Defina a palavra-chave que será destaque de seu texto e utilize-a na URL de seu conteúdo, nos títulos, na meta descrição, na legenda e alt text das fotos e ao longo do conteúdo, com variações. Para estratégias de anúncios, é importante pensar não somente nas palavras que estão sendo mais buscadas, pois estas terão uma concorrência maior. Entenda se sua palavra-chave não é muito ampla, se possui um nível de competição alto e, principalmente, se tem a ver com sua persona. Escolha as palavras-chave de acordo com a forma que o seu público se comunica e na linguagem que utiliza, e não em como você, especialista sobre o assunto, pesquisaria.

Considere o estágio da jornada de compra em que seu público estará ao acessar determinado conteúdo. Atente-se ainda as diferentes grafias de termos, pois estas podem fazer a diferença entre ser buscado milhares de vezes ou nenhuma. Por fim, não esqueça o trabalho mais importante dentro do inbound marketing: entregar conteúdo de valor. Nenhuma palavra-chave do mundo irá conseguir a atenção de seu público se seu conteúdo não for interessante para ele.

Entendeu como fazer uma boa pesquisa de palavras-chave e utilizá-las na criação de seus conteúdos? Confira nosso e-book para aperfeiçoar ainda mais seu blog para e-commerce e mãos a obra!

blog para e-commerce

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (92% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce