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Definindo Buyer Personas

rodrigo

Rodrigo é um especialista em e-commerce, graduado e mestrado pela Universidade de Massachusetts. É também o fundador e diretor da Nação Digital, agência referência em estratégias de alto ROI para e-commerce.

No primeiro post dessa série, explicamos o que é o Inbound Marketing . Se você prestou atenção, entendeu que o Inbound em sua essência é a mistura de dois ingredientes: conteúdo e contexto.


Tenho certeza de que você já viu peças publicitárias fantásticas, que não tinham nada a ver com você. Se você der uma voltinha pela sua timeline no Facebook, vai encontrar alguém que não fez a tarefa de casa e está te mostrando algo completamente sem relevância. Esse é um dos pontos chave do inbound: contexto. Nesse post, vamos mostrar os passos que você precisa dar para ter sucesso com Inbound Marketing, partindo da definição do público-alvo, ou como nós chamamos, Buyer Personas.

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O que são Buyer Personas?

Buyer Personas são personagens semi-fictícios, criados com base em dados reais e conhecimento de mercado, que definem o comportamento, desafios e objetivos de um cliente.

Os passos para criar um buyer persona

1. O que você vai perguntar na pesquisa

Você precisa saber quais perguntas são relevantes para o seu nicho de mercado. Além das perguntas sobre o comportamento demográfico, recomendamos algumas perguntas universais como: Como o sucesso do seu trabalhado é mensurado? Quais são os seus maiores desafios? Quais são seus maiores objetivos?

2. Determinar como você vai fazer a pesquisa.

Existem várias maneiras de se fazer isso:

  • Enviando uma pesquisa aos seus clientes atuais
  • Entrevistando os seus clientes atuais
  • Conversando com pessoas da sua empresa, que conhecem o cliente
  • Procurar palavras-chave do mercado nas redes sociais
  • Buscas no LinkedIn

Com quantas pessoas eu devo falar? Com quantas você precisar para descobrir uma tendência clara dentre as respostas.

3. Compilando as respostas

Você precisa de organização para poder visualizar tudo em um lugar só. Assim os dados vão fazer muito mais sentido. Recomendamos o uso de ferramentas que irão facilitar a sua vida, como o Excel, Evernote e Trello.

4. Definindo o buyer persona

Agora é hora de juntar tudo que você já compilou e criar o seu Buyer Persona. Aquele cliente ideal, que te dá 20% do trabalho e 80% do faturamento. 4 pontos chave para te guiar:

  • O personagem deve ser fictício, mas dentro da realidade
  • Sempre tenha uma persona principal
  • Concentre-se nos motivos por trás das atitudes do Buyer Persona
  • Conte a história completa do personagem

Dica Importante: Buyer personas não são cargos, nem mercados, nem pessoas reais específicas. Se você chegou a esse resultado, comece novamente.

Conclusão

Alguns detalhes no processo de definição do Buyer Persona podem não parecer importantes, mas são! A cada etapa do processo você vai aprender mais sobre a pessoa que você procura encantar. Aqui na Nação, como agência de Inbound Marketing, dependemos muito do trabalho feito nessa fase, ainda mais porque lidamos com muitos públicos diferentes.

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Comentários

  1. […] qual a forma que você for escolher para o design do seu CTA, faça de forma adequada com o que seu buyer persona irá preferir. Use cores contrastantes, que chamem a atenção, mesmo quando usando os mesmos […]

  2. […] Tudo começa com a definição de suas buyer’s personas, assunto que já tratamos no blog  e que você pode acessar aqui. […]

  3. […] O trabalho de SEO é árduo e não entrega resultados imediatos. Focar nas palavras-chave geradoras de receita, ao invés daquelas que “soam melhor” é imprescindível. Recomendamos o Google Keyword Planner e sites como keyword.io para busca de palavras-chave que se encaixem com a sua persona e o Hubspot como ferramenta para monitoramento de ranking das palavras escolhidas e que irão gerar maior tráfego. Ainda não definiu suas personas? Veja como fazer isso aqui. […]

  4. […] para as pessoas certas visitarem o seu site. Mas quais são as pessoas certas? Essas são suas buyer personas, aquelas que tem um interesse real sobre os seus produtos e que vão gerar o tráfego certo para […]

  5. […] primeiros textos do nosso blog explicamos para você o que é inbound commerce e como definir seus buyer personas. Mas você sabia que cada buyer persona está dentro de um estágio da buyer’s journey? Vamos […]

  6. leo szapszay disse:

    Boa tarde. Obrigatóriamente o buyer persona tem que ser um?
    Não posso ter mais de um, e bem diferente um do outro?
    Ou para não ser muito abrangente, devo procurar focar em um tipo apenas?

    1. rodrigo disse:

      Oi Leo,

      Na grande maioria das vezes temos mais de uma buyer persona. É muito comum termos 2 perfis bem diferentes um do outro. Você vai notar que a abordagem para cada um deles vai ser diferente e o motivo pelo qual ele compra o seu produto também é diferente.

      Abraço,

      Rodrigo

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