Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Como utilizar realidade aumentada na minha loja virtual?

A realidade aumentada e a realidade virtual são as grandes tendências do futuro e provavelmente terão um grande impacto nas estratégias de mobilidade das empresas. Graças aos avanços tecnológicos, a expectativa é que dentro de pouco tempo essas inovações estejam disponíveis também para distribuição de conteúdo de marketing, com aplicações ilimitadas.

Aliás, os avanços tecnológicos nas duas áreas, impulsionados pela evolução das câmeras, sensores inerciais e dos monitores de alta resolução, podem fornecer suporte para aplicativos em diferentes setores. E a diminuição dos valores desses equipamentos deve ajudar a aumentar a demanda por ambas. Mas, você sabe como utilizar a realidade aumentada na sua loja e qual a diferença entre aumentada e virtual?

Realidade aumentada x Realidade virtual

A principal diferença está na relação com o usuário. Enquanto a realidade virtual apresenta um ambiente completamente digital e você pode interagir com ele. A realidade aumentada mostra informações digitais sobrepostas ao mundo real. A intenção é acrescentar informações alinhadas à visão do usuário.

E apesar das impressões futurísticas, essas aplicações estão mais próximas do que você possa imaginar.

Negócios virtuais

As possibilidades de utilização são inúmeras. Os negócios com mais chances de emplacarem as aplicações de realidade aumentada e realidade virtual incluem; serviços de saúde, pesquisas médicas, varejo, turismo, educação, seguros, transportes, energia/utilidade pública e os setores industrial e automotivo.

Essas áreas tendem, a longo prazo, a transformar telespectadores em participantes, revolucionando, inclusive, as relações de trabalho. Embora, por enquanto, apenas alguns nichos do e-commerce e do mercado de games estão “surfando nessa onda”. Você, empreendedor, já pode começar a pensar nas possíveis aplicações.

Imagine, no caso de um e-commerce de moda, o cliente ter a possibilidade de experimentar as peças aonde quer que esteja. Sua experiência de comprar vai atingir outro patamar!

realidade aumentada

Realidade aumentada exemplos

Alguns exemplos de sucesso do uso da realidade aumentada já podem ser observados no mercado. É o caso da parceria entre a Turner Sports e a Intel, que se uniram para oferecer jogos da NBA ao vivo em realidade virtual.

Nesta parceria, a Intel será a fornecedora exclusiva da tecnologia Intel True VR durante as transmissões ao vivo dos jogos especiais da NBA, no canal TNT.  Começando pelo NBA All-Star 2018, que acontece em fevereiro em Los Angeles. O usuário poderá escolher o local e “sentar” ao lado das celebridades que estarão presentes no evento real.

Já a rede Via Varejo, que reúne as operações online e física das marcas Pontofrio, Casas Bahia e Bartira, é a pioneira, no Brasil, ao usar a realidade aumentada para auxiliar o consumidor no momento da compra. A rede vem implementando em suas lojas óculos de realidade virtual. Que possibilitam ao cliente visualizar os produtos do departamento de móveis inseridos em diferentes ambientes, como sala, quarto, cozinha.

E as aplicações da realidade aumentada não param por aí. Imagine clientes visitando espaços comerciais, conhecendo produtos e visitando empreendimentos que sequer saíram do papel. Podendo ter a experiência de estar em um local muito antes de ele ser construído.

É um universo de possibilidades que se abre para os empreendedores. Que traz estratégias para proporcionar novas experiência de compra, presentes nas chamadas lojas smart e digital. Essas lojas priorizam os espaços mais enxutos e interativos.

Você se interessou e pretende desenvolver aplicações usando a realidade aumentada? Saiba que existe uma ferramenta de desenvolvimento gratuita disponibilizada pela Universidade de Washington. Clique aqui para conferir!

Esse conteúdo foi útil?
3.71 avg. rating (75% score) - 7 votes

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *