Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Reviews nos resultados do Google: mais credibilidade a cada estrela (atualizado com novas regras – Dez 2016)

Juliana Battistelli

Na nossa experiência, empresas que usam avaliações com estrelas nos resultados do Google reportam um aumento entre 20 e 30% nas suas taxas de cliques. É por isso que preparamos um post bem completo com todos os pontos que você precisa saber para aproveitar essa funcionalidade e atrair mais visitas sem investir um real a mais em mídia paga.

Como tudo que realmente vale a pena, não existem truques para as avaliações com estrelas, mas sim trabalho sério e planejado para conquistar os resultados.

Vamos dividir as avaliações em 2 partes, as avaliações em resultados orgânicos e as avaliações em resultados patrocinados.

Avaliações nos resultados orgânicos do Google

Dentro dos resultados orgânicos do Google ainda temos algumas subcategorias de avaliações: os resultados de pesquisa de produtos e os resultados locais.

Avaliações nos resultados de produtos

reviews do google

Existem empresas de avaliação no mercado que conseguem automaticamente criar os snippets necessários para que o seu resultado apareça com as avaliações. (Entre em contato para referências). No entanto, vamos listar como isso funciona e como você também pode fazê-lo.

  1. Esse resultado é um markup no código, um snippet, que diz para o Google o que mostrar
  2. Use o código de markup disponível nessa página do Google, de acordo com a natureza do seu produto/serviço
  3. Verifique na ferramenta do Google se o seu código está correto
  4. Reenvie o seu sitemap para o Google via Search Console para indexação
  5. Verifique os resultados nas buscas pelos seus produtos rankeados no Google

Os métodos de verificação para os reviews ainda são um pouco vagos, mas se você seguir os guidelines ná página do item 2, não terá risco de não aparecer. Basta inserir as avaliações verdadeiras e atuais que o seu produto irá chamar toda a atenção com as estrelas das avaliações.

Avaliações de críticos

reviews do google

As avaliações de críticos trazem bastante credibilidade para os resultados e essa funcionalidade ainda é pouco explorada no Brasil. Infelizmente, essas avaliações só podem ser aplicadas para livros, filmes e estabelecimentos. De qualquer forma, você pode fazer toda a diferença divulgando opiniões de críticos renomados se você possui uma loja física ou showroom. Claro que essas avaliações precisam seguir algumas regras do Google de verificação. Você encontra os detalhes aqui.

Comentários da Web

review-2

Lançado recentemente pelo Google, essa opção nos resultados traz avaliações de sites de terceiros como o Facebook. Essa é uma das funcionalidades que nós mais gostamos por aqui porque traz opiniões de várias fontes deixando o resultado praticamente impossível de ser falsificado ou burlado de alguma forma. Quer ter altas notas? Se relacione e crie valor para o seu cliente.

Avaliações com estrelas nos links patrocinados do Google

reviews no google

Hoje, uma das maiores tendências na estratégia de mídia paga, os chamados “Seller Ratings” são uma grande vantagem competitiva para as marcas. As taxas de cliques e ROI tem sido fantásticos nos EUA. Eles funcionam também para o Google Shopping:

review-5

Infelizmente, as plataformas de avaliação no Brasil ainda não estão habilitadas a trabalhar com os seller ratings, que são verificados pelo Google. O Google disponibiliza uma plataforma para que empresas possam aplicar para que se tornem empresas de confiança ou “Google Trusted Stores” e mostrem suas estrelas. Segue o link: https://www.google.com/retail/trusted-stores/

Update 09/12/16

Os seller ratings foram liberados no Brasil! O Google anunciou essa semana que as lojas já podem aderir ao programa via merchant center. O processo é rápido e fácil. Basta você:

  1. Entrar na sua conta do Merchant Center
  2. Selecionar “Programas do Merchant Center” no menu do canto direito
  3. Clicar em “Primeiros Passos” no Google Avaliações do Consumidor e aceitar o contrato
  4. Adicionar o código de pesquisa na sua loja virtual
  5. Adicionar o código do Google na sua loja. Um selo de avaliações positivo, com a autoridade do Google, pode ajudar muito na credibilidade do seu e-commerce.

Resumindo

Quando uma estrela aparece no resultado do Google, a sua loja automaticamente ganha credibilidade. Essa estratégia, que por enquanto se limita ao orgânico no Brasil é extremamente eficaz e, como sempre falamos no inbound commerce, cria valor para o usuário. Se você precisa de ajuda ou tem alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato conosco.


Esse conteúdo foi útil?
4.00 avaliações (86% score)

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Comentários

  1. Ricardo Rocha disse:

    Bom dia,

    Podem informar-me quando o google gfaz o review das avaliações das empresas? Ainda ontem tinha 9 avaliações com uma media de 3,6 estrelas. Hoje tenho 29 comentários quase todos de 5 estrelas e ainda tenho um score de 3,6 estrelas.

    1. rodrigo disse:

      Bom dia Ricardo,

      Essas avaliações são referentes ao seu local ou são as avaliações de seller da sua loja?
      De qualquer forma, o Google sempre leva um tempinho para atualizar e validar esses reviews. Se demorar mais que 4 semanas, tem algo errado sim.
      Abraço.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *