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Segmentação para e-commerce: venda mais com ações segmentadas para os visitantes de sua loja

Juliana Battistelli

Criar ações de segmentação para e-commerce é pensar na presença de seu cliente a partir de conteúdos ligados ao contexto. Essa segmentação faz parte da metodologia de Inbound Commerce e a base de todo um planejamento segmentado está em conhecer sua persona em cada estágio de compra, monitorar as atividades dela e entregar a mensagem certa no momento certo para resultar em uma venda.

Você pode enviar e-mails diários com várias promoções de vários produtos para a sua grande lista de e-mails cadastrados. Em cada 1000 e-mails enviados, você pode acertar um cliente e converter a venda. Você pode também perder centenas de pessoas durante esses 1000 envios, porque nada do que você mandou era relevante para elas. Você pode fazer isso por anos, afinal de contas, disparos de e-mail são baratos. Será?

Encontrar o gatilho certo para realizar cada ação é a melhor alternativa para vendar mais para quem realmente tem interesse em comprar. Se você acessou um e-commerce de celulares, buscou por modelos android, se cadastrou no site e colocou um destes produtos no carrinho, fica muito mais fácil te atingir diretamente oferecendo em seu e-mail outras opções de celulares android para que volte ao seu carrinho e finalize a compra. Você já está inclinado a comprar, o que falta é o gatilho.

A parte técnica

Com os dados de seu cliente, é a hora de começar uma conversa. Para isso é importante ter sua persona formada com todas as informações possíveis para o planejamento das ações, frequência de disparo de e-mails, monitoramento, automatização e segmentação de listas.

Estas informações devem indicar um perfil de persona que compra em seu e-commerce, com nome, idade, interesses, objetivos, problemas e mostrando como seus produtos podem ajudar a solucionar estas questões.

Nós utilizamos o e-mail como principal ferramenta das ações de segmentação, pois ele possui o melhor desempenho em taxa de conversão entre todos os canais, com 2,53%. Escolha uma ferramenta que realize os disparos de e-mail, oferecendo opções de automação de marketing, publicação de conteúdo e análise de dados. Aqui na Nação nós utilizamos o RD Station, plataforma de marketing digital e vendas.  

Ações de segmentação

Existem diversas formas de segmentar o seu conteúdo de acordo com ações específicas de seus visitantes. Nosso foco será no e-mail marketing, mas também é possível criar ações por SMS, exit intent pop ups e pushs no site de seu e-commerce com conteúdos específicos para cada página, anúncios no facebook ou mensagens durante o atendimento online.

A automação de e-mail marketing é utilizada para segmentar seu cliente por interesse, comportamento e desejo. Esta é uma maneira muito eficiente de atingir cada público da melhor forma. Neste sentido, tenha automatizado o envio de e-mails como:

Abandono de carrinho

Automatize e-mails para abandono de carrinho, perguntando o motivo do cancelamento da compra, indicando vantagens do produto, oferecendo desconto ou frete grátis e indicando produtos similares.

Promoções especiais

É mais fácil vender para quem já comprou com você. Envie mensagens atrativas com produtos exclusivos ou novidades para clientes que compraram mais de R$1.000 nos últimos 3 meses, por exemplo.

Consumidores dormentes

Existem clientes que compraram em seu e-commerce há um ano e nunca voltaram para sua loja? Reative compradores dormentes com sugestões de produtos baseados nas suas compras passadas.

Mensagens recorrentes

Crie vários e-mails recorrentes, com versões diferentes para pessoas que navegam em categorias e produtos diferentes. Ex: dicas e produtos para viagem para pessoas que navegam na categoria de malas.

Promoções de urgência

As pessoas não gostam de perder boas oportunidades. Monte campanhas de urgência com promoções rápidas e cupons de desconto que são válidos apenas por alguns dias.

Pós-compra

Os e-mails de pós-compra são grandes oportunidades de converter mais, de engajar mais, de encantar mais. Programe e-mails com dicas de como usar o produto que a pessoa acabou de comprar, um para 15 dias depois da compra com um produto relacionado e um outro, 30 dias após a compra, pedindo o depoimento do cliente. As possibilidades são infinitas.

Agora você entendeu porque é tão importante trabalhar a segmentação para e-commerce? Com  os dados de contato do visitante em mãos, unidos aos dados de comportamento e navegação, você vai falar com a pessoa certa na hora certa com a linguagem certa.

Altíssimas taxas de abertura, cliques e vendas não são mera coincidência, são fruto de uma longa jornada planejada para atrair, converter, fechar e encantar dentro da metodologia de Inbound Commerce.

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Comentários

  1. […] e apresentações de especialistas do setor, a palavra mais ouvida por nós no evento foi segmentação. Entregar ao consumidor aquilo que ele deseja e se interessa de forma personalizada no momento […]

  2. […] acabamos percebendo diversos termos que se tornam mais presentes em determinados momentos. Além da segmentação para e-commerce, o que temos visto em destaque nos últimos eventos foi o omni channel. Esta expressão nascida já […]

  3. […] o número de notificações que estarão ativas. Procure utilizar o push para e-commerce de forma segmentada e ligada as outras campanhas já ativas no seu canal e prepare-se para dobrar suas […]

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