Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Vídeo no e-commerce: o audiovisual ganhou seu lugar em todas as fases de compra

Toda compra em e-commerces se trata de confiança. Pegue por suas próprias experiências: quando você entra em uma loja física, seu objetivo ali é ver o produto de perto, virar ele de todos os lados, sentir sua textura, testar seu funcionamento. Ainda que não da mesma forma, isso também é possível por meio do vídeo no e-commerce.

 

Os consumidores querem se engajar com empresas que eles confiam, e o vídeo pode criar uma conexão humana em todo esse processo até a compra. O vídeo no e-commerce humaniza um pouco mais o ciclo de vendas, personaliza a experiência do visitante desde a atração até a decisão final.

 

Estatísticas para vídeo no e-commerce

 

 

  • Profissionais que utilizam vídeos no e-commerce crescem seu faturamento 49% mais rápido do que aqueles que não usam, segundo pesquisa da Aberdeen de 2015.

 

 

  • 73% dos entrevistados são mais inclinados a comprar um produto depois de assistir um vídeo explicando o produto, indica pesquisa da Animoto.

 

  • Na mesma pesquisa, 58% consideram marcas que produzem vídeos mais confiáveis.

 

  • Consumidores de vídeos são 1,7x mais inclinados a comprar no e-commerce, segundo o Video Statistics 2016.

 

  • 3 de 4 compradores irão interagir com conteúdos visuais em páginas de produto, segundo a mesma pesquisa.

 

  • E ainda, 4x mais consumidores preferem assistir um vídeo do que ler um texto sobre o produto.

 

Além da vantagem das pessoas preferirem ver imagem e som do que ler textos e dos vídeos facilitarem a compreensão do produto, eles ajudam no trabalho de otimização para ferramentas de busca, pois indexam muito bem no Google quando colocados no YouTube.

 

Por isso, produza vídeos curtos para cada fase de compra, com no máximo um minuto de duração, ou divida seus vídeos em partes. Seja simples e objetivo, sem muitos efeitos e edições espalhafatosas, a não ser que seu nicho e produto tenham elementos para explorar esse lado de fantasia.

 

Atração

 

Compartilhe informações úteis e práticas relacionadas ao seu nicho em forma de vídeo em redes sociais ou blog. Utilize influenciadores do nicho para tratar de assuntos relacionados aos seus produtos de forma impessoal e leve, para tornar sua marca conhecida pelo público.

 

Consideração

 

Converse com os mesmos influenciadores do seu nicho para utilizar seus produtos ou serviços e demonstrar o uso por meio de vídeos. Este é o momento de destacar que seu produto é diferente do concorrente, que possui mais qualidade, que já está sendo usado pelo público. Procure utilizar testemunhos e depoimentos de usuários reais para cativar quem está do outro lado da tela.

 

Decisão

 

Insira vídeos nas páginas de seus principais produtos para começar. Esses vídeos também podem ser aproveitados para outros canais, como mídias sociais e até exposição em lojas físicas.

 

Os vídeos das páginas de produto podem ser testemunhos, reviews, instrucionais de como usar ou como conservar o item. Grave sempre em ambientes bem iluminados e com um cenário em que nada chame mais atenção do que o produto. Capture todos os seus ângulos e possibilidades. Veja abaixo como a Bellroy apresenta seu produto Note Sleeve:

 

https://www.youtube.com/watch?v=KL9pTolWcQo

 

Com simplicidade e objetividade, não precisa de muito para encantar seu público. E lembre-se: não direcione o vídeo para uma nova aba no YouTube. É muito fácil seus visitantes se perderem no mar de conteúdo do site e esquecerem da compra. Deixe-os indexados dentro de sua página, blog ou site do e-commerce.

 

Outra coisa, seu vídeo no e-commerce não substitui o texto! Para quem acessa sua página de produto em um local em que não pode assistir o vídeo, para complementar informações e para indexação do SEO, o texto também é essencial na hora da venda.

 

Não demore para entrar na onda dos vídeos no e-commerce, começar agora com produções simples é melhor do que nunca tentar gerar confiança e proximidade com seu consumidor.

 

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (93% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce