Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Você já tem um e-commerce, só esqueceu de construir sua marca

Vocês já conferiram aqui  e aqui  um pouco do que aconteceu no Fórum E-commerce Brasil 2017. Foram dois dias de muitas palestras, questionamentos e troca de ideias. Grande parte dos 13 mil congressistas que conferiram as novidades do setor era composto por lojas virtuais dos mais diversos tamanhos e segmentos. Mas e aí, será que todos estão preparados e consolidados no mercado?

Vamos voltar alguns passos nesse jogo: um e-commerce nada mais é do que um canal para chegar ao consumidor, assim como uma rede social, uma loja física ou o anúncio em uma revista. E assim como em todos os canais, o pano de fundo é a marca.

Qual a dificuldade das empresas hoje?

Alinhar o que elas são, com o que de fato elas fazem. Pergunte aos seus funcionários qual a essência da sua marca/empresa hoje. Qual o propósito dela existir e por que ela é diferente dos concorrentes.  Eu sei que soa cruel e talvez você não goste do que irá ouvir, mas com certeza será o primeiro passo para a construção de sua marca de uma forma consistente.

Para compreender melhor como você pode construir sua marca é importante estar atento para esses três pilares:

  • Definição do negócio
  • Posicionamento
  • Proposta de Valor

A definição de negócio você já sabe: ela deve informar de forma clara qual o produto ou serviço oferecido.

O posicionamento é o que determina onde a sua marca estará na escolha do consumidor. Olhe por esse ângulo: um objeto está posicionado quando pode ser identificado em um lugar, por comparação aos lugares que outros objetos ocupam (os concorrentes). É importante sempre ter em mente que o posicionamento é um processo, não um ato.

Por fim, a proposta de valor é uma promessa do que será entregue. Ela é a principal razão que indica porque um cliente deveria comprar o seu produto e não o dos seus concorrentes.
Um bom posicionamento sem uma proposta de valor faz com que o cliente não tenha interesse no seu produto. Por outro lado, uma excelente proposta de valor sem um posicionamento adequado dificulta o aproveitamento de oportunidades.

Por isso o planejamento de marca é fundamental. Ele ajuda a amarrar as ideias, integrar os canais, cria uma proposta de valor para diferenciar a marca do mercado e otimizar os investimentos. O objetivo final aqui, é que canais, pessoas e mensagens trabalhem em prol da estratégia principal da empresa.

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (85% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce