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Ações para Black Friday: 8 ideias que vão encantar seu cliente

A aproximação da Black Friday, data mais importante do ano para o comércio online, é de intensa preparação das equipes de marketing e vendas. O mês que antecede a promoção envolve planejamento de campanhas, definições de mote e ações da Black Friday, projeção de faturamento e análise de quais benefícios serão concedidos aos consumidores.

Para te ajudar a planejar a melhor promoção para a data, que em 2019 ocorre em 29 de novembro, listamos oito exemplos de campanhas que foram um sucesso e que podem servir de inspiração para o seu negócio. Confira!

1. Cadastro de clientes

A Via Tolentino, e-commerce de moda evangélica, acionou um gatilho importante nos clientes durante a campanha da Black Friday: o de urgência. A estratégia de marketing para a Black Week envolveu a captação de leads por anúncios em redes sociais e newsletter que informavam que a promoção estava próxima.

As clientes eram estimuladas a se cadastrar para ter acesso antecipado aos descontos. E aqui está o segundo gatilho da campanha: a sensação de exclusividade – fator importantíssimo no segmento de moda.

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Newsletter anunciava a Black Week da Via Tolentino.

Embora este tipo de estratégia funcione bem para o público que é fiel à marca, tende a impactar no aumento da taxa de abandono de carrinho. A saída para frear esse índice é contar com uma base de leads engajada e fazer testes de e-mail até encontrar o caminho do sucesso.

A campanha aconteceu durante sete dias e, como resultado, teve uma taxa de conversão acima de 70%.

2. Duas campanhas na Black Friday

Uma Black Friday e duas campanhas. Foi assim que a Surya Dental, e-commerce de produtos odontológicos, trabalhou com a data mais importante do ano para o comércio eletrônico.

A primeira foi uma parceria com um fornecedor, que concedeu 20% de desconto em toda a linha de produtos. A responsabilidade do e-commerce foi comunicar a Black Maquira aos clientes no site, por e-mail, WhatsApp e nas redes sociais. Como resultado, a Surya viu as vendas de itens da marca subirem antes da Black Friday “oficial”, servindo ainda como um termômetro para o “Dia D.”

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Divulgação da Black Maquira aconteceu também no Facebook Ads.

Na segunda campanha, “Black Days”, a promoção foi ampliada para todos os produtos do e-commerce da Surya durante uma semana. As peças de divulgação valorizaram o valor em reais dos descontos e, em alguns casos, o preço do brinde.

3. Aviso aos clientes

Uma campanha de captação para avisar os clientes quando as promoções começassem foi a estratégia utilizada pelo Supermercado Cidade Canção.

Durante seis dias, foram disparados e-mails para a base comunicando a aproximação da Black Friday e que haveria descontos em todas as categorias do site. É uma forma de manter o cliente em expectativa para a promoção.

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Ideia de ação para a data pode envolver avisos aos clientes quando as promoções estiverem no ar.

No dia da campanha promocional, foram disparados e-mails, além de publicações patrocinadas no Instagram (Stories) e anúncios no Facebook e display no Google. Na comunicação, os argumentos variaram entre “Aproveite os preços baixos para abastecer sua casa” e “Diversos produtos com preços imperdíveis!”

Outra estratégia que a empresa adotou e que pode ser replicada no seu e-commerce é não restringir a Black Friday à sexta-feira, e sim ampliar as promoções para o fim de semana.

4. Benefício extra

Conceder um benefício exclusivo para quem se cadastrar na landing page da sua Black Friday tem grandes chances de dar um ótimo retorno em vendas. Pode ser um brinde, desconto extra no boleto ou frete grátis, como fez o e-commerce B2B de calçados, Daniel Atacado.

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Conceda um benefício extra para quem entrar na sua base de clientes.

Este tipo de campanha é ideal para quem quer aumentar a base de clientes, mesmo sacrificando um pouco o lucro. A tática precisa de ações também no médio prazo para que os consumidores que se cadastraram para a Black voltem a comprar para que, assim, o negócio tenha lucro.

5. Urgência

Tanto faz se a Black Friday no seu e-commerce durar um dia ou uma semana, o importante é trabalhar com o senso de urgência no cliente para que você consiga vender mais.

Comece com um trabalho de divulgação da data com antecedência e finalize no último dia, informando que é a chance final para comprar. Dispare e-mails para base anunciando a grande promoção e faça mídia paga.

A grande sacada para bons resultados com essa estratégia é usar argumentos que convençam o seu cliente a comprar. Se você vende peças de informática para assistências técnicas, o argumento que você pode utilizar é: “Abasteça seu estoque a preços baixos”.

Na Digitale Têxtil, especializada em tecidos estampados digitais para praia, lingerie e fitness, o apelo foi que as estampas tendências estavam com 70% de desconto – uma oportunidade incrível para as confecções aproveitarem.

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Gere urgência nos anúncios da Black Friday.

6. Desconto de verdade

A Plantei, garden center online, investiu na transparência para a Black Friday. A comunicação da campanha tinha o mote “Desconto de verdade”, representando um compromisso da empresa com os clientes.

Ano a ano, as pesquisas feitas no Brasil mostram que os falsos descontos estão entre as principais reclamações do público que compra durante a promoção. Seu e-commerce pode trabalhar essa queixa e fazer uma comunicação bem próxima e verdadeira com o cliente, mas é importante ter promoções reais.

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Exemplo de anúncio da Plantei: comunique descontos reais e conquiste seu público.

7. Diálogo com o público

Entender a persona é fundamental para elaborar uma mensagem assertiva e que dialogue e envolva os clientes. Esta foi a tática da Quintal Dermocosméticos para as duas últimas edições da Black Friday.

Com um público jovem, tecnológico e que acompanha a marca nas redes sociais, a empresa utilizou expressões que fazem parte do dia a dia dos clientes – “sextou”, “mdsss!”, “scrr!!” – e acertou em cheio.

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Envolva os seus consumidores e crie um discurso que seja natural para o seu público.

8. Pós-Black Friday

Lembre-se da pós-Black Friday ao criar uma estratégia para o seu e-commerce. Além de fazer uma campanha tradicional para a data, a ShopInfo, loja virtual focada no público gamer, criou a Cyber Week, estendendo as promoções por uma semana.

A proposta veio inspirada na Cyber Monday, que identifica a segunda-feira seguinte à Black Friday, e quando as lojas virtuais fazem uma nova queima de estoque.

A divulgação aconteceu por e-mail marketing, redes sociais, Google Ads e influenciadores.

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Cyber Week da ShopInfo: dê mais prazo para os clientes comprarem.

A ideia de uma semana pós-Black Friday pode ser boa para o seu e-commerce continuar vendendo. É uma estratégia que mantém o cliente voltado para a sua loja, com chance de uma segunda compra, e dá oportunidade para que quem ainda não comprou, aproveite.

Utilize esses insights no seu e-commerce e trace a sua estratégia para a Black Friday. Desperte o interesse de compra dos seus clientes, faça uma divulgação que envolva o seu público e seja transparente nas promoções.

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