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Analista e gerente de e-commerce: funções e habilidades

A profissão de gerente de e-commerce é uma das mais promissoras dos próximos anos, segundo pesquisas feitas pela Fundação Instituto de Administração da USP (FIA). Ser um gestor não é uma tarefa fácil. Ela requer preparação, organização e atualização constantes. Afinal, este é um profissional multidisciplinar, que precisa entender de vários assuntos diferentes.

Neste post abordaremos as qualidades e os diferenciais necessários para você se tornar um gerente de e-commerce de sucesso.

Áreas de conhecimento do gerente de e-commerce

Não existem receitas prontas que caibam em todos os empreendimentos. Todo negócio é único. A partir do momento que o gerente de e-commerce entende os processos relacionados ao seu comércio se torna apto a interagir de forma dinâmica com colaboradores, consumidores e fornecedores. Indicando as diretrizes mais apropriadas para o seu negócio e buscando de resultados expressivos.

Vejamos a seguir as principais áreas de conhecimento que devem ser dominadas por você gestor.

  • Mídia: o gerente de e-commerce aprova os planos de mídia junto com as agências de marketing digital. Em alguns casos é o próprio gerente que irá comprar a mídia direto nos veículos ou nos portais. Esse é um bom motivo para buscar o máximo possível de conhecimento sobre o tema.
  • Logística e operações: para que seu e-commerce ofereça os melhores benefícios aos seus consumidores, o gerente de e-commerce precisa entender de armazenagem, manuseio, estratégias de transporte, custos de frete e custos operacionais. Assim, você poderá montar as melhores estratégias e ter sempre uma boa operação logística à disposição.
  • Tecnologias: o comércio eletrônico é baseado em tecnologias. Então, para contratar bons fornecedores e buscar as melhores opções, o gerente de e-commerce deve saber quais as vantagens e desvantagens que cada ferramenta oferece.
  • Usabilidade: entender o conceito de usabilidade significa aperfeiçoar as descrições dos textos e as imagens dos produtos. Estas ações visam melhorar as taxas de conversão e dos carrinhos de compra, além do caminho que o consumidor percorre dentro da loja virtual.
  • Tendências de mercado: conhecer as novas ferramentas, as tendências do mercado e as redes sociais é essencial para que se alcance leads qualificados. E isso significa trabalhar com modelos assertivos que priorizem o aumento de receita e evite desperdícios.

gestão de e-commerce - equipes

Cursos para gerente de e-commerce

Se profissionalizar é fundamental. Existem vários cursos para gerente de e-commerce disponíveis no mercado. E você pode, inclusive, fazê-los no modo online. Adequando os horários a sua agenda de trabalho, otimizando, assim, o seu tempo e aprendizado.

Dentro destes cursos, você poderá se inteirar sobre o comércio eletrônico, as novidades e tendências do mercado e ainda se capacitar sobre temas específicos. Como plataformas de comércio eletrônico, gestão de e-commerce, marketplaces e marketing digital. Esses conteúdos irão te auxiliar na tomada de decisões focadas e segmentadas de acordo com o perfil dos consumidores.

Para quem se interessa pelo tema ou está migrando de área, há cursos online e gratuitos sobre e-commerce e gestão de negócios digitais. Embora introdutórios, podem auxiliar nos processos de decisão e a identificar campos que devem ser aprofundados.

Trabalho com Marketing Digital

Um dos requisitos essenciais ao gerente de e-commerce é saber como trabalhar com o marketing digital. Mesmo que você contrate uma agências de marketing ou inbound marketing, é imprescindível compreender o funcionamento dos processos e ter conhecimento sobre as plataformas.

O gerente de e-commerce também deve estar atento às principais datas do e-commerce e do segmento da sua loja. Por exemplo, se o negócio for do nicho de moda voltado para o público jovem, vale investir no Dia do Orgulho Nerd; se for de presentes corporativos, o Dia da Secretaria ou Dia Mundial da Saúde são boas opções para promoções e ações temáticas.

Planejar estratégias com antecedência é fundamental para alcançar os melhores resultados. Baixe gratuitamente o calendário de ações em e-commerces em PDF e faça a integração com o Google Calendar. Dessa forma, nenhuma data importante vai ficar sem ação.

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