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CNPJ para e-commerce: entenda as etapas de formalização

A formalização da empresa é um passo importantíssimo para seu crescimento. A partir do momento em que o e-commerce se formaliza, seus donos têm acesso a diversas vantagens e proteções, como, por exemplo, a possibilidade de obter crédito com taxas de juros mais baixas.

Na hora de emitir um CNPJ para e-commerce, existem diversas opções, cada uma feita para um tipo de negócio. Continue a leitura para saber mais!

A importância da formalização

Atualmente, segundo a legislação brasileira, emitir um CNPJ para e-commerce não é obrigatório. Porém, isso não significa que não é altamente recomendado.

Quando o negócio é formalizado, ele ganha maior credibilidade, afinal, a maioria das pessoas preferem ter a segurança de comprar com uma empresa formalizada, que emite notas fiscais facilmente, por exemplo. Outra vantagem é a possibilidade de vender em marketplaces. A grande maioria aceita apenas empresas formalizadas.

Muitas vezes, empresas necessitam captar crédito para investir e continuar crescendo. Ao possuir um CNPJ, é possível solicitar empréstimos com bancos e outras instituições financeiras com taxas consideravelmente mais baixas. Isso acontece porque diversas dessas organizações possuem iniciativa de fomento a pequenos negócios, oferecendo taxas e condições amigáveis para o pequeno empreendedor.

Além disso, o custo geral do negócio pode diminuir substancialmente. Ao ser formalizado, é possível ir atrás de fornecedores maiores e melhores, que normalmente apenas aceitam pedidos de empresas formalizadas. Dessa forma, o empresário consegue achar as melhores oportunidades com os melhores preços.

Tipos de CNPJ para e-commerce

Existem diferentes modalidades de formalização que lojas virtuais podem se enquadrar. Confira as formas mais recomendadas de CNPJ para e-commerce:

Ltda

O modelo Ltda é um dos mais procurados por quem deseja ter um CNPJ para e-commerce. Isso acontece por ser uma modalidade que aceita abertura de empresas compartilhadas pelos sócios, ou seja, é possível abrir um negócio com diversos donos.

CNPJ para e-commerce ltda

Formalizar o e-commerce no modelo Ltda é ideal para o sistema de sociedade.

Para utilizar esse caminho de formalização, é necessário redigir um Contrato Social. Esse documento deve conter a descrição da relação entre os sócios, como, por exemplo, a participação de cada um no investimento inicial.

Sociedade Anônima (S.A.)

Diferentemente do que acontece em empresas Ltda, aquelas que optam pelo formato S.A. podem ter sócios que não possuem cadeira fixa na empresa, ou seja, são acionistas.

Nesse modelo de empresa, os sócios possuem poder e responsabilidade limitada de acordo com o valor ou porcentagem de suas ações. Além disso, há a possibilidade de vender ações do negócio, o que facilita na captação de recursos.

Muitas vezes, empresas começam como Ltda e depois são convertidas para S.A., visto que esse modelo é mais recomendado para organizações consolidadas e com forte crescimento.

Microempreendedor Individual (MEI)

O modelo de Microempreendedor Individual, conhecido também pela sigla MEI, é uma forma popular de CNPJ para e-commerce. Esse modelo só pode ser usado por quem atua individualmente ou com, no máximo, um funcionário.

Além disso, há uma limitação financeira: apenas empresas com rendimento anual inferior a R$81 mil podem fazer parte da categoria. Por isso, o MEI é recomendado para quem deseja começar, mas sabendo que, para crescer, deverá eventualmente converter seu negócio para outra categoria.

Atualmente, o MEI é a forma mais fácil de conseguir o CNPJ. O processo é feito online, diretamente pelo Portal do Empreendedor, e no fim é recebido o registro e um alvará provisório de 180 dias. Para conseguir um alvará definitivo, é necessário visitar a prefeitura do município.

Escolher o modelo de CNPJ para e-commerce é essencial para possuir garantias legais que protege e beneficia tanto o empresário quanto o cliente.

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