Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Como criar newsletter para e-commerce

Se existe uma forma de tornar seu e-commerce conhecido e fidelizar consumidores esta é o e-mail marketing. Já tratamos aqui sobre como ter o contato de seus consumidores deixou de ser um caminho para lotar as caixas de e-mails com ofertas de produto para ser uma forma de entregar conteúdo de valor. Criar newsletter para e-commerce é parte obrigatória para uma estratégia efetiva de e-mail marketing.

Newsletters são boletins periódicos enviados regularmente com o objetivo de manter vivo o nome de sua empresa na mente do cliente e indicar novidades, fornecer informações ou apontar caminhos. São normalmente formadas de conteúdos de interesse ao consumidor, como dicas sobre como utilizar determinado produto, notícias do mercado ou indicações de produtos em promoção, descontos e ofertas.

Por que criar uma newsletter para e-commerce

A newsletter dentro da estratégia de e-mail marketing do e-commerce captura novos leads, os fortalece para se tornarem compradores, se comunica com quem já comprou seu produto e o posiciona como expert no seu setor. Mas para isso é necessário entender como criar uma newsletter baseada em informações, e não em vendas, com conteúdos bons e variados.

O que inserir em uma newsletter

O principal é oferecer conteúdos de valor com qualidade e variedade. Entre esses conteúdos podem estar produtos e ofertas de desconto, mas o foco deve ser sempre em assuntos relevantes e bem pautados. Dar dicas ou apontar truques relacionados ao seu setor, apresentar links para artigos que seu público tem interesse, indicar tendências e notícias atuais do mercado são ótimas formas de conseguir leads e transformá-los em compradores interessados por sua marca. É importante ficar distante de tudo que possa parecer muito auto promocional.

Como criar uma newsletter

O primeiro passo é conhecer o seu público, saber se ele tem interesse em receber e-mails semanais e quais assuntos são relevantes para eles. Isso pode variar de acordo com cada grupo de pessoas, por isso é necessário segmentar os contatos de acordo os interesses e criar conteúdos diversificados para cada um deles. Conteúdos segmentados geram melhores taxas de retorno e, consequentemente, de vendas para o seu e-commerce.

Crie títulos e assuntos interessantes e chamativos. Utilize de recursos para gerar uma atenção imediata, entregue benefícios e ofertas de urgência. Além disso, invista em calls-to-action que direcionem a outras redes de relacionamento, conteúdos ou textos que irão aprofundar o assunto ou apresentar o seu produto de forma discreta. A linguagem de uma newsletter pode ser variada, mas é importante se relacionar de forma amigável e humana, sempre relembrando o cliente os motivos de ele estar recebendo o conteúdo.

Não só de texto vivem as newsletters. Dê atenção ao design para tornar seu conteúdo mais atrativo, leve e objetivo. Não utilize imagens muito poluídas e preze por uma formatação que deixe sua mensagem breve e clara. Adicione botões atrativos linkados a outras formas de contato, como blog ou redes sociais. Lembre-se que existem celulares e tablets, ou seja, tenha um design responsivo para a boa visualização de sua newsletter nestes formatos.

Se você irá oferecer um conteúdo periódico para seu público, tenha em mente aquilo que será importante para ele. O engajamento é uma das estatísticas mais importantes para o e-mail marketing, e ele só é possível a partir de boas ações que aproximem seus compradores da sua marca.

Quer saber se suas estratégias para e-commerce estão indo bem? Venha fazer uma consultoria gratuita com a gente!

cta consultoria gratuita

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce