Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Como enviar newsletter para e-commerce?

Tratamos no texto da semana passada sobre as formas de criar uma newsletter para manter sua marca presente na mente do público de forma positiva e com conteúdos de valor. Agora só falta definir quem irá receber suas newsletters e como elas serão enviadas. Vem com a gente que vamos te explicar como enviar newsletter para e-commerce.

As listas de contatos

De onde vem as listas de contatos para envio das newsletters para e-commerce? Em um e-commerce, a maioria dos contatos virão de e-mails de compradores, mas é importante ter outras ferramentas de captação. Estas podem ser um espaço para inscrição na home page do site, uma landing page atraente ou o cadastro em alguma promoção. Ofereça algo concreto e interessante no momento de assinar o e-mail para conseguir mais contatos, como um e-book, vídeo ou texto complementar. Principalmente, não compre listas de contatos prontas. Além de possuirem e-mails inválidos, elas não representam exatamente o seu público e são formadas por contatos que não aceitaram receber suas mensagens.

Lembre-se sempre de nunca enviar e-mails para contatos que não aceitaram receber suas mensagens e de disponibilizar um link para cancelar a inscrição. Em cada campo de assinatura, deve haver termos claros que expliquem que a partir do cadastro o usuário disponibiliza seu e-mail para envio de mensagens. É importante ainda lembrar de limpar periodicamente de sua lista de contatos e-mails desativados ou inválidos.

Segmente suas listas de contatos para o envio de newsletter para e-commerce. De acordo com localização geográfica, idade e interesses, selecione as listas de quem realmente irá se interessar por aquele conteúdo. Vamos dar um exemplo: se seu e-commerce for de itens para casa, mesa e banho, separe os e-mails em pessoas interessadas em itens para a decoração do quarto, outras interessadas por acessórios para banho e outras interessadas por utensílios de cozinha.

Mas como organizar o envio destes e-mails? Existem diversos serviços de e-mail marketing para envio de newsletter para e-commerce. A escolha por eles pode tornar a criação e o controle mais fácil, pois possuem ferramentas de customização e automatização simples, permitem análises e um monitoramento dos resultados. Entretanto, antes de optar por qualquer serviço, analise o tamanho de sua lista de contatos, o posicionamento da empresa e seus objetivos.

Cinco ferramentas que podem ser uma solução para você

Mailchimp

O Mailchimp é uma ferramenta de design simples e prático para criação de listas e envio de e-mails. O plano gratuito permite listas com até 2.000 assinantes e 12.000 envios de e-mails mensais. O serviço possui diversas funcionalidades como: integração com redes sociais, testes A\B, interface para criação de layout, gerenciamento e importação de listas de distribuição, envio em texto ou HTML. Além disso, é possível converter o feed RSS do seu blog ou site em um boletim informativo. Outras características incluem respostas automáticas, ferramentas de segmentação para atingir o seu público-alvo, a integração do Google Analytics, filtro de spam, entre outros.

Mail2Easy PRO

O Mail2Easy PRO é uma ferramenta de e-mail marketing da Dinamize, empresa que oferece soluções de e-mail marketing e social media marketing. Entre suas características estão: editor drag and drop, segmentação por filtros, organização por marcadores, automação de campanhas, teste A\B com até 6 versões, agenda recorrente, relatórios completos, integração com redes sociais e CRMs. A ferramenta é paga, mas é possível fazer uma conta teste com capacidade de envio para 100 contatos, proposta comercial com planos e valores disponíveis, atendimento exclusivo por meio de um gerente de contas, material didático e suporte gratuito.

Aweber

Esta ferramenta é líder de mercado na distribuição de boletins informativos e gestão de listas. Com ela você pode segmentar sua lista por nichos, grupo de leitores e personalizar cada e-mail com informações pessoais. Você também pode enviar a newsletter para si mesmo antes de enviar para a lista inteira. A inscrição permite 30 dias de teste grátis, mas é uma ferramenta paga com planos diferenciados. O monitoramento mostra quem abriu o e-mail, quando e quantas pessoas clicaram nos links que você tem em sua newsletter. É possível importar suas listas de discussão automaticamente ou manualmente. Outras características incluem: AWeber autoresponders, conversão de RSS para e-mail, modelos pré-fabricados, integração do carrinho de compras, entre outras.

Constant Contact

A Constant Contact permite que você gerencie vários grupos de usuários e personalize o seu boletim de notícias, teste o seu e-mail para garantir que suas mensagens não serão tratadas como spam, utilize um painel de controle online para saber quem abriu seu e-mail, quando e quantas pessoas clicaram em seus links, entre outros. A inscrição oferece 60 dias grátis e a ferramenta é paga. Também é possível importar suas listas de discussão existentes manualmente ou automaticamente, personalizar o formulário em seu site, realizar pesquisas online, utilizar modelos pré-fabricados, personal training e de apoio uma API personalizável.

Campaign Monitor

Esta ferramenta possui as mesmas funcionalidades das anteriores. A partir dela é possível distribuir boletins informativos e gerenciar listas de endereços, segmentar seus assinantes e personalizar suas mensagens usando o nome do assinante ou empresa, fazer testes de envio, monitorar o desempenho do seu boletim informativo para descobrir quem abriu seu e-mail, quando e quantas pessoas clicaram em seus links. Além disso, também é possível importar suas listas de endereços automaticamente ou manualmente.

A união de boas práticas de criação e envio de newsletter é o que você precisa para atrair mais compradores e encantar o seu público.

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (85% score) - 1 vote

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce