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Compra online com retirada na loja: por que oferecer essa opção?

Compra online com retirada na loja tem sido uma opção cada vez mais utilizada pelos consumidores. Os varejistas, já percebendo esse novo comportamento, começaram a implementar o serviço nas lojas online.

O click and collect é uma realidade para muitos setores, como supermercadista, farmacêutico, petshop, casa e decoração e varejo de moda. A tendência é que mais e mais e-commerces passem a oferecer essa opção aos clientes.

Quer saber mais como funciona esse tipo de logística e por que você deveria oferecê-la na sua loja? Continue a leitura!

A tendência do click and collect

Comprar online e retirar na loja é considerado o aspecto mais valioso da experiência de compra para quatro em cada dez consumidores, mostra um relatório de 2019 do iVend Retail.

Em 2018, 81,4% dos usuários de internet no mundo disseram que utilizaram o click and collect – um índice 30 pontos percentuais mais alto do que no ano anterior.

Mas o que está por trás dessa tendência? A mesma pesquisa aponta pelo menos três motivos: economia com o frete, satisfação e segurança em pegar os itens pessoalmente e a urgência em ter acesso ao produto.

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Evitar o pagamento do frete é a principal razão para comprar pelo site e retirar na loja.

Especialistas em e-commerce dizem que essa modalidade tem sido uma aceleradora essencial das transações de comércio eletrônico nos últimos dois anos, pois preenche uma necessidade: a do atendimento flexível.

O click and collect caracteriza-se como a evolução natural do e-commerce para os consumidores que gostam da comodidade de comprar online (24/7 e sem sair de casa), mas que desejam gratificação imediata (receber o produto em poucas horas ou em alguns dias).

Por que implementar

Se você deseja implementar o sistema no seu e-commerce, precisará de um grande teste. Você pode seguir o exemplo da gigante varejista de moda nos Estados Unidos, a Nordstrom. A empresa fez uma ação online e concedeu um desconto de US$ 10 para compras futuras que fossem realizadas com retirada na loja.

Atualmente, o e-commerce oferece, além da retirada em loja, o serviço de entrega do produto diretamente no carro do cliente em um ponto pré-determinado (conhecido como curbside pickup).

Além de atender a uma demanda do consumidor, implantar o serviço de retirada em loja é capaz de resolver problemas com entrega, troca e devolução de mercadorias – que estão entre as grandes reclamações de quem compra pela internet.

Hoje, as redes de supermercados estão entre as mais atentas a esse novo comportamento dos clientes e expandindo as opções de entrega, assim como drogarias e grandes players do varejo, como Magazine Luiza e Ponto Frio. Algumas empresas conseguem disponibilizar o produto em até 1 hora.

Caso você queira disponibilizar este novo serviço aos clientes, avise-os de todas as formas possíveis. Espalhe a novidade no blog, em newsletters, banners no site e na mídia paga. Faça um passo a passo em infográfico ou vídeo explicando o funcionamento do sistema e suas vantagens.

Depois do período de testes, analise o número total de pedidos e as formas de entrega contratadas.

Como oferecer

Se você não tem loja física, pode oferecer o serviço na modalidade pick up point, que consiste em pontos de retirada sem vínculo com o e-commerce, um armário de coleta (utilizado pela Amazon), retirada em parceiros de negócios ou ainda entrega diretamente no porta-malas do carro em um local combinado. Com loja física, é ainda mais simples, basta uma central de atendimento.

Os Correios disponibilizam para e-commerces o Clique e Retire, em que o cliente escolhe uma agência para pegar a encomenda.

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Cliente estaciona o carro na vaga reservada e vai até a loja receber a encomenda.

A forma como acontece a retirada na loja vai impactar positivamente ou negativamente na experiência do usuário. Uma pesquisa do IHL Group com 300 clientes ocultos em 10 lojas nos Estados Unidos fez várias descobertas importantes para os varejistas, veja quais foram:

Sinalização

É importante que o local de coleta seja identificado adequadamente com placas. Uma boa sinalização reduz em 50% o tempo de retirada do produto, além de aumentar a probabilidade de o cliente usar o serviço novamente e recomendá-lo a amigos.

Atendimento

Tenha um funcionário comprometido para atender os clientes na central de entrega. A pesquisa mostrou que uma recepção amigável melhora em 23% a satisfação com o serviço. Também é fundamental que os clientes recebam o produto rapidamente.

Notificações

Notifique o consumidor sempre que o produto estiver disponível para retirada e procure reduzir o tempo entre a compra e a entrega. Alguns clientes da pesquisa tiveram uma experiência negativa, pois receberam avisos de que o produto estava pronto, mas, ao chegar no local, não havia como pegá-lo. Seja transparente e cada vez mais ágil.

As operações de um e-commerce estão em constante desenvolvimento. Atenda as expectativas do consumidor e acompanhe mudanças de comportamento para sempre oferecer uma experiência de compra gratificante.

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