Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Correios ou transportadora: qual é a melhor opção no e-commerce?

Um fator importante para oferecer uma boa experiência de compra para clientes de e-commerce é garantir uma entrega rápida, eficiente, transparente e econômica. Com o constante crescimento anual de vendas por canais virtuais, prestadoras de serviço de logística e a própria estatal Correios crescem.

A escolha entre as duas principais opções de logística para e-commerce deve ser feita com muita cautela e estudos, afinal, vai influenciar diretamente na opinião do consumidor sobre a loja.

No post de hoje, apresentamos as principais diferenças entre as duas modalidades de entrega e qual pode ser mais interessante para donos de e-commerces. Confira!

Correios para e-commerce

A grande maioria dos brasileiros conhece e já usou algum tipo de serviço do Correios. A estatal conta com serviços exclusivos para empresas, com taxas mais baixas, logística reversa e ferramentas gratuitas.

Uma das grandes vantagens dos Correios está na sua área de abrangência: a estatal atende todos os municípios brasileiros. Além disso, a escolha da empresa dá credibilidade, já que o serviço é mais conhecido do que qualquer transportadora privada, e clientes não habituados com compras online podem se sentir mais seguros.

correios ou transportadora - vantagens do correios

Com origem em 1663, o Correios oferece serviços de logística exclusivos para empresas. Foto: Reprodução/Bruno Coitinho Araújo.

Para estimular a escolha, o Correios oferece uma espécie de contrato com e-commerces e outros negócios chamado Cartão Correios Fácil. Com ele, as empresas podem realizar envios e utilizar outros serviços de logística da estatal com descontos e a possibilidade de pagá-los a prazo.

Mesmo com tantos pontos positivos, escolher a opção pode gerar algumas desvantagens. A estatal conta com restrições de volumes e tamanhos, sendo de 200cm a soma máxima de largura, altura e comprimento. O peso máximo do serviço SEDEX e o PAC interestadual é de 30kg. Dentro do mesmo estado, o máximo sobe para 50kg.

É necessário, também, levar em conta que greves podem gerar atrasos nas encomendas. Quando isso acontece, o mais recomendado é explicar de forma transparente a situação para o cliente, reforçando que, assim que o serviço for normalizado, o processo de entrega será retomado.

Comunicado da ELGScreen, cliente da Nação Digital especializado em hardware para notebooks, sobre a possibilidade de atraso.

Transportadoras para e-commerce

Com o boom das compras online no Brasil, transportadoras tiveram que se reinventar para suprir a demanda. Uma das maiores vantagens na escolha de transportadoras é que, em sua grande maioria, são especializadas e apenas fazem entregas comerciais. Isso faz com que a qualidade do sistema seja satisfatória.

correios ou transportadora - vantagens da transportadora

Além do surgimento de novas empresas, as transportadoras já consolidadas se renovaram para atender a nova demanda.

Outro ponto positivo é a possibilidade de negociar com diversas transportadoras, de acordo com a região que a loja virtual atua. Dessa forma, o e-commerce consegue encontrar soluções que sejam financeiramente vantajosas tanto para o cliente quanto para o sistema.

Afinal, qual é melhor?

A escolha entre Correios ou transportadoras depende do porte do negócio, volume de entregas e região de atuação. Confira uma tabela comparativa:

Correios Transportadoras
Atende em todos os municípios brasileiros Varia de acordo com transportadora
Serviço de rastreamento Nem todas oferecem rastreamento
Restrições de tamanho e volume Política mais flexível para tamanhos e volumes
Não entrega em áreas de risco Entrega em todas as localidades atendidas
Mais vantajoso para objetos pequenos Mais vantajoso para produtos grandes
Preços fixos Possibilidade de negociar de acordo com a quantidade de entregas
Maior probabilidade de greves Baixa probabilidade de greves
Pagamento de bonificação crescente de acordo com o atraso da entrega Bonificação por atraso depende totalmente da política da empresa

Ter um bom serviço de logística é essencial para qualquer e-commerce que deseja prosperar. Deseja receber uma avaliação gratuita do seu negócio? Clique no banner e agende com os nossos especialistas!

Esse conteúdo foi útil?
4.75 avg. rating (92% score) - 4 votes

Quer aumentar o seu ROI?

Contrate a melhor agência de Inbound Commerce do Brasil

Contrate agora

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inbound Commerce – O Maior Blog de Inbound para E-commerce